Browsing by Author "Rocha, Paula"
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- Acolhimento na Escola Superior de Saúde de Viseu : Roteiro do Programa de Mentoria Ano Letivo 2024-2025Publication . Coutinho, Emília; Lemos, Carlos Miguel Correia; Batista, Susana; Rocha, Paula; Cordeiro, Manuel; Condeço, Luís; Lemos, Micaela Correia; Tomás, Luísa da Glória Sassoma; Simões, Marisa Mourinho; Domingues, Beatriz Gomes; Freitas, Joana Filipa Figueiredo; Duarte, Tatiana Gonçalves; Sousa, Ana Margarida; Silva, Annylise das Neves Fonseca e; Guedes, Beatriz Gonçalves; Giestas, Diana Beatriz Esteves; Guímaro, Ema Fonseca; Matos, Ema Lima; Filipe, Lara Bento; Coelho, Margarida Costa; Lima, Maria João; Viana, Maria João Martins; Santos, Matilde Lopes dos; Cardoso, Sara Filipa Sousa Rocha; Cardoso, Sofia Fernandes; Santos, Ana Filipa Néri dos; Ribeiro, Ana Rosa Jesus; Gomes, Bárbara Rosa; Oliveira, Beatriz Azevedo; Gomes, Carina da Silva; Silva, Carlos Rafael; Henriques, Francisca Lúzia; Albuquerque, Gonçalo Costa; Andrade, João Gabriel Jeovani; Fernandes, Jorge Miguel Cardoso; Ferreira, Pedro Miguel Fernandes; Bento, Raquel Pereira; Coimbra, Sílvia Duarte; Almeida, Sofia
- Mentoria no Politécnico de Viseu: Um recurso para o acolhimento na Escola Superior de Saúde de ViseuPublication . Coutinho, Emília; Rocha, Paula; Campos, Sofia; Batista, SusanaO Politécnico de Viseu (PV) tem vindo a desenvolver práticas de inclusão de estudantes e membros da academia. A implementação dos princípios da educação inclusiva no Ensino Superior (ES) é um desafio à própria academia, docentes, estudantes, não docentes, concretizável através da implementação de Programas de Tutoria/Mentoria, como descrito no Manual de Mentoria da Instituição (IPV, 2020) disponível em: https://repositorio.ipv.pt/bitstream/10400.19/6957/3/PM.IPV_rev.pdf que suportou a construção deste guia: Mentoria no Politécnico de Viseu: um recurso para o acolhimento na Escola Superior de Saúde de Viseu. O Programa de Tutoria/Mentoria do PV, que com a escola de verão de 2020 assumiu o nome “Mentores em ação”, nome atual da plataforma de mentoria (disponível em https://mentoria.ipv.pt/) é uma estratégia de intervenção institucional do PV, interpares, na promoção do acolhimento e inclusão de estudantes recém-chegados, independentemente das suas características individuais, no sentido de prevenir a discriminação, racismo, xenofobia, solidão, abandono, insucesso académico entre outros. As principais Áreas do Programa de Tutoria/Mentoria são: o acolhimento e promoção de relações interpessoais; a apresentação da unidade orgânica, serviços/recursos existentes, e da cidade; e acompanhamento no processo de adaptação ao ensino superior fornecendo informação específica sobre cada curso. Os principais objetivos do Programa de Tutoria/Mentoria são: Promover a inclusão de estudantes na instituição; Desenvolver mecanismos de acolhimento e acompanhamento de estudantes; Apoiar estudantes provenientes de outras regiões nacionais e estrangeiras; Promover um ambiente de proximidade e colaborativo; Contribuir para o enriquecimento pessoal e curricular de estudantes; Promover a equidade, o sucesso académico e a resolução de dificuldades diversas apresentadas por estudantes; Prevenir o abandono académico; Criar uma rede interna de apoio académico e entreajuda. Os intervenientes no Programa de Tutoria/Mentoria: Tutor/a Coordenador/a da Instituição; Tutor/a Coordenador/a da UO; Tutor/as; Mentores/as Coordenadores/as; Mentores/as; Mentorados/as (têm direito à orientação e acompanhamento por parte de mentor/a durante o seu primeiro ano de frequência na academia). O programa de tutoria/mentoria está disponível a qualquer estudante da ESSV com inscrição no 1.º ano do Curso de Enfermagem requerendo que o mesmo manifeste formalmente o seu interesse nessa participação através do preenchimento de um formulário online, ao qual pode aceder através do link: https://mentoria.ipv.pt/?pagina=mentorados#LerMais. Este Programa de Tutoria/Mentoria assenta na relação entre mentor/a e mentorado/a baseada na confiança, reciprocidade, respeito, entreajuda, companheirismo, presença e disponibilidade. Considera ainda a promoção da capacidade de autonomia e tomada de decisão por parte do/a estudante, bem como o seu direito à autodeterminação e liberdade. O programa de tutoria/mentoria tem efeitos benéficos, não só sobre os/as estudantes recém-chegados/as, mas também sobre os/as próprios/as mentores/as e, finalmente, no ambiente global da academia. A relação de mentoria fundamenta-se na interação de um/a estudante mais experiente na academia com um/a outro/a aí recém-chegado/a. Nesta relação, o/a estudante mais experiente orienta e acompanha aquele/a que acabou de chegar, transmitindo-lhe a sua visão e perceções do mundo académico vivenciado, permitindo que este/a aceda de forma privilegiada a informação importante à sua compreensão do “mundo novo”. O contributo dos/as mentores/as é fundamental para a motivação e encorajamento dos/as estudantes recém-admitidos/as. Essa partilha por parte do/a mentor/a poderá ter efeitos muito positivos também no sucesso académico, prevenção do abandono, no desenvolvimento de um sentimento de autorrealização e satisfação, contribuindo para o seu desempenho profissional futuro e finalmente para uma sociedade mais empreendedora, acolhedora e solidária. Este programa permite que, a partir da experiência vivida por mentores/as (estudantes a frequentar há mais tempo a ESSV e com mais experiência), estes/as ajudem os/as mentorados/as, estudantes recém-chegados/as (estudantes que ingressam pela primeira vez na ESSV), em todo o processo de acolhimento e inclusão, desde questões mais básicas a outras mais complexas, como alojamento, transportes, aulas, inscrições, reprografia, refeitório, bar, entre outros. Sejam bem-vindos e bem-vindas à melhor escola do país: a vossa! Preparámo-nos para melhor vos acolher!