Browsing by Author "Mateus, Cristina"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- E-Portfólios e práticas de avaliação participadas. Um estudo na Educação Pré-EscolarPublication . Mateus, Cristina; Figueiredo, Maria Pacheco; Rego, BelmiroO presente estudo pretendeu descrever e analisar um processo de mudança de práticas ao nível das dimensões da avaliação e da participação das famílias na educação pré-escolar através da documentação das aprendizagens das crianças, recorrendo à construção de portfólios digitais. Apresentam-se dados sobre o processo de construção dos portfólios e da participação das famílias nos mesmos, com destaque para uma das famílias cujas interações foram mais significativas e participativas. Apoiados nas TIC, pais e educadora construíram uma pedagogia articulada, na qual se constituíram como coeducadores.
- Portfólios digitais na educação pré-escolar: análise de uma experiência focada na participação dos paisPublication . Mateus, Cristina; Figueiredo, Maria Pacheco; Rego, BelmiroApresenta-se um estudo de implementação de portfólios digitais com um grupo de 12 crianças e 24 pais em contexto de educação pré-escolar. O estudo foi desenvolvido como mudança de práticas da educadora de infância, incrementando a participação dos pais na avaliação das crianças. Discutem-se dados de acesso das famílias e aspetos da construção e dinamização dos portfólios pela educadora, na plataforma Moodle. As famílias participaram de forma distinta, mas com interesses específicos e reconhecimento da relevância do instrumento de avaliação em formato digital. Algumas famílias assumiram uma participação proativa. A Moodle revelou-se adequada para as necessidades dos portfólios e das famílias. A study about e-portfolios with a group of 12 children and 24 parents in an early childhood context is presented. The study was developed as profesisonal development with a focus on parental envolvement in chidlren's evaluation. Data from the families access to the platform and portfolios are discussed together with the process of creating and mantaining the portfolios in the Moodle. The families participated in different ways but showed specifi interests in the portfolios as well as overall recognition of the relevance of the digital version. Some families were proactive. Moodle responded to the needs of both the portfolios and the families.