ESEV - DPCE - Capítulo em obra nacional, como autor
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEV - DPCE - Capítulo em obra nacional, como autor by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 49
Results Per Page
Sort Options
- Programa de estimulação cognitiva com recurso a novas tecnologias (tablets) para pessoas idosas em serviço de apoio domiciliárioPublication . Silva, Vera; Araújo, Lia; Ribeiro, OscarPerante uma sociedade cada vez mais envelhecida, e em permanente avanço tecnológico, justifica-se cada vez mais que a animação sociocultural aposte em novas formas de capacitar os mais velhos. O presente estudo avalia os benefí- cios da participação de pessoas idosas do Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) num Programa de Estimulação Cognitiva com recurso a novas tecnolo- gias ao nível do bem-estar e solidão. Oito pessoas (idade média 78 anos) par- ticiparam em doze sessões individualizadas em que desenvolviam jogos de es- timulação em tablet. Os resultados demonstram que entre o início e o final do programa, existiu uma melhoria ao nível do ânimo, da valoração da vida e diminuição da solidão. Em conclusão, considera-se que a intervenção na área da estimulação cognitiva com recurso às novas tecnologias em pessoas idosas do SAD demonstrou ter benefícios na percepção sobre questões fulcrais para a qualidade de vida.
- Formação de ProfessoresPublication . Palma, Albertina; Cardoso, Ana Paula; Manique, António; Silva, José Manuel; Serrazina, Maria de Lurdes; Veiga, Maria Luísa"Os trabalhos dos Grupos do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, preparatórios da implementação do Processo de Bolonha, estão finalizados. Em onze áreas científicas, foi desenvolvida pelos Grupos uma profunda e rigorosa reflexão. Para a elaboração dos seus pareceres, os Grupos atenderam, não só ao documento do MCIES, Orientação para Harmonização de Estruturas de Formação, mas também às opiniões recolhidas junto de organizações profissionais, instituições de ensino superior e, na maioria dos casos, dos Coordenadores dos Grupos do MCIES. Na expectativa de que este trabalho possa contribuir para o sucesso da implementação do Processo de Bolonha, nas diferentes áreas científicas, agradece-se a colaboração de todos". O Coordenador dos Grupos Prof. Doutor Jorge Justino
- O Projecto Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias (DQP)como impulsionador de mudança(s) na práxisPublication . Jales Ribeiro, EsperançaApresentação de um estudo de caso no âmbito do Projecto Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias (DQP) do Ministério da Educação - Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular.
- Maus-Tratos Fetais: considerações clínicas e jurídicasPublication . Cordeiro, LeandraA investigação desenvolveu-se em torno do mau-trato fetal, abordado e analisado nos seus aspectos mais específicos. Neste sentido, o trabalho procurou estudar os maus-tratos infligidos ao feto, tomando em consideração um conjunto de comportamentos de risco por parte da mulher grávida. O principal objectivo foi, deste modo, tentar definir e compreender o mau-trato fetal analisando-o não só nos seus aspectos clínicos como também jurídicos.
- Reflexões em torno dos limites e das potencialidades da utilização da classificação internacional da funcionalidade (CIF) no contexto educativoPublication . Felizardo, Sara; Campos, SofiaNa atualidade, a Organização Mundial de Saúde (OMS) possui dois sistemas de referência, a décima revisão da Classificação Internacional de Doenças (CID-10) e a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), que assumem um papel nuclear na conceptualização da deficiência e incapacidade. Mais recentemente, a OMS promoveu a elaboração de uma versão da CIF para crianças e jovens (CIF-CJ) de utilização universal nas áreas da saúde, educação e reabilitação. No contexto nacional, no âmbito da reorganização da Educação Especial, com a criação do Decreto-Lei n. 3/2008, de 7 de janeiro, o Ministério da Educação adotou o referencial teórico da CIF. O diploma prevê que a avaliação seja realizada por referência à CIF, cujos resultados devem também servir de base à elaboração do programa educativo individual. O presente estudo, de caráter exploratório, tem como objetivo analisar as perceções dos professores de educação especial sobre questões relativas à inclusão e às mudanças previstas na legislação em vigor, particularmente no que diz respeito à utilização da CIF no contexto educativo. A amostra, por conveniência, é constituída por 62 professores de educação especial de agrupamentos de escolas do distrito de Viseu. Em síntese, os professores acentuam que o normativo não contribui para melhorar a inclusão; fomenta o envolvimento dos pais, nomeadamente no processo de avaliação; promove a articulação dos serviços e das parcerias. No que diz respeito à utilização da CIF, os docentes referem que introduziu um maior rigor e clarificação na avaliação, no entanto, não veio facilitar os procedimentos, tendo aumentado a burocratização dos processos; assumem ainda, dificuldades na avaliação por referência à CIF. Estes dados remetem para a necessidade de um maior investimento na formação dos profissionais, bem como na construção de instrumentos de avaliação adequados ao referencial CIF.
