ESTGL - DGAT - Capítulo em obra nacional, como autor
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Browsing ESTGL - DGAT - Capítulo em obra nacional, como autor by Author "Fernandes, Didiana"
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- A imagem turística do Alto Douro Vinhateiro – os guias de viagem na 1.ª metade do século XIXPublication . Fernandes, Didiana; Vieira, Isabel; Rodrigues, Ana PaulaNeste artigo abordamos o tema da representação do «Paiz Vinhateiro» do Alto Douro português, na primeira metade do século XIX, através dos guias de viagem estrangeiros. A pesquisa inscreve-se no campo da experiência de viagem proposta aos viajantes, as motivações, as formas possíveis de se deslocar para e pela região, de permanecer nos lugares, o compor a paisagem. Através de análise documental, examinamos a produção informativa constante nos guias de viagem da época e ilustramos o processo dinâmico de figuração cultural da região. Os resultados indicam que as variadas formas de representação dos povos e espaços/lugares no mundo e como estão documentadas e relatadas ao longo dos séculos, têm imenso impacto na configuração de como os turistas as imaginam e perspetivam. A imagem dos lugares, um fator fundamental na sua promoção, condiciona os discursos turísticos. Assim, aproximamos estas leituras do passado com a leitura presente, com a produção discursiva e com as opções promocionais atuais no sentido de perceber se, na contemporaneidade, o processo de afirmação da imagem turística do Alto Douro tem mantido a sua identidade.
- Multidisciplinaridade e metodologias pró-ativas no ensino do turismoPublication . Fernandes, Didiana; Vieira, Isabel; Rodrigues, Ana PaulaAs mudanças nos objetivos e características do ensino que vêm com a criação de um modelo pedagógico que o aluno tem consigo os meios necessários para ser sujeito da sua formação (Escola Nova) criaram um novo paradigma no ensino, que a declaração de Bolonha veio enfatizar, chamando a atenção para a importância do desenvolvimento de competências, bem como para o papel que o ensino pode desempenhar no desenvolvimento sustentável de um país, dentre outros fatores. Este modelo provocou uma redefinição do papel dos professores e dos alunos. Como resposta a este desafio, um grupo de docentes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego (ESTGL), decidiu desenvolver um projeto pedagógico no âmbito da licenciatura em turismo que fosse ao encontro do processo de Bolonha e, para o efeito, foram envolvidos docentes, discentes e stakeholders. Trata-se de um trabalho multidisciplinar que utiliza uma metodologia de desenvolvimento de trabalhos e de acções interdisciplinares centradas na rentabilização de sinergias entre as necessidades e as ofertas de formação em turismo. Passados sete anos da implementação do projeto os resultados são muito animadores, quer pelo impacto positivo que tiveram na área de atuação e junto dos grupos interessados, quer pela significativa melhoria que proporcionaram no conhecimento, desenvolvimento das competências, resultados obtidos na avaliação e inserção dos discentes na vida ativa.
- Turismo religioso e desenvolvimento local: uma análise empírica das perspetivas de diversos stakeholdersPublication . Rodrigues, Ana; Ferreira, Luciano; Vieira, Isabel; Fernandes, DidianaEste trabalho tem como objetivo compreender as visões de diversos stakeholders acerca do relacionamento entre a religião e o turismo na cidade de Lamego. Ou seja, procurar saber o que pensam sobre o potencial do turismo religioso (TR) para o desenvolvimento desta cidade histórica. Utilizamos uma abordagem qualitativa, através de entrevistas em profundidade a 19 agentes locais, sendo feita a análise de conteúdo das entrevistas com o programa NVivo 11.0. Concluimos que, na opinião dos entrevistados, a cidade de Lamego tem potencial (patrimonial/histórico/cultural; social/económico) para se tornar um destino do TR e reconhecem a importância do contributo do TR para a economia local, com especial incidência para a hotelaria, restauração e comércio. Os entrevistados realçam a importância dos stakeholders e sua colaboração para a promoção e desenvolvimento do TR em Lamego, mas consideram haver muito trabalho a desenvolver, ao nível de programação e comunicação.