Browsing by Author "Oliveira, Teresa"
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- A indisciplina em aulas de Ed. FísicaPublication . Mendes, Francisco; Oliveira, TeresaO presente estudo foi realizado em aulas de Educação Física do 6º ano de escolaridade e teve como objectivos analisar e sintetizar as situações de indisciplina em ordem a incorpora-las numa estrutura que permita encontrar as variáveis preditoras. Foi utilizada uma amostra com características diversas ao nível das variáveis de presságio, processo (contexto e programa) e produto. A recolha de dados foi efectuada através da observação diferida de aulas gravadas em video. A análise dos resultados foi efectuada através da técnica estatística Regressão Múltipla, sendo o nível de significância de .05. Os resultados permitem-nos concluir que as variáveis que melhor predizem os comportamentos de indisciplina dos alunos são: Número de Alunos do Sexo Masculino na turma, Tempo de Organização, Idade do Professor e Número de Alunos Repetentes na turma.
- UMA PROPOSTA DE INDICADORES DE QUALIDADE DOCENTE DO ENSINOPublication . Amante, Maria João; Martins, Emília; Mendes, Francisco; Oliveira, TeresaA avaliação da qualidade docente no ensino superior não reúne consenso. Essa dificuldade poderá ser resultante da ausência de acordo de um perfil de “bom professor”. Propusemo-nos, com o nosso estudo, encontrar indicadores de qualidade docente que resultassem do acordo das opiniões de alunos e professores. Para tal desenvolvemos o nosso estudo em três fases. A primeira, que consistiu em entrevistas semi-estruturadas a professores e alunos das escolas do Instituto Politécnico de Viseu que possibilitaram a construção de um questionário de opinião, representativo de todas as opiniões de docentes e alunos acerca desta questão - o QIQDES. A segunda fase consistiu na avaliação das diferenças entre professores e alunos quanto ao perfil de “bom professor” doensino superior. A análise global dos resultados permitiu-nos concluir que todos os itens foram, em média, valorizado positivamente. A terceira fase do estudo pretendia chegar a uma proposta final de perfil. Para a avaliação do perfil de “bom professor” do ensino superior procedemos a 4 análises factoriais consecutivas tendo chegado a 6 categorias que constituem a nossa proposta final de perfil. Estas categorias implicaram reorganização de alguns itens e alterações na designação das nossas categorias iniciais.