ESEV - DPCE - Artigo em revista científica, não indexada ao WoS/Scopus
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Browsing ESEV - DPCE - Artigo em revista científica, não indexada ao WoS/Scopus by Author "Alves, Ana Berta"
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- Parentalidade, incapacidade e satisfação com o suporte socialPublication . Silveira, Rosana; Felizardo, Sara; Alves, Ana BertaIntrodução: No quadro das grandes questões sobre as pessoas adultas com incapacidade, constatamos que são escassos os estudos sobre a vida familiar e, especificamente, sobre as potencialidades e dificuldades no exercício da parentalidade, bem como a relevância do suporte social neste domínio. Objetivo: analisar os resultados da autoeficácia parental e do suporte social em progenitores com incapacidade, bem como as relações entre estas variáveis, com o intuito de delinear estratégias de intervenção familiar. Métodos: estudo exploratório e descritivo, tendo-se utilizado uma amostra não probabilística e de conveniência, composta por 30 progenitores com incapacidades sensoriais. Os instrumentos de recolha foram a “Escala de Autoeficácia parental” (Brites, 2010), a “Escala de Satisfação com o Suporte Social” (Ribeiro, 2011) e um questionário com questões de natureza sociodemográfica. Resultados: Em relação à autoeficácia dos progenitores e as suas dimensões, verificou-se que os resultados são mais baixos em comparação com os resultados obtidos em estudos com amostras de progenitores sem incapacidade. No que diz respeito à satisfação com o suporte social, os valores foram elevados, sobretudo, na dimensão de satisfação com o apoio da família. Também foram encontradas correlações positivas e significativas entre os resultados globais e parciais da autoeficácia e da satisfação com o suporte social. Conclusões: As análises apresentadas sugerem que esta linha de investigação sobre questões relativas ao direito de uma vida familiar plena necessita de um maior aprofundamento, nomeadamente, conhecer as barreiras e delinear estratégias de apoio socioeducativo para facilitar a autodeterminação das pessoas com incapacidade.
- Trinka e João no combate ao grande vírus: um recurso para crianças, famílias e profissionais na pandemia de covid-19Publication . Magalhães, Cátia; Carraça, Bruno; Alves, Ana Berta; Sargento, JoséDa saúde pública, à vida social e económica, nada parece escapar à capacidade profundamente perturbadora da pandemia de COVID-19. Há toda uma geração de crianças que vê fortemente limitado o seu contexto desenvolvimental e de famílias expostas a um grau de exigência excecional. Serão, por isso, fundamentais recursos que possam auxiliar as famílias/educadores a ajudarem as crianças na gestão da avalanche de informação e do turbilhão de emoções que a pandemia pode despertar. A utilização da história da Trinka & João, folheto e guia de perguntas proporciona às crianças, aos pais/educadores e/ou aos profissionais ferramentas para pensar e conversar, em conjunto, sobre aspetos difíceis da pandemia, as forças das famílias e da comunidade para lhe fazerem frente de forma mais consciente e compassiva, assim como os desafios e reações emocionais mais frequentes nas crianças e adultos. Adotou-se uma metodologia fundamentalmente qualitativa, que permitiu a análise de cinco (5) depoimentos de profissionais que utilizaram este recurso em contexto não formal de educação. A história, de livre acesso, editada pela Piplo productions, com o apoio da Fundação Irving Harris e da Rede de Tratamento de Trauma Precoce da Universidade da Califórnia e do Centro Nacional da Rede Nacional de Stresse Traumático Infantil, da Administração de Serviços de Saúde Mental e Abuso de Substâncias, Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, foi traduzida e adaptada para português por Magalhães et al. (2020), por se considerar relevante trazer para o nosso contexto um recurso que, numa lógica de prevenção universal, permite intervir na desafiante situação atual.