Browsing by Author "Silva, Carla"
Now showing 1 - 10 of 18
Results Per Page
Sort Options
- A actividade física desportiva e a terceira idade. Estudo centrado no concelho de Celorico da BeiraPublication . Silva, Carla; Pereira, AntoninoÉ extensa a literatura que evidencia os benefícios que a actividade física promove ao nível da saúde e do bem-estar dos idosos (Sallis, 1998; Spirduso, Francis & MacRae, 2005). Porém, é importante saber até que ponto a actividade física está a ser promovida e entendida no nosso país, nomeadamente em concelhos rurais do interior centro do país. Nesse sentido, a presente investigação pretendeu identificar as representações que a população idosa do concelho de Celorico da Beira tem acerca das actividades físicas, averiguar as suas práticas e conhecer as aspirações a este nível. O estudo centrou-se em 12 idosos, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 65 e os 90 anos, utentes de seis instituições da terceira idade do concelho, aos quais foram realizadas entrevistas semi-estruturadas (Creswell, 1994; Ruquoy, 2005). A técnica de tratamento da informação utilizada foi a “análise de conteúdo” (Bardin, 2008). A maioria dos inquiridos manifestou um grande interesse pela actividade física, sendo as razões mais apontadas para a sua prática o convívio, o prazer/bem-estar e a saúde. As actividades mais praticadas são as proporcionadas nas instituições, salientando-se os exercícios de mobilização global, os jogos com /sem bola e as caminhadas. No que se refere às actividades físicas que os idosos gostariam de praticar verifica-se que os jogos tradicionais, os percursos pedestres, os exercícios nas máquinas (bicicleta e tapete rolante) e as actividades aquáticas são as mais desejadas.
- Dark Tourism: Concepts, Typologies and SitesPublication . Fonseca, Ana Paula; Seabra, Cláudia; Silva, CarlaDark Tourism, understood as the type of tourism that involves a visit to real or recreated places associated with death, suffering, misfortune, or the seemingly macabre, is not a new concept, even from a touristic point of view. In fact, places of war, disasters, death and atrocities always fascinated humans and are subject to visits. People have long been drawn, purposefully or otherwise, towards sites, attractions or events linked in one way or another with death, suffering, violence or disaster. The concept of dark tourism has been designed and studied for the last years and many are the destinations around the world where it has been implemented, playing an important role in both a country’s economy and its image. However, there is a gap in literature about this specific type of tourism. The main goal of this paper is to present a literature review about this new tourism product where the thrill seeking is the main motivation. Specifically, it’s our intent to present some Dark Tourism definitions, history and evolution, as well as, to introduce its typologies and identify the most important dark tourist sites all over the world.
- Enoturismo e as rotas de vinho no Centro de Portugal:um estudo da oferta turísticaPublication . Lopes, André; Seabra, Cláudia; Paiva, Odete; Pereira, Andreia; Silva, Carla; Abrantes, José LuísA cultura do vinho faz parte da história cultural e social de um território, sendo um elemento fundamental da identidade portuguesa. O cultivo da vinha e o consumo de vinho em Portugal são mais antigos do que a sua própria nacionalidade (Hall & Mitchell, 2000). A Estratégia para o Turismo português (2017) identifica a gastronomia e o vinho como um dos ativos estratégicos qualificadores para o desenvolvimento do turismo nacional. De facto, o enoturismo é um produto turístico emergente e tem um papel cada vez mais importante no desenvolvimento e na promoção das regiões vitivinícolas (Brás, 2010) e tem contribuído para a construção de uma forte