Browsing by Author "Silva, Arlete"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Investigar a comunicação matemática no 1º CicloPublication . Menezes, Luís; Santos, Filipe; Silva, Arlete; Trindade, Maria JoãoEste trabalho apresenta parte da investigação conduzida por quatro professores (três do primeiro Ciclo e um do Superior) que trabalharam num projecto colaborativo focado na comunicação matemática no 1º Ciclo. A investigação foi conduzida em colaboração e teve como objecto de estudo as práticas comunicativas dos professores do primeiro ciclo ao trabalharem a área de Matemática, através da problematização critico-reflexiva feita por cada um. Para permitir uma análise mais profunda das acções comunicativas desenvolvidas por cada um deles, o grupo do projecto começou por discutir alguns trabalhos da área da comunicação matemática, com a presença de episódios de aulas. Os problemas colocados no projecto foram trabalhados até aparecerem boas questões que pudessem orientar a investigação; após esta fase edificou-se um dispositivo de investigação, com o trabalho a desenvolver por cada um dos elementos do grupo, na preparação de materiais, na recolha e análise de dados. O texto que agora emerge corresponde a um relato dos passos dados e traduz um esforço para tornar público alguns pontos desse caminho.
- Pais, filhos, professor e comunicação matemáticaPublication . Menezes, Luís; Silva, ArleteEsta experiência surge no quadro do projecto de investigação “Investigar a comunicação matemática: a prática dos professores”, que envolveu três professores do 1º ciclo e um professor do ensino superior num trabalho colaborativo. Como o próprio nome o sugere, o projecto incidiu sobre a temática da comunicação matemática no 1º ciclo, a partir da problematização das práticas profissionais dos professores. Neste quadro, surgiu a ideia de realizar um trabalho que favorecesse o desenvolvimento da comunicação matemática dos alunos logo desde a entrada na escola. As leituras feitas no projecto e a existência de alguns problemas na turma que exigiam o envolvimento directo dos pais, criaram as condições para o lançamento da ideia: os alunos, ao fim de semana, ficariam incumbidos de fazer, aos pais, um relato oral (dado que ainda não dominavam a escrita) de um qualquer aspecto da Matemática trabalhado nas aulas durante a semana. Os pais fariam o registo, que depois seria trazido para a aula, na segunda-feira seguinte.
- Professores investigam as suas práticas: Um projecto sobre a comunicação Matemática no 1º cicloPublication . Menezes, Luís; Silva, Arlete; Santos, Filipe; Trindade, Maria JoãoA investigação das práticas pelos professores é uma ideia extremamente aliciante, uma vez que promove a aproximação da concepção do conhecimento didáctico à sua utilização e a das escolas aos centros de investigação. Esta visão concede aos professores uma maior autonomia profissional, uma vez que estes tendem a tomar em mãos a sua profissão; concede também a estes profissionais a possibilidade de se integrarem em redes, que envolvem diferentes profissionais, como investigadores, dirigentes escolares ou docentes de outros níveis de ensino, numa lógica de trabalho em colaboração.