Browsing by Author "Santos, Leonor"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação em Matemática: Problemas e desafiosPublication . Menezes, Luís; Santos, Leonor; Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos; Rodrigues, CátiaEste livro contém um conjunto de artigos sobre a temática da avaliação em Matemática, identificando problemas e desafios.
- A comunicação nas práticas de jovens professores de MatemáticaPublication . Ponte, João Pedro; Guerreiro, António; Cunha, Helena; Duarte, José; Martinho, Helena; Martins, Cristina; Menezes, Luís; Menino, Hugo; Pinto, Hélia; Santos, Leonor; Varandas, José; Veia, Luciano; Viseu, FlorianoEste artigo visa conhecer o modo como jovens professores, de diversos níveis de ensino, recém diplomados por instituições de formação inicial, orientam a comunicação nas suas aulas, a que aspectos tendem a dar atenção, que dificuldades sentem. Na sua base está um trabalho colectivo realizado por formadores de instituições de ensino superior em Portugal, preocupados em melhorar a qualidade da formação inicial dos professores, em especial no que se refere à Didáctica da Matemática. A metodologia, de natureza qualitativa e interpretativa, envolveu a realização de 12 estudos de caso. Os resultados mostram que a comunicação é vista pelos jovens professores como um suporte de um ambiente geral que poderá favorecer, em termos globais, a aprendizagem. No entanto, são relativamente poucos aqueles que identificam a comunicação como um objectivo curricular importante da disciplina de Matemática e que apontam estratégias consistentes para a promover, tanto na sua vertente oral como na sua vertente escrita. São ainda menos os que apontam a comunicação como um processo fundamental para o desenvolvimento de significados matemáticos por parte dos alunos. Estes resultados sugerem que as instituições de formação podem ter interesse em reflectir sobre as suas práticas de formação neste domínio.
- Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunosPublication . Santos, Leonor; Moreira, Darlinda; Menezes, Luís; OutrosNeste artigo aborda-se o conhecimento profissional de professores de Matemática e de professores do 1.º ciclo do ensino básico em início de carreira, sobre os alunos. A importância deste tipo de conhecimento do professor deriva da sua estreita relação com as práticas de sala de aula, qualquer que seja a perspectiva teórica que se adopte sobre esta relação. Neste estudo, assume-se uma relação dialéctica entre ambos não fazendo sentido falar de um sem o outro. Assim, por um lado, o conhecimento profissional tem uma fonte tanto disciplinar como experiencial, resultando da reflexão e investigação dos professores sobre as práticas; por outro, o conhecimento é extremamente importante como inspirador das práticas, apontando ao professor possíveis rumos de acção.
- Investigação em Educação Matemática 2012: Práticas de ensino da MatemáticaPublication . Santos, Leonor; Canavarro, Ana; Boavida, Ana; Oliveira, Hélia; Menezes, Luís; Carreira, SusanaEsta revista inclui artigos sobre as práticas de sala de aula de professores de Matemática.