Browsing by Author "Batista, Susana"
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- Acolhimento na Escola Superior de Saúde de Viseu : Roteiro do Programa de Mentoria Ano Letivo 2024-2025Publication . Coutinho, Emília; Lemos, Carlos Miguel Correia; Batista, Susana; Rocha, Paula; Cordeiro, Manuel; Condeço, Luís; Lemos, Micaela Correia; Tomás, Luísa da Glória Sassoma; Simões, Marisa Mourinho; Domingues, Beatriz Gomes; Freitas, Joana Filipa Figueiredo; Duarte, Tatiana Gonçalves; Sousa, Ana Margarida; Silva, Annylise das Neves Fonseca e; Guedes, Beatriz Gonçalves; Giestas, Diana Beatriz Esteves; Guímaro, Ema Fonseca; Matos, Ema Lima; Filipe, Lara Bento; Coelho, Margarida Costa; Lima, Maria João; Viana, Maria João Martins; Santos, Matilde Lopes dos; Cardoso, Sara Filipa Sousa Rocha; Cardoso, Sofia Fernandes; Santos, Ana Filipa Néri dos; Ribeiro, Ana Rosa Jesus; Gomes, Bárbara Rosa; Oliveira, Beatriz Azevedo; Gomes, Carina da Silva; Silva, Carlos Rafael; Henriques, Francisca Lúzia; Albuquerque, Gonçalo Costa; Andrade, João Gabriel Jeovani; Fernandes, Jorge Miguel Cardoso; Ferreira, Pedro Miguel Fernandes; Bento, Raquel Pereira; Coimbra, Sílvia Duarte; Almeida, Sofia
- Mentoria no Politécnico de Viseu: Um recurso para o acolhimento na Escola Superior de Saúde de ViseuPublication . Coutinho, Emília; Rocha, Paula; Campos, Sofia; Batista, SusanaO Politécnico de Viseu (PV) tem vindo a desenvolver práticas de inclusão de estudantes e membros da academia. A implementação dos princípios da educação inclusiva no Ensino Superior (ES) é um desafio à própria academia, docentes, estudantes, não docentes, concretizável através da implementação de Programas de Tutoria/Mentoria, como descrito no Manual de Mentoria da Instituição (IPV, 2020) disponível em: https://repositorio.ipv.pt/bitstream/10400.19/6957/3/PM.IPV_rev.pdf que suportou a construção deste guia: Mentoria no Politécnico de Viseu: um recurso para o acolhimento na Escola Superior de Saúde de Viseu. O Programa de Tutoria/Mentoria do PV, que com a escola de verão de 2020 assumiu o nome “Mentores em ação”, nome atual da plataforma de mentoria (disponível em https://mentoria.ipv.pt/) é uma estratégia de intervenção institucional do PV, interpares, na promoção do acolhimento e inclusão de estudantes recém-chegados, independentemente das suas características individuais, no sentido de prevenir a discriminação, racismo, xenofobia, solidão, abandono, insucesso académico entre outros. As principais Áreas do Programa de Tutoria/Mentoria são: o acolhimento e promoção de relações interpessoais; a apresentação da unidade orgânica, serviços/recursos existentes, e da cidade; e acompanhamento no processo de adaptação ao ensino superior fornecendo informação específica sobre cada curso. Os principais objetivos do Programa de Tutoria/Mentoria são: Promover a inclusão de estudantes na instituição; Desenvolver mecanismos de acolhimento e acompanhamento de estudantes; Apoiar estudantes provenientes de outras regiões nacionais e estrangeiras; Promover um ambiente de proximidade e colaborativo; Contribuir para o enriquecimento pessoal e curricular de estudantes; Promover a equidade, o sucesso académico e a resolução de dificuldades diversas apresentadas por estudantes; Prevenir o abandono académico; Criar uma rede interna de apoio académico e entreajuda. Os intervenientes no Programa de Tutoria/Mentoria: Tutor/a Coordenador/a da Instituição; Tutor/a Coordenador/a da UO; Tutor/as; Mentores/as Coordenadores/as; Mentores/as; Mentorados/as (têm direito à orientação e acompanhamento por parte de mentor/a durante o seu primeiro ano de frequência na academia). O programa de tutoria/mentoria está disponível a qualquer estudante da ESSV com inscrição no 1.º ano do Curso de Enfermagem requerendo que o mesmo manifeste formalmente o seu interesse nessa participação através do preenchimento de um formulário online, ao qual pode aceder através do link: https://mentoria.ipv.pt/?pagina=mentorados#LerMais. Este Programa de Tutoria/Mentoria assenta na relação entre mentor/a e mentorado/a baseada na confiança, reciprocidade, respeito, entreajuda, companheirismo, presença e disponibilidade. Considera ainda a promoção da capacidade de autonomia e tomada de decisão por parte do/a estudante, bem como o seu direito à autodeterminação e liberdade. O programa de tutoria/mentoria tem efeitos benéficos, não só sobre os/as estudantes recém-chegados/as, mas também sobre os/as próprios/as mentores/as e, finalmente, no ambiente global da academia. A relação de mentoria fundamenta-se na interação de um/a estudante mais experiente na academia com um/a outro/a aí recém-chegado/a. Nesta relação, o/a estudante mais experiente orienta e acompanha aquele/a que acabou de chegar, transmitindo-lhe a sua visão e perceções do mundo académico vivenciado, permitindo que este/a aceda de forma privilegiada a informação importante à sua compreensão do “mundo novo”. O