Repository logo
 

CI&DEI - Livro, como autor ou coautor

Permanent URI for this collection

Browse

Recent Submissions

Now showing 1 - 10 of 11
  • Estudo de Impacto do Projeto Centro de Apoio à Vida Independente da Associação de Paralisia Cerebral de Viseu
    Publication . Felizardo, Sara
    Este relatório apresenta os resultados do Estudo de Impacto do Projeto Centro de Apoio à Vida Independente (CAVI), da Associação de Paralisia Cerebral de Viseu (APCV). O documento integra todo o processo de recolha, tratamento e análise de dados que decorreu em maio de 2023. Foi elaborado um primeiro documento matriz do estudo realizado e relatório preliminar, tendo sido sujeito a contributos de interlocutores chave da resposta social. Neste estudo, definimos como objetivo geral avaliar o impacto do Projeto CAVI junto de Destinatários/as, Assistentes Pessoais e equipa técnica, tendo em consideração a diversidade de contextos e a tipologia de suportes e cuidados prestados. Enquadrados no objetivo geral, foram formulados os seguintes objetivos específicos: i) analisar as perceções dos participantes sobre deficiência/incapacidade e vida independente; ii) conhecer as motivações e expetativas dos participantes face ao projeto; iii) analisar as perceções de assistência pessoal e do funcionamento do projeto CAVI; iv) compreender as dinâmicas de relação e suporte entre Destinatários/as, Assistentes Pessoais e corpo técnico; v) analisar os efeitos da participação no projeto em indicadores pessoais, relacionais e contextuais (autodeterminação, bem-estar e suporte social); vi) compreender o impacto do projeto CAVI nos participantes; vii) formular recomendações para o futuro, tendo em consideração a triangulação da informação. Na fase inicial do estudo, foi construído um protocolo de investigação onde foram delineadas as principais fases do processo e respetivos procedimentos, bem como a preparação dos instrumentos de recolha de dados (análise documental, entrevistas, questionários e escalas de avaliação de dimensões pessoais e relacionais). A pesquisa enquadra-se no âmbito do estudo de impacto solicitado pela APCV ao Instituto Politécnico de Viseu, tendo sido formuladas questões orientadoras, a saber: Qual o impacto deste projeto na promoção de vida independente dos/as Destinatários? Como é que os Destinatários/as e Assistentes Pessoais percecionam o referencial de vida independente em pessoas com deficiência ou incapacidade e a assistência pessoal? Como é que os/as Assistentes Pessoais percecionam o projeto CAVI e a operacionalização dos serviços de assistência pessoal? Quais os efeitos do projeto na vida dos/as Destinatários/as e na rede informal de proximidade? Quais as perspetivas de futuro dos envolvidos quanto ao projeto-piloto, o que deve melhorar e potenciais impactos ao nível da política nacional no que concerne às linhas orientadoras de operacionalização do referencial de vida independente e da assistência pessoal? Estas foram algumas questões iniciais que despoletaram e direcionaram o presente estudo sobre o impacto do CAVI da APCV de Viseu. O objetivo do estudo, concretizado neste relatório, consiste em fazer uma análise com os interlocutores chave do projeto-piloto sobre aspetos de conceção e operacionalização, culminando com a triangulação dos contributos e a sistematização de um conjunto de recomendações para melhorar os serviços dos CAVI e de assistência pessoal, perspetivando-se alterações sistémicas, desde a dimensão de conceptualização, organização e funcionamento, (in)formação e (re)conhecimento da assistência pessoal, à dimensão relacional e de efetivação do suporte social. Com este relatório, procuramos responder cabalmente às questões e objetivos traçados, dando igualmente conta do processo e procedimentos encetados, enquadrados pela(s) trajetória(s) trilhada(s) por este CAVI da APCV de Viseu.