imagem de marca para os destinos do vinho intensificando a competição entre eles (Thanh & Kirova, 2018). Este produto tem um potencial de crescimento assinalável. A indústria do turismo espera que o número de enoturistas cresça para quatro milhões até 2020 (Atout France, 2015). Em Portugal este é, igualmente, um mercado em crescimento. Em 2016, calcula-se que existiram um total de 2,2 milhões de enoturistas de acordo com a Associação das Rotas do Vinho de Portugal (Viajar, 2017). O enoturismo, como parte integrante do setor da Gastronomia e dos Vinhos, caracteriza-se por compreender um conjunto significativo de atividades que proporcionam o contacto dos turistas com a cultura da vinha e do vinho, como sejam: atividades vitivinícolas, produtos do vinho e património paisagístico e arquitetónico. As rotas de vinho são, atualmente, um dos instrumentos privilegiados de organização e de divulgação do enoturismo (Correia, 2005) e em alguns destinos são as principais atrações turísticas (Getz, 2000; Hall & Mitchell, 2004). O enoturismo, produto turístico emergente, tem um papel cada vez mais importante no desenvolvimento e promoção das regiões vitivinícolas (Brás, 2010). As rotas de vinhos são instrumentos privilegiados de organização e divulgação do enoturismo (Correia, 2005), podendo ajudar a redesenhar as economias das zonas rurais (Scherrer, Alonso, & Sheridan, 2009). Compreende duas indústrias completamente distintas: i) a indústria do vinho, que se encontra tipicamente orientada para o produto e para a sua produção; e ii) o turismo, que trabalha em função do turista (Carlsen & Charters, 2004). As rotas de vinho, criadas em Portugal pela iniciativa dos produtores de vinho, no ano de 1993, têm como objetivo fundamental aumentar a promoção e a venda dos seus produtos e desenvolver o potencial turístico das diferentes regiões vitivinícolas, em diversas áreas, tais como na cultura, história, tradições e património construído e paisagístico (Costa & Kastenholz, 2009). O Centro de Portugal apresenta um enorme potencial na área do enoturismo, especialmente pela presença de rotas de vinhos. De facto, esta região tem três das 13 rotas de vinho nacionais: Rota do Vinho do Dão (Viseu), Rota do Vinho da Bairrada (Anadia) e Rota da Vinha da Beira Interior (Guarda). Este capítulo tem como objetivo realizar uma análise àquelas Rotas de Vinho como meio de desenvolvimento das regiões vitivinícolas ao nível económico, social e ambiental e, também, como uma oportunidade para promover as imagens positivas das regiões vitivinícolas.
- Holistic tourism: Motivations, self-image and satisfactionPublication . Rocha, Gabriel; Seabra, Cláudia; Silva, Carla; Abrantes, José LuísHolistic tourism has become a new and alternative form of tourism and an important trend among tourists who seek programs and experiences that would allow them to achieve balance between mind, body and soul. Choosing holistic tourism means that a tourist can enjoy a different and full experience which goes beyond the simple contact with cultures, people, places or landscapes. It focuses on self-transformation and on an attempt of people understanding more about themselves. It is crucial we understand each person´s view about this new type of tourism since this perspective will surely bring potential new investors to this product. Knowing what every tourist values, feels and needs- in terms of personal fulfillment- can turn this new type of tourism into a competitive one. This study includes an empirical research conducted through questionnaires to 300 holistic tourists in four different Portuguese destinations: Azores, Gerês, Lisbon and Algarve. The results allowed a better understanding of the holistic tourists’ characteristics, their main motivations, self-image perception and satisfaction levels while taking part in holistic tourism.
