CI&DEI - Livro, como autor ou coautor
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Browsing CI&DEI - Livro, como autor ou coautor by Author "Felizardo, Sara"
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- Estudo de Impacto do Projeto Centro de Apoio à Vida Independente da Associação de Paralisia Cerebral de ViseuPublication . Felizardo, SaraEste relatório apresenta os resultados do Estudo de Impacto do Projeto Centro de Apoio à Vida Independente (CAVI), da Associação de Paralisia Cerebral de Viseu (APCV). O documento integra todo o processo de recolha, tratamento e análise de dados que decorreu em maio de 2023. Foi elaborado um primeiro documento matriz do estudo realizado e relatório preliminar, tendo sido sujeito a contributos de interlocutores chave da resposta social. Neste estudo, definimos como objetivo geral avaliar o impacto do Projeto CAVI junto de Destinatários/as, Assistentes Pessoais e equipa técnica, tendo em consideração a diversidade de contextos e a tipologia de suportes e cuidados prestados. Enquadrados no objetivo geral, foram formulados os seguintes objetivos específicos: i) analisar as perceções dos participantes sobre deficiência/incapacidade e vida independente; ii) conhecer as motivações e expetativas dos participantes face ao projeto; iii) analisar as perceções de assistência pessoal e do funcionamento do projeto CAVI; iv) compreender as dinâmicas de relação e suporte entre Destinatários/as, Assistentes Pessoais e corpo técnico; v) analisar os efeitos da participação no projeto em indicadores pessoais, relacionais e contextuais (autodeterminação, bem-estar e suporte social); vi) compreender o impacto do projeto CAVI nos participantes; vii) formular recomendações para o futuro, tendo em consideração a triangulação da informação. Na fase inicial do estudo, foi construído um protocolo de investigação onde foram delineadas as principais fases do processo e respetivos procedimentos, bem como a preparação dos instrumentos de recolha de dados (análise documental, entrevistas, questionários e escalas de avaliação de dimensões pessoais e relacionais). A pesquisa enquadra-se no âmbito do estudo de impacto solicitado pela APCV ao Instituto Politécnico de Viseu, tendo sido formuladas questões orientadoras, a saber: Qual o impacto deste projeto na promoção de vida independente dos/as Destinatários? Como é que os Destinatários/as e Assistentes Pessoais percecionam o referencial de vida independente em pessoas com deficiência ou incapacidade e a assistência pessoal? Como é que os/as Assistentes Pessoais percecionam o projeto CAVI e a operacionalização dos serviços de assistência pessoal? Quais os efeitos do projeto na vida dos/as Destinatários/as e na rede informal de proximidade? Quais as perspetivas de futuro dos envolvidos quanto ao projeto-piloto, o que deve melhorar e potenciais impactos ao nível da política nacional no que concerne às linhas orientadoras de operacionalização do referencial de vida independente e da assistência pessoal? Estas foram algumas questões iniciais que despoletaram e direcionaram o presente estudo sobre o impacto do CAVI da APCV de Viseu. O objetivo do estudo, concretizado neste relatório, consiste em fazer uma análise com os interlocutores chave do projeto-piloto sobre aspetos de conceção e operacionalização, culminando com a triangulação dos contributos e a sistematização de um conjunto de recomendações para melhorar os serviços dos CAVI e de assistência pessoal, perspetivando-se alterações sistémicas, desde a dimensão de conceptualização, organização e funcionamento, (in)formação e (re)conhecimento da assistência pessoal, à dimensão relacional e de efetivação do suporte social. Com este relatório, procuramos responder cabalmente às questões e objetivos traçados, dando igualmente conta do processo e procedimentos encetados, enquadrados pela(s) trajetória(s) trilhada(s) por este CAVI da APCV de Viseu.
- Livro de Atas: Olhares sobre a Educação 7Publication . Rocha, João; Menezes, Luis; Rego, Belmiro; Pacheco Figueiredo, Maria; Ribeiro, António Augusto Gaspar; Silva, Ana Isabel; Felizardo, Sara; Cardoso, Ana PaulaO encontro “Olhares sobre a Educação”, promovido, desde há sete anos, pela Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV), tem vindo a afirmar-se como um fórum de participação e discussão sobre educação, a partir de diversos pontos de vista que são providenciados pelos cursos de formação, graduada e pós-graduada, que a instituição ministra. Esta afirmação tem sido marcada por diversos aspetos, como sejam: i) o alargamento de pontos de vista, trazidos por participantes de um crescente número de cursos envolvidos; ii) o aprofundamento da reflexão sobre diversas questões educativas, suportadas por análises mais poderosas, conceptualmente e metodologicamente; e iii) a diversificação dos formatos de apresentação e discussão de resultados, congregando espaços de conferência, póster, Workshop e painel. O livro de um congresso, seja ele de resumos ou de atas, constitui um artefacto onde se fixam memórias das discussões havidas e se sistematizam as principais conclusões. Este livro de atas procura cumprir esse objetivo de fixar no tempo o “Olhares sobre a Educação 7”, assumindo que o que se apresenta é, simplesmente, uma amostra do que foi discutido.