  • Histórias... com Matemática IV
    Publication . Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos; martins, ana patrícia; Ribeiro, António Augusto Gaspar; Menezes, Luís; Amador, Constança
    Escrever sobre Matemática pode assumir diversas formas. Uma das mais interessantes é construir histórias que mobilizem, de forma direta ou indireta, conceitos matemáticos. Na escrita destas histórias, os autores fazem uso do seu conhecimento matemático para criarem contextos imaginativos nos quais as personagens realizam ações compreensíveis à luz desse conhecimento. A escrita das histórias tem valor educativo, contribuindo para desenvolver a criatividade, ao mesmo tempo que desenvolve a capacidade de comunicação escrita e o aprofundamento de conceitos matemáticos. Cientes disso, a Área Disciplinar de Matemática da Escola Superior de Educação de Viseu realiza, desde 2007, o concurso literário “Histórias… com Matemática”. Algumas dessas histórias foram selecionadas e, juntamente com histórias de autores convidados, deram origem a três publicações: Histórias… com Matemática I, II e III. O livro que agora se apresenta é o quarto volume desta coleção, contando com seis histórias provenientes deste concurso (apresentadas entre 2011 e 2020) e de duas histórias escritas por dois trios de professores da ESEV convidados, das Áreas Disciplinares de Matemática e de Português. Neste quarto volume, à semelhança dos anteriores, a ilustração das histórias e toda a edição do livro esteve a cargo dos estudantes da ESEV. Desta vez, o trabalho foi realizado no âmbito de uma unidade curricular de Técnica e Tecnologias Artísticas, do Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico. Com este livro, esperamos contribuir para a criação de momentos prazerosos de leitura em torno de ideias Matemáticas.
  • Humour to learn Mathematics: mathematical tasks to laugh and learn
    Publication . Menezes, Luís; Flores, Pablo; Viseu, Floriano; Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos; Ribeiro, António Augusto Gaspar; martins, ana patrícia; Guitart, Mónica
    Good mood and wellbeing make work and learning much easier. And this is what humour is really all about, to make people feel well and to make them laugh. Humour will minimise stressful situations and facilitate communication. Among the different forms of humour, graphic humour, based on comic strips and cartoons, is constantly present in magazines, newspapers and on the internet. In the HUMAT: Humour in Mathematics teaching project, we have created a set of mathematical tasks based on different graphic humour situations created by different authors that are available on the internet and in magazines and focus on several mathematical contents which are to be taught over the different school years. This book is therefore made for students and its aim is to support the learning of Mathematics, both in the classroom and outside the classroom, always relying on humour and good mood.
  • Em busca da excelência no desporto adaptado: um estudo de caso
    Publication . Celestino, Tadeu; Pereira, Antonino
    The adapted sport has gradually to take its place in cultural sports practices of society. Underlying this recognition are the achievement of excellence systematically perpetuated by disabled athletes at major sporting events such as the Paralympic Games, granting them social recognition and inclusion. However, the understanding of excellence in this context is still very incipient. Thus, the objective of this study was to identify the factors that underlie the excellence in the adapted sport, starting from the analysis of the life course of Mário Trindade Paralympic athlete. This study was developed under the paradigm of the "Life Stories" methodology. Data were collected through a semi-structured interview. We used the technique of content analysis with the software Nvivo 11. Thus, results analysis allows us to conclude that the excellence of this athlete is based on a set of factors, which by their primary action in the performance of excellence, are associated with deliberate practice, diversification of practice, free practice and psychological factors On the other hand, by its secondary modeling action in the performance of excellence, we identify the socio-cultural constraints and the significant people as important modelers of excellence.