- Fatores preditores do sucesso escolar no ensino secundárioPublication . Ferreira, Manuela; Cardoso, Ana Paula; Abrantes, José Luís“O segundo capítulo – “Fatores preditores do sucesso escolar no ensino secundário” – de Manuela Ferreira, Ana Paula Cardoso e José Luís Abrantes, continua de certa forma esta discussão, ao identificar variáveis influentes no êxito académico dos estudantes no ensino secundário. Este tema é tanto mais importante se tivermos presente que este ciclo de ensino tem registado taxas de abandono e de insucesso massivas, tendo recentemente atravessado uma profunda mudança em Portugal, com a expansão da escolaridade obrigatória e do ensino profissional. A partir de um inquérito a estudantes do ensino secundário, os autores mostram como alguns fatores são importantes para a perceção da aprendizagem e o rendimento académico, tais como o sentimento de pertença à escola, a motivação intrínseca para o curso, a “conscienciosidade” e a autoestima, a interação dos discentes e com os docentes. Trata-se, pois, de um estudo que identifica fatores promotores do sucesso escolar que não têm sido abordados no debate público e nas orientações governamentais, mas que são certamente relevantes para o desenho de políticas educativas mais eficazes e equitativas” (Veloso e Abrantes, 2013, p. 3).
- OpenLab ESEV - A Narrative of Libre Software and Free Culture in a Portuguese Higher Education InstitutionPublication . Gonçalves, Nelson A. F.; Figueiredo, Maria PachecoOpenLab ESEV is a project of the School of Education of Viseu (ESEV) that aims to promote, foster and support the use of Free/Libre and Open Source Software (F/LOSS), Free Culture, Free file formats and more flexible copyright licenses for creative and educational purposes in the ESEV’s domains of activity (education, arts, media). Although its roots can be traced to individual initiatives organized by some teachers in previous years, OpenLab came to existence in the end of 2009. It emerged in an environment characterized by the lack of knowledge of the existing Libre alternatives and by work habits exclusively built around proprietary software. In this paper, the project is presented, starting with its origins, dwelling in its conceptual framework, and finishing with some of its activities.
- A formação de profissionais para a educação básica no contexto do ensino superiorPublication .O nosso olhar para o futuro da formação de educadores de infância e professores foca três eixos de tensão: o primeiro entre as mudanças no contexto do ensino superior, associados à alteração na habilitação profissional, que revelam uma aposta na internacionalização e a lógica e tónica maioritariamente nacional da formação de professores; o segundo entre a organização do ensino superior e a especificidade do saber dos profissionais a formar; e o terceiro entre a formação de professores no ensino superior como conduzindo a autonomia profissional e produção de conhecimento e a influência de agendas políticas e económicas, externas à arena da educação. Os três eixos implicam olhar a formação de professores como realizando-se no contexto do ensino superior mas em interface com o sistema educativo não superior, ligando-se a diferentes interlocutores e decisores. Tanto potenciais espaços de afirmação como zonas de pressão serão delimitados, num esforço de identificação das tensões que enformam quer decisões quotidianas quer reformas estruturais.
