ESEV - DPCE - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)
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Browsing ESEV - DPCE - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri) by Author "Albuquerque, Eulália Rodrigues"
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- Perceções de professores sobre práticas inclusivas para alunos com Perturbação do Desenvolvimento Intelectual com Currículo Específico IndividualPublication . Albuquerque, Eulália Rodrigues; Fernandes, RosinaHá muito se fala de inclusão e escola inclusiva. Em Portugal, um longo caminho se tem percorrido até aos dias de hoje. A legislação portuguesa, considerada das mais avançadas, tem vindo a acompanhar as mudanças que se têm operado no resto do mundo, adotando as diretrizes internacionais que existem para garantir os direitos da maior minoria mundial - as pessoas com deficiência/incapacidade -, nomeadamente a Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência. A nossa investigação centra-se nos alunos com Perturbação de Desenvolvimento Intelectual (PDI), em medida educativa de Currículo Específico Individual (CEI). A análise centrou-se nas perceções dos professores sobre as práticas inclusivas, atendendo à dimensão dos direitos humanos, com os alunos com PDI em medida CEI, e como é que se caracterizam estas perceções em função de aspetos de natureza sociodemográfica e profissional. A nossa opção na recolha de dados recaiu num inquérito por questionário, junto de uma amostra de 30 participantes. Os resultados permitem confirmar que existem perceções mais favoráveis às práticas inclusivas e ao conhecimento dos direitos dos alunos com PDI em medida CEI, no que diz respeito aos docentes que têm experiência de trabalho direto com estes alunos. Este estudo constituiu-se como um contributo para o aumento do conhecimento das perceções dos professores sobre a inclusão destes alunos na turma do ensino regular. Permitiu uma reflexão sobre a importância da classe docente se questionar e assumir os direitos humanos como imperativo ético indispensável no seu desenvolvimento pessoal e profissional, impondo-se a necessidade premente da implementação de práticas inclusivas que permitam o acesso destes alunos ao currículo e à efetiva participação com os pares, numa escola que é de todos e para todos.