ESTGV - DA - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)
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Browsing ESTGV - DA - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri) by Author "Clemêncio, Rui Amândio de Figueiredo"
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- Qualidade do Ar Interior em Estabelecimentos de Ensino no Douro SulPublication . Clemêncio, Rui Amândio de Figueiredo; Pinho, Paulo Gabriel Fernandes deA investigação sobre a Qualidade do Ar Interior (QAI) é uma questão fundamental, pois atualmente as pessoas passam cerca de 90% do seu dia em ambientes interiores. Também as crianças, passam grande parte do seu dia em ambientes fechados, concretamente nos estabelecimentos de ensino, pelo que é fundamental caraterizar a contaminação existente nesses espaços, os diversos poluentes e a relação entre os predominantes no meio envolvente e no interior das escolas. Esta dissertação resulta da análise da QAI e parâmetros de conforto, concretamente, a Temperatura, Humidade Relativa, CO2, NO2, PM10 e PM2,5, medidos em espaços de estabelecimentos de ensino, localizados em municípios do interior norte de Portugal. Foram estudados sete edifícios correspondendo a dezoito espaços monitorizados, tendo-se observado que, em todas as salas de aula, a concentração de CO2 apresentou valores superiores ao limiar de proteção definido no Regulamento de Desempenho Energético dos Edifícios de Comércio e Serviços. Verificando-se uma relação direta da sua concentração de CO2 com a presença dos alunos no interior dos espaços, aumentando ao longo do período de permanência no interior, não se verificando, na maior parte das salas estudadas, o efeito da ventilação (natural ou forçada) no decréscimo da mesma durante os períodos de permanência, mas apenas nas interrupções. Também se observou uma relação direta da temperatura interior com a temperatura ambiente do exterior. Foi também analisada a qualidade do ar ambiente tendo-se verificado que a qualidade do ar junto dos estabelecimentos de ensino, foi boa o que permitiria uma renovação do ar interior com o ar exterior sem afetar a qualidade do ar interior com poluentes atmosféricos provenientes de fontes exteriores, concretamente, NO2, O3, PM10 e PM2,5. Esta investigação alerta para o mau estado de manutenção dos sistemas de climatização dos estabelecimentos de ensino, assim como para uma inadequada ventilação dos espaços interiores. Salientando também, que nos estabelecimentos escolares que se localizam em áreas com as características da área estudada, em que se verifica normalmente uma qualidade do ar exterior boa, a renovação com ar ambiente exterior pode ser realizado sem a necessidade do tratamento do ar exterior. Estas ações, bem como a criação de espaços com um dimensionamento adequado, são fundamentais para a criação de ambientes saudáveis, que promovam a saúde e o bem-estar dos ocupantes.