contributo dos/as mentores/as é fundamental para a motivação e encorajamento dos/as estudantes recém-admitidos/as. Essa partilha por parte do/a mentor/a poderá ter efeitos muito positivos também no sucesso académico, prevenção do abandono, no desenvolvimento de um sentimento de autorrealização e satisfação, contribuindo para o seu desempenho profissional futuro e finalmente para uma sociedade mais empreendedora, acolhedora e solidária. Este programa permite que, a partir da experiência vivida por mentores/as (estudantes a frequentar há mais tempo a ESSV e com mais experiência), estes/as ajudem os/as mentorados/as, estudantes recém-chegados/as (estudantes que ingressam pela primeira vez na ESSV), em todo o processo de acolhimento e inclusão, desde questões mais básicas a outras mais complexas, como alojamento, transportes, aulas, inscrições, reprografia, refeitório, bar, entre outros. Sejam bem-vindos e bem-vindas à melhor escola do país: a vossa! Preparámo-nos para melhor vos acolher!
- Personality and suffering in the hospitalized chronically illPublication . Batista, Susana; Martins, RosaThe development of studies correlating personality traits with suffering in illness can be very useful to understand the chronically ill response in a transitional health/ disease process. Do the “subjective experiences of suffering in disease” correlate with personality traits of the hospitalized chronically ill? Do sociodemographic, familiar and clinical variables correlate with personality traits of the hospitalized chronically ill? The purpose of the study is to understand which “personality” traits are present in the hospitalized chronically ill, and the correlation with the “subjective experiences of suffering”, sociodemographic, familiar and clinical variables. This is a nonexperimental, cross-sectional descriptive-correlational and quantitative study, used in a non-probabilistic convenience sample of 307 hospitalized chronically ill. Data were collected through a questionnaire between January and June 2013. It was requested the permission of the Hospital de São Teotónio´s ethics committee, as well as the informed consent of each participant. Data processing was performed statistically. The participants in our study had higher values of "neuroticism" than those of the authors of the NEO-FFI-20 inventory. The variable "conscientiousness" explains 12.5% of the variance of "suffering". "Openness to experience", is associated inversely with the experience of "suffering”, which is when it increases hope and “openness to experience”, decreases the "suffering" of the chronically ill. The evidence invites us to reflect on the influence of intrinsic factors in suffering. Patients deal with life/ disease in many diferent ways, wich affects the response to the transitional health/ disease process.
- The suffering from chronic ill as a focus in nursing carePublication . Batista, Susana; Martins, RosaResumo/ Abstract - Compreender e aliviar o sofrimento humano devem ser entendidos como elementos fundamentais do cuidar, constituindo-se mesmo um dever moral e ético para os Enfermeiros. Objetivos: conhecer a perceção da pessoa com doença crónica sobre os cuidados de enfermagem no alívio do sofrimento assim como as estratégias de coping utilizadas. Materiais e métodos: Trata-se de um estudo não experimental, descritivo-correlacional transversal e triangulado, utilizado numa amostra não probabilística por conveniência constituída por 307 doentes crónicos, maioritariamente masculina (51.1%), com uma média de idades de 64.84 anos. Os dados foram colhidos através de um questionário aplicado entre janeiro e junho de 2013 a doentes crónicos internados ou a fazer tratamentos em ambulatório em ambiente hospitalar. Foi solicitada a autorização da comissão de ética do hospital, tal como o consentimento informado de cada participante. O tratamento de dados foi efetuado estatisticamente e com análise de conteúdo. Resultados: os resultados revelam que para 74,2% dos doentes, a prestação de cuidados efectivada pelos enfermeiros alivia significativamente o seu sofrimento, estando este alivio relacionado com a disponibilidade, vontade de ajudar, dedicação e atenção demonstradas por estes profissionais. A estratégia de coping com maior impacto no alívio do sofrimento está relacionada com o “carinho e a companhia da família” (62.4%). As sugestões que apresentam para a melhoria das práticas de enfermagem, são por ordem de importância: mais carinho, simpatia, interesse, rapidez no atendimento, tempo, respeito pela dignidade das pessoas, bom senso e mais comunicação/ informação. Conclusões: o doente crónico em ambiente hospitalar apresenta de facto níveis elevados de sofrimento, sobretudo quando confrontados com a indiferença perante este, com a violação do princípio de autonomia, e consequente violação da dignidade da pessoa humana. Palavras-chave/ Key words: doença crónica; sofrimento; enfermagem.