- A imagem da Serra da Estrela, na perspetiva dos turistasPublication . Silva, Carla; Abrantes, José Luís; Kastenholz, ElisabethAs montanhas representam 24% da superfície terrestre global (Grover et al., 2014; Kapos, Rhind, Edwards, Price & Ravilious, 2000), albergando 12% da população mundial (Huddleston, Ataman & Fè d’Ostiani, 2003). Nas áreas adjacentes às montanhas, reside ainda 14% da população do planeta (Meybeck, Creen & Vorosmarty, 2001). As áreas de montanha incluem mais de 475 áreas protegidas, cobrindo mais de 264 milhões de hectares e 140 montanhas foram declaradas Reservas Biosféricas pela UNESCO (Nepal, 2002). As montanhas são assim importantes para pelo menos metade da humanidade e não apenas porque constituem fontes de água, energia, produtos agrícolas e florestais, mas também, e muito, porque são detentoras de paisagens únicas, ar puro, beleza natural, história e cultura (UNEP, 2007), constituindo centros de diversidade biológica e cultural, recreação e turismo (Messerli & Ives, 1997; Monz, 2000). As montanhas são, deste modo, espaços culturais, naturais, sociais e físicos (Robertson & Hull, 2001), marcados pelo imaginário e com diferentes significados ao longo dos tempos (Silva, 2011). Os mitos, as imagens e o imaginário das montanhas são os elementos centrais que constroem os seus significados (Macfarlene, 2004; Thomas, 2004). A atratividade das regiões de montanha para o turismo está associada, de uma forma significativa, com a sua imagem (Nepal & Chipeniuk, 2005) e a imagem dos destinos turísticos é um dos mais populares temas de investigação em turismo (Hunter, 2016). Esta constitui um factor crítico nos comportamentos de consumo em turismo (Ko & Park, 2000). A imagem afeta a perceção do indivíduo e, por isso, o seu comportamento (Gallarza, Saura & Garcia, 2002). Nas últimas décadas, tem-se evidenciado o valor da imagem dos destinos turísticos no processo de seleção dos mesmos (Chen, Lin, & Petrick, 2013; Tasci & Gartner, 2007), mas a influência da imagem não se limita, no entanto, à escolha dos destinos turísticos, afetando mesmo o comportamento dos indivíduos em turismo de uma forma geral (Cooper, Fletcher, Gilbert, Shepherd, & Wanhill, 2008). Por outro lado, e no atual contexto de competitividade, os destinos turísticos podem diferenciar-se pela imagem que os consumidores têm sobre eles enquanto destinos alternativos, tornando-se vital o desenvolvimento da imagem “certa” para mercados específicos, no sentido de garantir uma vantagem competitiva. Por outro lado, com base na associação de determinados ‘benefícios procurados’ ao destino podem distinguir-se turistas com imagens de destino distintos, cujo conhecimento em muito contribui para uma gestão mais sustentável dos mesmos através da otimização da respetiva ‘gestão da procura turística’, combinando o destino com o ‘mercado certo’ (Kastenholz, 2004). Neste contexto, e dada a importância das montanhas e do turismo de montanha e a escassez dos estudos no âmbito turístico destas regiões (os que existem são mais centrados na componente geográfica), importa conhecer a imagem associada a estes lugares (Knudsen, Soper & Metro-Roland, 2007). Por outro lado, a Serra da Estrela, sendo o espaço privilegiado de montanha e, de acordo com a Estratégia Turismo 2027 (Turismo de Portugal, 2017), um ativo estratégico diferenciador para Portugal, constitui o destino turístico de montanha mais procurado do país. Neste sentido, o estudo pretende medir a imagem que os turistas têm da Serra da Estrela, de forma a identificar, de forma holística e multidisciplinar, as dimensões de imagem associadas a este destino turístico de montanha. Com base numa extensa revisão da literatura em imagem dos destinos turísticos e áreas de montanha, e nos resultados obtidos a 105 turistas da Serra da Estrela, conclui-se que a imagem conferida a esta região de montanha apresenta sete dimensões: (1) Natureza e Ecologia, (2) Imagem Afetiva, (3) Desporto, Lazer e Aventura, (4) Cultura, (5) Vida e Saúde, (6) Mística e Sagrada, e (7) Social.
- International Conference on Tourism and Social Support TechnologiesPublication . Santos, Fernando Miguel Soares Mamede dos; Café, Afonso Pedro Ribeiro; Carvalho, Ana Branca; Guedes, Anabela; Pereira, Andreia; Oliveira, Ângela; Silva, Carla; Lemos, Carlota; Seabra, Cláudia; Gomes, Cristina Azevedo; Mota, David; Fidalgo, Filipe; Sousa, João; Vidal, João; Pinho, José Carlos; Lousado, José Paulo; Pereira, José; Gambardella, Luca Maria; Pato, Lúcia; Shafik, Mahmoud; Brito, Manuel; Ferrer, María Belén; Martins, Nayra; Dionísio, Nuno; Pinho, Nuno; Santos, Paula; Duarte, Paulo; Rito, Pedro; Rocha, Pedro; Silva, Pedro; Gomes, Raquel; Montemanni, Roberto; Antunes, Sandra; Sotomayor, Silvia Feliu Álvarez de; Chou, Xiaochen
- Motivation and involvement in international tourismPublication . Seabra, Cláudia; Vicente, Margarida; Silva, Carla; Abrantes, José LuísUsing a sample of international tourists travelling in Portugal, Spain and Italy, this study identifies key issues related with tourist involvement. One of the main aspects in the consumer behavior and the decision processes’ understanding is the concept of involvement (Broderick & Mueller, 1999; Dimanche et al., 1993) because it influences the decision rules used by tourists to reach the final decision (Sirakaya & Woodside, 2005). An empirical study of 600 international tourists reveals that motivation to relax influences tourists’ involvement with the trip. A structural model reveals that when tourists are motivated to relax they get directly more involved with their trip (pleasure and information seeking). The motivation to relax also influences indirectly the tourist involvement with the evaluation and quality perception of the trip through its influence on involvement with the trip planning. Discussion centers on the implications of this model to theory and managerial development of tourism and services strategies. Directions for future research are also presented.
