Browsing by Author "Mouraz, Ana Maria"
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- Caracterização da população discente da ESEV: quem são e que pretendemPublication . Gonçalves, Maria Fernanda; Fonseca, Maria de Jesus; Bonito, Álvaro; Mouraz, Ana MariaEsta secção deste número da Millenium pertencia, conforme tinha sido planeado e acordado, à Área Científica de Educação Física da Escola Superior de Educação. Por razões que não conhecemos, foi impossível a essa Área Científica cumprir tal tarefa. Fomos, por isso, solicitados para nos incumbirmos desta secção, o que aceitámos. Eis porque a responsabilidade da Educação, Ciência e Tecnologia, desta vez, é da Área Científica de Ciências da Educação. Apresentamos dois trabalhos. O primeiro resulta de um projecto de investigação em que estamos envolvidos. Pretendemos caracterizar a Escola Superior de Educação e saber "Quem somos?", a partir de dois vectores principais: o primeiro respondendo à questão "Quem são os nossos alunos?", caracterizando, deste modo, a população discente da ESEV, querendo saber quem a procura, de onde vem, e porque a procura. O segundo vector de caracterização, visa, fundamentalmente, responder às questões: "Que formação proporciona a Escola Superior de Educação e como a proporciona?" Já demos conta deste estudo e das suas intenções na Millenium (cf. Millenium nº 6, 1997, p. 130).
- Currículos Flexíveis, Diferenciados, Articulados Horizontal e VerticalmentePublication . Mouraz, Ana MariaLer respostas abertas a questionários e pretender tirar dessas respostas outras informações, que estão para lá das directrizes das perguntas é, simultaneamente, um risco e um desafio. Um risco porque se pode estar a ler coisas que não estavam na intenção de quem escreveu; um desafio , porque a escrita sempre foi um modo de expressão mais rico que o simples acto de colocar uma cruz no quadradinho das opções, que outros pensaram. Ler as reflexões que as Escolas fizeram a propósito da análise do Projecto Reflexão Participada sobre os Currículos do Ensino Básico, foi uma oportunidade única (pelo volume de Escolas e professores envolvidos) para saber o que pensam os professores acerca do currículo, e dos modos da sua implementação. Permitiu-nos ainda saber como se organizaram as pessoas para reflectir, e até dar conta de algumas leituras que fizeram, para dar consistência às reflexões. O que, só por si, é sinónimo que a tarefa foi levada a sério.
- Despacho 112/SERE/SEEBS/93 112 - Inventário das Convicções dos ProfessoresPublication . Mouraz, Ana MariaO Despacho Conjunto 112/SERE/SEEBS/93 de 17 de Junho determina que os alunos, no 1º ciclo do ensino básico, quando retidos, devem acompanhar o seu grupo / turma de referência. Saber o que pensam os professores do 1º CEB acerca dessa disposição legal, e como trabalham com a diversidade existente na sua sala de aula é o problema a que este estudo piloto pretendeu responder.
- Metodologia e análise de dadosPublication . Mouraz, Ana Maria; Lopes, António RodriguesAs instituições de formação de professores não têm, entre nós, uma tradição de investigação muitas são, aliás, relativamente recentes tendo como prática a importação da produção científica nessa área. Trata-se de uma situação insustentável face aos desafios que as práticas fazem à teoria. Por outro lado, a avaliação da formação ministrada constitui um segmento dessa lacuna. A investigação integrada no projecto da nossa Escola, apresentada aqui nas suas linhas gerais, constitui a expressão dessas preocupações. Uma tal investigação está condicionada, obviamente, por características metodológicas específicas, por opções deliberadas e por circunstâncias inerentes a um projecto institucional mais amplo que se esboça, funcionando no quadro de algumas dificuldades e limitações.
- School curriculum practices: what is the research impact?Publication . Gonçalves, Maria Fernanda; Fonseca, Maria de Jesus; Mouraz, Ana MariaABSTRACT The purpose of this paper is to address basic questions about the relationship between the School curriculum theory and practice and the specific educational research that has been developed in it. In recent years the number of Masters and other post-graduate courses has increased in Portugal and has justified the growth of research studies. On the other hand, since 1996 the political agenda has been defined by Projects that intend to promote participant reflection about what to teach in elementary and in secondary schools (Reflexões participadas sobre o currículo do Ensino Básico, Projecto de Gestão Flexível do Currículo, Reorganização Curricular da Educação Básica, Revisão Curricular do Ensino Secundário). We intend to address the ways in which curriculum practices have been seen as research subjects. We will focus our work on a School that has frequently been a research subject. Our purpose is to problematize the relationship between research findings and the School attitude when it faces those findings.RESUMO O recente aumento de pós graduações (Mestrados e outros) e de Cursos de Complemento de Formação para obtenção do grau de licenciatura tem motivado o aparecimento em Portugal de uma razoável quantidade de pequenos estudos de investigação no âmbito da Educação. Cruzado com este facto, as Reflexões participadas sobre o currículo do Ensino Básico e Secundário (iniciadas em 1996 e 1997, respectivamente) e os sequentes Projecto de Gestão Flexível do Currículo, Reorganização Curricular da Educação Básica e Revisão Curricular do Ensino Secundário têm constituído, a par da implementação do Modelo de Gestão Autonómica das Escolas, oportunidades únicas para a investigação, nomeadamente no âmbito conceptual do currículo. Embora muitos destes estudos tenham motivações decorrentes de objectivos académicos que o enquadramento institucional em que foram realizados exige, não deixa de ser pertinente querer conhecer o seu impacto na vida e na prática curricular das Escolas, nomeadamente averiguar da sua capacidade de estímulo à mudança conceptual sobre o currículo praticado.