  • Humor para aprender Matemática - Tareas matemáticas para reír y aprender
    Publication . Menezes, Luís; Flores, Pablo; Viseu, Floriano; Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos; Ribeiro, António Augusto Gaspar; martins, ana patrícia; Guitart, Mónica
    Una buena disposición y bienestar facilitan el trabajo y el aprendizaje. El humor tiene esa particularidad, la de bien disponer y hacer reir a las personas, aliviando situaciones de estres y facilitando la comunicación. De entre las diversas formas de humor, el humor gráfico, basado en tiras y cartoons, tiene amplia difusión en revistas, en diarios y en internet. En el proyecto HUMAT: Humor en la enseñanza de la Matemática elaboramos um conjunto de tareas matemáticas basadas en diversas situaciones de humor gráfico que están disponibles en internet y en revistas, de diversos autores y que inciden sobre varios contenidos matemáticos, que se trabajan en diversos cursos escolares. Este es, por tanto, un libro destinado a los alumnos, teniendo como objetivo apoyar el aprendizaje de la Matemática, tanto en el aula escolar como en casa, de una forma bien dispuesta. En todas las tareas de este libro, presentamos una historieta o un cartoon y planeamos, a propósito de ella, un conjunto de cuestiones que estimulam el pensamento matemático de los alumnos, al mismo tiempo que, esperamos, despierten momentos de buena disposición. En todas las tareas, la primera cuestión pretende llevar a los alumnos a describir la situación y a apreciar el humor en la misma. Para facilitar la respuesta a esta cuestión, proponemos el siguiente guión, basado en cuatro puntos: - Ambiente (¿en qué contexto/escenario ocurren los acontecimientos? ¿Cuáles son los elementos del dibujo que nos hacen identificar este escenario?); - Sujetos (¿quién son los personages? ¿qué sabes sobre ellos? ¿qué características tienen?); - Acción (¿qué sucede?); - Choque de expectativas/final inesperado (¿qué es lo que causa humor? ¿cuál es la circunstancia que hace que la situación sea graciosa?). Estas tareas se dirigiren a diferentes edades y cursos escolares y tratan diversos contenidos matemáticos, tienen también distinto tiempo estimado de resolución. Algunas son cortas y otras más largas. En todos los casos, esperamos que de ellas se realice un texto escrito. Se pueden realizar individualmente o en grupo, después pueden ser compartidas y discutidas las resoluciones aportadas. El proyecto HUMAT tiene un dominio al que se pueden enviar las resoluciones, tanto las realizadas en clases escolares como las que se hagan fuera de ellas.
  • Humor para aprender Matemática: Tarefas matemáticas para rir e aprender
    Publication . Menezes, Luís; Flores, Pablo; Viseu, Floriano; Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos; Ribeiro, António Augusto Gaspar; martins, ana patrícia
    A boa disposição e o bem-estar facilitam o trabalho e a aprendizagem. O humor tem essa particularidade, de bem-dispor e fazer rir as pessoas, aliviando situações de stress e facilitando a comunicação. De entre as diversas formas de humor, o humor gráfico, baseado em tiras e cartoons, tem larga difusão em revistas, nos jornais e na internet. No projeto HUMAT: Humor no ensino da Matemática criámos um conjunto de tarefas matemáticas baseadas em diversas situações de humor gráfico que estão disponíveis na internet e em revistas, de diversos autores, e que incidem sobre vários conteúdos matemáticos, que são trabalhados em diversos anos de escolaridade. Este é, portanto, um livro destinado a alunos, tendo como objetivo apoiar a aprendizagem da Matemática, tanto em contextos de sala de aula como extra sala de aula, de uma forma bem-disposta. Em todas as tarefas deste livro, apresentamos uma tira ou um cartoon e colocamos, a propósito dela, um conjunto de questões que estimulam o pensamento matemático dos alunos, ao mesmo tempo que, esperamos, despertem momentos de boa disposição. Em todas as tarefas, a questão inicial procura levar os alunos a descrever a situação e a apreciar o humor nela presente. Para apoiar a resposta a esta questão, propomos o seguinte roteiro, focado em quatro pontos: Ambiente (em que contexto/cenário ocorrem os eventos? quais são os elementos do desenho que nos fazem identificar esse cenário?); Sujeitos (quem são os personagens? o que se sabe sobre eles? o que representam?); Ação (o que acontece?); Choque de expectativas/final inesperado (o que causa humor? qual é a circunstância que torna a situação engraçada?). Para além das tarefas se dirigirem a diferentes anos de escolaridade e de versarem conteúdos matemáticos diversos, têm também uma duração estimada diferenciada. Algumas são curtas, outras são mais longas. Em todos os casos, esperamos que delas resulte um texto escrito. Podendo ser realizadas individualmente ou em grupo, podem depois ser partilhadas e discutidas as suas resoluções. O projeto HUMAT tem um site onde se podem partilhar as resoluções produzidas em sala de aula ou fora dela.
