ESSV - UESPFC - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)
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Browsing ESSV - UESPFC - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri) by Author "Almeida, Cristina Maria Abrantes"
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- Insónia, depressão e qualidade de vida em professoresPublication . Almeida, Cristina Maria Abrantes; Pereira, Carlos Manuel Figueiredo, orient.; Duarte, João Carvalho, co-orient.Introdução: Os requisitos profissionais podem interferir com as atividades sociais, psicológicas e físicas, as quais podem condicionar a qualidade de vida. O objetivo deste estudo foi analisar os determinantes da saúde relacionados com a qualidade de vida (QVRS) numa amostra de professores portugueses do ensino básico e secundário. Métodos: Num estudo transversal foram avaliados uma amostra de professores do ensino básico e secundário de dezassete agrupamentos/escolas públicas selecionadas aleatoriamente do distrito de Aveiro e Viseu, Portugal. Recorreu-se a um questionário autoaplicado para avaliar as variáveis sociais e demográficas, a insónia (critérios da DSM-IV), a depressão (BDI) e para avaliar a QVRS recorreu-se ao formulário SF-12, agrupado em dimensões físicas e mentais (maior pontuação melhor qualidade de vida). A amostra final era composta por 604 professores do ensino básico (443 do sexo feminino, 73,3%), idade = 43,7 ± 7,6 anos. Foi utilizado o teste do qui-quadrado para comparar proporções e Kruskal Wallis para comparar as variáveis contínuas. Resultados: As pontuações totais de qualidade de vida foram associados com o género (34,7±2,7 vs. 33,3±3,6, p<0,001), registando-se valores inferiores no sexo feminino, traduzindo melhor qualidade de vida comparativamente ao sexo masculino. Os determinantes da qualidade de vida foram associados às variáveis género (superiores no género masculino, 34,7±2,7 vs. 33,3±3,6, p<0,01), idade (<30 anos=36,2±3,0; 30-35 anos=33,9±3,0; 35-40 anos=33,7±2,9; 40-45 anos=33,8±3,5; 45-50 anos=33,5±3,9 e ≥50 anos=33,4±3,5, p=0,03), habilitações literárias (bacharelato=32,6±3,7, licenciatura=33,6±3,3, pós-graduação=34,1±3,2, mestrado=34,5±3,2, e doutoramento=35,4±2,8, p=0,03) e satisfação geral no trabalho (não=33,4±3,6 vs. sim=34,5±2,8, p<0,01), insónia (não=34,2±3,0 vs. sim=34,5±3,7, p<0,01), depressão (não=34,1±3,1 vs. sim=30,9±3,8, p<0,01) e satisfação geral dos professores (não=33,2±3,6 vs. sim=34,0±3,2, p<0,01). As dimensões físicas foram associadas ao género, idade, tempo de serviço, prática de desporto, depressão e insónia. Além disso, as dimensões mentais foram associadas ao estado civil, tempo de serviço e prática de desporto. Conclusões: O comprometimento da qualidade de vida nos professores portugueses do ensino básico e secundário encontra-se associado a variáveis socioeconómicas e profissionais. Palavras-chave: professores, qualidade de vida, satisfação profissional.