Browsing by Author "Fonseca, Susana orient."
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Do outro lado da linha : a visão de um educador social sobre a delinquência juvenilPublication . Rodrigues, Vanda Sofia Alves; Amante, Maria João orient.; Fonseca, Susana orient.Com o presente estudo pretende-se compreender e avaliar qual a perceção que os técnicos que estão inseridos nas equipas técnicas do centros educativos têm do impacto da sua intervenção com o menor institucionalizado assim como, se estes consideram importante a existência de um técnico superior de educação social nas equipas técnicas. Para tal foi efetuada uma exaustiva revisão da literatura sobre a delinquência juvenil, com o objetivo de discutir e aferir os seus conceitos e etiologia, abordando tanto os fatores de risco como os de proteção aos quais os adolescentes, que desenvolvem um comportamento marcado por infrações, estão expostos. Também é alvo de análise o enquadramento legal que protege as crianças e jovens em risco, assim como a lei que regula os centros educativos. São analisadas, ainda, as medidas de internamento em centro educativos e a consequente saída da instituição. Para avaliar a perceção dos técnicos foi elaborado um instrumento de recolha de dados, um guião de entrevista semiestruturada, para ser aplicado junto de 12 sujeitos, especificamente aos diretores e técnicos de reinserção social inseridos nas equipas técnicas dos centros educativos da zona centro do país. Este instrumento permitirá compreender a perceção que os técnicos têm relativamente do seu impacto na intervenção do menor. Foi ainda construída uma proposta de PAC sujeita a alterações de acordo com os resultados do estudo.
- Relação entre bem-estar e sucesso na aprendizagem no 1º ciclo do ensino básicoPublication . Santos, Margarida Isabel Pinto dos; Amante, Maria João orient.; Fonseca, Susana orient.O presente Relatório Final de Estágio está dividido em duas partes, sendo que a primeira se fundamenta numa reflexão crítica sobre as práticas em contexto, tanto na Educação Pré-Escolar como no Primeiro Ciclo do Ensino Básico. A segunda parte fundamenta-se num estudo que pretende dar resposta à seguinte questão: “Será que existe uma relação entre o bem-estar e o sucesso escolar?”. Para efetuar a análise crítica sobre as práticas em contexto, recorremos a um vasto leque de material, armazenado ao longo de todo o percurso de estágio, bem como, a algumas opiniões de autores da área da Educação. Na segunda parte do trabalho, efetuámos uma investigação de carácter descritivo e correlacional, tendo como instrumento de recolha de dados, o inquérito por questionário, que se enquadra no âmbito do paradigma quantitativo. Aplicámos dois questionários, sendo um direcionado aos alunos e o outro aos Encarregados de Educação. O questionário aplicado aos alunos, intitulado por Kid-KINDL 8-12 anos (crianças), teve como objetivo analisar o bem-estar dos mesmos e o questionário aplicado aos Encarregados de Educação teve como intuito averiguar a forma como estes avaliavam o sucesso escolar dos seus educandos. O estudo teve como amostra um total de 98 alunos do 4º ano, sendo 49 do sexo masculino e 49 do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 9 e os 10 anos. Os resultados permitiram concluir que existe, de facto, uma relação significativa entre o bem-estar e o sucesso escolar dos alunos constituintes da amostra.