  • Desporto, Desenvolvimento e Bem Estar - Fórum politécnicos #4
    Publication . Rodrigues, José; Figueiredo, Abel; Murta, Luís; Bezerra, Pedro; Damásio, Sérgio; Figueiredo, Teresa; Fonseca, Teresa
    Livro das comunicações do Fórum da REDESPP.
  • Humor in mathematics teaching: tasks for the classroom
    Publication . Menezes, Luís; Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos; Ribeiro, António Augusto Gaspar; martins, ana patrícia; Flores, Pablo; Viseu, Floriano; Oliveira, Ana Maria; Matos, Isabel Aires de; Balula, João Paulo; Delplancq, Véronique
    This book, Humour in Mathematics Teaching: tasks for the classroom, is a corollary of HUMAT Research Project (Humour in Mathematics Teaching), developed by the Higher School of Education of Viseu (Portugal), in partnership with the University of Minho (Portugal), the University of Granada (Spain) and the University of Mendoza (Argentina), with the support of the Polytechnic Institute of Viseu (Portugal) and of the CI&DETS. The project rests upon two fundamental assumptions. On the one hand, it assumes that humour plays a crucial role in creating a learning environment that can boost the students’ motivation and encourage them to learn mathematics. On the other hand, it assumes that the understanding of humour and the learning of Mathematics are two activities that require a good reasoning capacity. It also recognises that the inquiry-based mathematics teaching, grounded on the work of the students leading to the completion of challenging mathematical tasks, provides a high potential for learning. All those considerations led to the birth of this book that offers mathematical tasks with a humorous twist and whose main goal is to fulfil these two functions: to persuade students to learn and make them think about humorous situations that involve mathematical concepts. To achieve this goal, the book is organised into two sections. The first is devoted to a brief introduction to the concept of humour and the other concepts that are associated to it approaches the concept initially in a broader sense, then focusing on the teaching of Mathematics. The largest section of the book, the second, is devoted to the presentation of mathematical tasks that are based on panels or comic strips involving humorous and witty content.
  • Livro de Atas: Olhares sobre a Educação 7
    Publication . Rocha, João; Menezes, Luis; Rego, Belmiro; Pacheco Figueiredo, Maria; Ribeiro, António Augusto Gaspar; Silva, Ana Isabel; Felizardo, Sara; Cardoso, Ana Paula
    O encontro “Olhares sobre a Educação”, promovido, desde há sete anos, pela Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV), tem vindo a afirmar-se como um fórum de participação e discussão sobre educação, a partir de diversos pontos de vista que são providenciados pelos cursos de formação, graduada e pós-graduada, que a instituição ministra. Esta afirmação tem sido marcada por diversos aspetos, como sejam: i) o alargamento de pontos de vista, trazidos por participantes de um crescente número de cursos envolvidos; ii) o aprofundamento da reflexão sobre diversas questões educativas, suportadas por análises mais poderosas, conceptualmente e metodologicamente; e iii) a diversificação dos formatos de apresentação e discussão de resultados, congregando espaços de conferência, póster, Workshop e painel. O livro de um congresso, seja ele de resumos ou de atas, constitui um artefacto onde se fixam memórias das discussões havidas e se sistematizam as principais conclusões. Este livro de atas procura cumprir esse objetivo de fixar no tempo o “Olhares sobre a Educação 7”, assumindo que o que se apresenta é, simplesmente, uma amostra do que foi discutido.