Browsing by Author "Pinto, Maribel dos Santos Miranda, orient."
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- CoP "@rrobas der saber" : construção colaborativa para uma prática inovadoraPublication . Pereira, Maria Salomé Dias Martins; Pinto, Maribel dos Santos Miranda, orient.Resumo Atualmente, ninguém pode deixar de reconhecer as profundas mudanças sociais operadas pela presença das TIC e da Internet que nos permitem comunicar em rede, proporcionando, através da Web 2.0, que sejamos coautores, em modo síncrono ou assíncrono, de conteúdos diversos. Estas experiências estão disseminadas e, na generalidade, todos têm acesso a elas. Neste contexto as comunidades de prática online ganham relevância enquanto espaços de promoção do conhecimento individual e coletivo. É neste cenário que surge esta investigação em que se criou e estudou a comunidade de prática (CoP) @rrobas de saber para professores e educadores de infância no agrupamento de escolas de Castro Daire. O trabalho seguiu a metodologia de estudo de caso, decorrendo a recolha de dados entre os dias 18 de fevereiro e 30 de junho de 2013, através das técnicas: grupo de enfoque (focus group); observação participante; registos eletrónicos e inquérito por questionário. Ao nível da análise de dados, exploraram-se abordagens quantitativas e qualitativas. Para a análise das interações recorreu-se a um modelo de análise de interações para CoP online. Os resultados mostraram que a @rrobas de saber não se constituiu uma efetiva CoP, situando-se num estádio prematuro. No entanto a este novo espaço virtual foi reconhecido valor como espaço promotor da partilha de saberes e experiências.
- Quadro interactivo em contexto de Jardim de Infância: aprendizagem no domínio da expressão plásticaPublication . Rodrigues, Maria Helena Duarte Sobral; Pinto, Maribel dos Santos Miranda, orient.O estudo desta investigação promove a utilização do Quadro Interactivo, em contexto de Jardim de Infância, no domínio da Expressão Plástica. Pretende determinar qual o impacto do Quadro Interactivo no desempenho, motivação, interesse e envolvimento das crianças na utilização desta tecnologia, em alternativa ao computador. O recurso ao Quadro Interactivo pode proporcionar uma maior interactividade, despertar a concentração e promover um maior envolvimento das crianças. Esta investigação consiste num estudo de caso, que pretende descrever como o Quadro Interactivo pode enriquecer as experiências de aprendizagem das crianças, do Jardim de Infância, através do desenho, utilizando o software Tux Paint. Relativamente aos instrumentos de recolha de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas a doze crianças, e a utilização da Escala de Envolvimento da Criança, inserida no Projecto Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias. Os resultados desta pesquisa revelaram ligeiras discrepâncias no envolvimento da criança com o computador e com o Quadro Interactivo. Se aliarmos ao Quadro Interactivo uma aplicação de Expressão Plástica, é possível potenciar uma maior motivação e envolvimento, proporcionando à criança o desenvolvimento de novas experiências de aprendizagem. Os dados recolhidos, durante este estudo, sugerem que o Quadro Interactivo facilita a interactividade entre as crianças contribuindo positivamente no seu desempenho. A pesquisa também sugere, que quando subsiste intenção no docente, em preparar ambientes de qualidade, mediados por esta tecnologia, a criança permanecerá envolvida de forma activa e concentrada na execução das suas actividades. Finalmente são sugeridas algumas recomendações para o desenvolvimento de novos estudos, em contexto de Jardim de Infância, envolvendo a tecnologia do Quadro Interactivo.