Browsing by Author "Novais, Anabela, orient."
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- A comunidade educativa e a percepção sobre as doenças sexualmente transmissíveis na adolescência : Projecto de mestradoPublication . Tavares, Catarina Amaral; Novais, Anabela, orient.Resumo O presente estudo diz respeito à crescente preocupação relativamente ao comportamento sexual dos adolescentes, bem como à percepção existente sobre as doenças sexualmente transmissíveis perante os adolescentes e a comunidade educativa. Torna-se assim importante perceber de que forma a comunidade educativa exerce influência sobre os adolescentes na forma como percepcionam as doenças sexualmente transmissíveis, essencialmente ao nível relacional e das interacções pessoais. Após a análise dos resultados obtidos, verificou-se a influência da comunidade educativa na percepção que os adolescentes possuem acerca da temática, essencialmente nos adolescentes que possuem um bom ambiente socioprofissional familiar e que despendem tempo diário com os seus tutores. Constatou-se que, apesar do meio escolar exercer também uma forte influência perante os adolescentes, esta limita-se essencialmente ao papel do professor, que num âmbito lectivo, exerce a sua influência através dos conteúdos abordados nas diferentes disciplinas. Pretende-se que o presente estudo possibilite investigações futuras acerca da temática.
- Conceções das crianças sobre os seres vivos : atividade práticas e investigativas no jardim-de-infânciaPublication . Rodrigues, Ana Rita Amaral; Novais, Anabela, orient.A primeira parte deste relatório irá centrar-se no estágio realizado ao longo do mestrado, nele irá ser abordado os contributos que tiveram para a minha vida profissional, isto é, em que medida o estágio foi enriquecedor para adquirir novos conhecimentos e novas práticas. Ao longo dos três anos, adquiriram-se muitos conhecimentos e muitas aprendizagens, cometeram-se erros como é normal, mas com os erros cometidos aprenderam-se lições, lições essas que permitiram crescer profissionalmente. O trabalho de investigação incidiu sobre a educação em ciências subjacente ao ensino por pesquisa, das crianças em idade pré-escolar, tendo como objetivos fundamentais: i) perceber em que medida as atividades práticas e investigativas influenciaram as conceções das crianças sobre os seres vivos; ii) identificar as conceções das crianças sobre seres vivos, iii) identificar as conceções das crianças sobre seres não vivos e iv) perceber quais as características fundamentais que permitem às crianças distinguir entre seres vivos e seres não vivos. O estudo foi desenvolvido num jardim-de-infância da zona urbana de Viseu, com um grupo heterogéneo de crianças entre os três anos e os seis anos de idade, baseando-se na metodologia investigação-ação. Para a recolha de dados recorreu-se à entrevista, ao diário da investigadora e à observação. Os dados foram analisados qualitativamente, de forma descritiva, através da análise de conteúdo, de acordo com indicadores efetuados a partir de registos orais e visuais. Foi percecionado que as atividades práticas e investigativas ajudaram as crianças a mudar/criar as suas conceções sobre ser vivo e não vivo, permitindo-lhes identificar e exemplificar estes dois tipos de seres, bem como efetuar a sua distinção com base em determinadas características.