ESEV - DPCE - Capítulo em obra nacional, como autor
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEV - DPCE - Capítulo em obra nacional, como autor by Author "Azevedo Gomes, Cristina"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Percursos para o (re)conhecimento da Educação Relacional: Abordagens e Práticas numa IES de formação inicial de professoresPublication . Lacerda José, Carla Sofia Pereira; Azevedo Gomes, Cristina; Abrantes, Isabel; Cardoso, Ana PaulaA ESEV tem uma longa tradição na formação inicial e contínua de professores e educadores. A sua oferta formativa atual integra quatro cursos de mestrado profissionalizantes, um mestrado em educação especial, e uma licenciatura em educação básica. As práticas de formação da ESEV sempre tiveram a preocupação de criar ambientes pedagógicos que aproximassem as pessoas que nela estudam e trabalham. Esta dimensão pessoal e relacional sempre foi considerada como um ponto forte em todas as avaliações internas e externas. O sucesso educativo, o bem-estar dos alunos e o desenvolvimento profissional do professor estão profundamente relacionados com contextos educativos que valorizem o reconhecimento e as relações positivas, reconhecendo-se o valor da Educação Relacional e dos seus princípios orientadores para a formação inicial de professores. Este capítulo pretende refletir a importância e o valor da Relação Pedagógica na formação inicial de professores. Nesse sentido, procura, num primeiro momento, refletir sobre este contexto de formação em múltiplas dimensões e tensões. Num segundo momento, procura-se explorar práticas de educação relacional que, de forma explícita ou implícita, já são desenvolvidas na ESEV. Num último momento, exploram-se oportunidades de inovação nos cenários e práticas educativas enraizados em dinâmicas da educação relacional que afirmem uma escola que valoriza todos e cada um no seu percurso de aprendizagem.
