Browsing by Issue Date, starting with "2025-02-13"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Qualidade do Ar Interior em Estabelecimentos de Ensino no Douro SulPublication . Clemêncio, Rui Amândio de Figueiredo; Pinho, Paulo Gabriel Fernandes deA investigação sobre a Qualidade do Ar Interior (QAI) é uma questão fundamental, pois atualmente as pessoas passam cerca de 90% do seu dia em ambientes interiores. Também as crianças, passam grande parte do seu dia em ambientes fechados, concretamente nos estabelecimentos de ensino, pelo que é fundamental caraterizar a contaminação existente nesses espaços, os diversos poluentes e a relação entre os predominantes no meio envolvente e no interior das escolas. Esta dissertação resulta da análise da QAI e parâmetros de conforto, concretamente, a Temperatura, Humidade Relativa, CO2, NO2, PM10 e PM2,5, medidos em espaços de estabelecimentos de ensino, localizados em municípios do interior norte de Portugal. Foram estudados sete edifícios correspondendo a dezoito espaços monitorizados, tendo-se observado que, em todas as salas de aula, a concentração de CO2 apresentou valores superiores ao limiar de proteção definido no Regulamento de Desempenho Energético dos Edifícios de Comércio e Serviços. Verificando-se uma relação direta da sua concentração de CO2 com a presença dos alunos no interior dos espaços, aumentando ao longo do período de permanência no interior, não se verificando, na maior parte das salas estudadas, o efeito da ventilação (natural ou forçada) no decréscimo da mesma durante os períodos de permanência, mas apenas nas interrupções. Também se observou uma relação direta da temperatura interior com a temperatura ambiente do exterior. Foi também analisada a qualidade do ar ambiente tendo-se verificado que a qualidade do ar junto dos estabelecimentos de ensino, foi boa o que permitiria uma renovação do ar interior com o ar exterior sem afetar a qualidade do ar interior com poluentes atmosféricos provenientes de fontes exteriores, concretamente, NO2, O3, PM10 e PM2,5. Esta investigação alerta para o mau estado de manutenção dos sistemas de climatização dos estabelecimentos de ensino, assim como para uma inadequada ventilação dos espaços interiores. Salientando também, que nos estabelecimentos escolares que se localizam em áreas com as características da área estudada, em que se verifica normalmente uma qualidade do ar exterior boa, a renovação com ar ambiente exterior pode ser realizado sem a necessidade do tratamento do ar exterior. Estas ações, bem como a criação de espaços com um dimensionamento adequado, são fundamentais para a criação de ambientes saudáveis, que promovam a saúde e o bem-estar dos ocupantes.
- Estudo de Melhoria de Desempenho na Produção de Solas - Indústria de CalçadoPublication . Catarino, Nuno Miguel Mendes Ramos; Lopes, Marria Odete MonteiroQuando um processo depende de máquinas para obtenção de um determinado tipo de produto, a eficiência de uma secção ou empresa pode ser avaliado recorrendo ao cálculo do indicador da Eficiência Global dos Equipamentos (Overall Equipment Effectiveness ou OEE). A aplicação da Manutenção Produtiva total (Total Productive Maintenance ou TPM) incide e melhora nas três grandezas (desempenho, disponibilidade e qualidade) relativas ao cálculo do OEE, que permitem ser usadas como referência para possíveis melhorias futuras. Este estágio surgiu no âmbito do Mestrado em Engenharia Mecânica e Gestão Industrial. O estágio foi desenvolvido em ambiente industrial na empresa Ara Shoes Portuguesa, mais concretamente na secção de injeção ao corte. O principal objetivo do trabalho foi implementar o estudo do O.E.E e com o auxílio das ferramentas Lean, como o diagrama de Isikhawa e ciclo PDCA, iniciar um processo de melhoria continua naquela seção e, consequentemente, aumentar a produtividade. O principal foco foi a observação de processos, organização do espaço de trabalho, introdução de documentação para análise do O.E.E. e formação dos colaboradores. O cálculo do OEE permitiu perceber qual a influência de cada um dos seus indicadores no desempenho do processo produtivo. Após a conclusão do trabalho é possível afirmar que os objetivos e trabalhos propostos à empresa foram concretizados com sucesso, existindo, no entanto, ainda muita margem para progressão.
- Caracterização do estado de conservação do centro histórico de Viseu: inspeção visual e utilização de técnicas não destrutivasPublication . Oliveira, Mariana Alves; Almeida, Ricardo Manuel dos Santos Ferreira de; Barreira, Eva Sofia MachadoEste trabalho aborda a conservação de edifícios históricos que mostram o património cultural, social e arquitetónico de uma sociedade. A recuperação de construções antigas é essencial para o crescimento urbano sustentável, pois valoriza a identidade local, cria empregos e rendimentos por meio do turismo, além de diminuir o impacto ambiental em relação à construção de novas edificações. A reabilitação abrange diversos campos da engenharia e arquitetura, sendo fundamental entender ao pormenor a estrutura e os materiais dos edifícios, principalmente dos mais antigos. Métodos como a inspeção visual, a termografia de infravermelhos e a avaliação do teor de humidade são fundamentais para detetar anomalias, sejam elas visíveis ou não, e sustentar intervenções eficazes. A utilização dos métodos não destrutivos permite identificar e diagnosticar várias anomalias e eventual degradação dos materiais sem comprometer seu uso. Neste trabalho realizou-se a caracterização do estado de conservação de alguns edifícios do centro histórico de Viseu que inclui duas etapas: i) utilização de técnicas não destrutivas (termografia de infravermelhos e detetor de humidade) para avaliar o estado de conservação das fachadas dos edifícios; e ii) inspeção visual com recurso a uma ficha de inspeção. Os resultados mostraram que a maioria das fachadas estão em bom estado de conservação. As imagens termográficas evidenciaram e confirmaram patologias que estavam visíveis a olho nu como a colonização biológica e fissuras. Não obstante, revelou ainda algumas anomalias ocultas como a existência de infiltrações.