- A investigação-ação e suas modalidadesPublication . Amado, J.; Cardoso, Ana PaulaO presente Manual inscreve-se no quadro de uma pedagogia que considera a iniciação à investigação como um elemento fundamental do processo de ensino/aprendizagem, determinante para a motivação dos alunos e, ao mesmo tempo, garantia da renovação do saber e da descoberta de respostas para os desafios e interrogações do futuro. Podemos apontar como intenção primeira, suscitar no leitor uma compreensão efectiva da natureza, objectivos, métodos e resultados da investigação qualitativa, mediante informação suficiente, rigorosa, actualizada e crítica. Nesse sentido não deixamos de colocar o leitor, ainda que de modo breve e introdutório, perante os fundamentos epistemológicos que subjazem a uma opção pela investigação qualitativa. E uma vez que a nossa proposta se dirige, muito em especial, à investigação do fenómeno educativo, quisemos partir, também, de uma visão complexa desse mesmo fenómeno. Enfim, apostámos na construção de um texto que ajude os seus leitores a empenharem-se num processo investigativo de natureza qualitativa, através do desenho de um plano de investigação adequado ao problema formulado (em termos de estratégia geral, de técnicas de recolha e de análise de dados), e que patenteie preocupação pela validação da mesma e pelos aspetos éticos em jogo.
- Produção de conhecimento profissional específico? - diferentes perspetivas sobre a realização de investigação na formação inicial de professoresPublication . Figueiredo, Maria PachecoSer professor é uma profissão intrinsecamente ligada ao conhecimento. Reconhecendo que a centralidade da epistemologia da prática profissional para a profissionalidade (Roldão, 2005a; Tardif, 2000) não permite escamotear debates diversos sobre a natureza do conhecimento em causa, focamos a nossa atenção menos sobre as características desse corpo de conhecimento e mais sobre o papel dos professores relativamente à sua produção. Zeichner (2008) destacou o progresso verificado no reconhecimento do potencial do conhecimento produzido por práticos para a investigação em educação, para a formação de professores e para a política educativa, lamentando que esse conhecimento seja ainda marginalizado. Com a habilitação docente situada ao nível do 2.o ciclo (mestrado), reafirmam-se leituras de reconhecimento de legitimação da investigação produzida pelos professores e de expectativa de aumento dessa produção, afirmadas relativamente à transição de bacharelato para licenciatura (Roldão, 2002). Pretendemos contribuir para este debate apresentando dados de um estudo sobre a variação existente nos cursos de formação inicial acerca do papel da investigação quer na formação quer na profissão futura. Os dados foram recolhidos no âmbito das anteriores licenciaturas em educação de infância, mas mantém-se a sua relevância para o debate em torno das expectativas formativas relativas à dimensão investigativa nos cursos de formação de professores. Confrontaremos perspetivas de: a) futuros educadores de infância, recolhidas através de questionários com questões abertas, e b) docentes dos cursos, recolhidas através de entrevistas semiestruturadas. A recolha foi realizada em duas das dez instituições de ensino superior público identificadas como exigindo um trabalho de investigação no ano final do curso. Encontrou-se consenso entre estudantes e docentes sobre a importância da investigação como parte do trabalho docente, reconhecendo-se contributos para a qualidade do mesmo. A diversidade de argumentações para justificar a relação investigação-profissão alinha-se com perspetivas existentes na literatura. Realça-se a ausência, ao nível das razões expressas pelos participantes, da produção de conhecimento profissional específico, associado à afirmação da profissionalidade, relevante tendo em conta que um estatuto de profissionalismo exige um conhecimento profissional que sustenta a afirmação e a distinção social da profissão (Rodrigues, 2002). Para a discussão dos resultados mobilizou-se a complexa relação entre profissionalização docente e produção de conhecimento profissional (Cochran-Smith & Lytle, 2009a; Diniz-Pereira & Zeichner, 2008), assim como resultados de estudos em contextos europeus que abordaram temáticas semelhantes.