- Motivations to Visit Jerusalem, Santiago De Compostela And Fatima As Sacred Destinations: A Generational ApproachPublication . Silva, Carla; Abrantes, José Luís; Hernstein, Ram; Reis, ManuelThe present study analyses in a holistic and multidisciplinary approach the motivations that tourists have to visit sacred places. The goal is to find out what are the key motivational factors that determine their choice. It supplies an extensive literature review focusing on the concept of motivations, which allows us to identify the main reasons that draw people to sites. The fieldwork of this study includes pilgrims and or tourists at three sacred sites: Fátima (Portugal), Santiago de Compostela (Spain) and Jerusalem (Israel). Fieldwork includes surveys of 633 tourists from different religions visiting these symbolic places who belong to generations of Baby Boomers, Generation X, and Millennials. The results show the existence of a multidimensional scale that incorporates three dimensions of motivation to visit sacred places as tourist destinations: (1) Faith, (2) Personal enrichment and (3) Calling. However, due to the differences of generations - Baby Boomers, Generation X, and the Millennials - the importance and significance of each of those motivations for the tourists who visit these sacred places is different. The present study has important implications for the marketing and planning of sacred destinations, particularly in the development of strategies of segmentation, targeting and positioning, through the disclosure of the differentiated characteristics valued by each age group of tourists.
- Pandemia COVID-19 e Qualidade de Vida: Perceções de Estudantes de Ensino Superior PortuguesesPublication . Xavier, Paula; Amante, Maria João; Araújo, Lia; Fonseca, Susana; Magalhães, Cátia; Silva, Carla; Cordeiro, Leandra; Magalhães, Cátia; Amante, Maria João; Xavier, P.; Fonseca, SusanaDurante o primeiro confinamento geral (março de 2020), uma equipa de psicólogo/as e docentes do Instituto Politécnico de Viseu (IPV) dinamizou, através da rede social Facebook, um espaço informal de partilha e discussão de informação e estratégias de superação do isolamento social dirigido a toda a comunidade académica. No seu seguimento foi desenvolvido um projeto de investigação com vista a compreender o impacto psicossocial da pandemia COVID-19 no grupo dos estudantes. Neste artigo são apresentados dados parciais desse projeto de investigação. Trata-se de um estudo descritivo e transversal com uma amostra de conveniência constituída por 567 estudantes onde foi utilizado um questionário construído para o projeto de acordo com os objetivos, e preenchido online, na altura do segundo confinamento geral. Os participantes identificaram como alterações na sua vida associadas à pandemia, maioritariamente, aquelas experienciadas nas Rotinas Familiares (64,2%), Relações Pessoais (62%) e no Desempenho Académico (57,3%). A análise de conteúdo dos motivos subjacentes às alterações identificadas aponta, predominantemente, para a perceção de impacto no funcionamento socio-ocupacional (53,8%), evidenciando-se as Alterações na Gestão de Vida (52,2%) e na Vida Académica (36,5%), e no funcionamento pessoal e relações (46,2%), sobretudo nas Relações Sociais (26,2%) e Relações com a Família (23,6%). A leitura integrada das experiências dos estudantes sugere que os impactos se fizeram sentir em diferentes domínios da Qualidade de Vida. Em complemento às medidas de segurança sanitária, as Instituições de Ensino Superior devem desenvolver/reforçar práticas e recursos facilitadores da criação de contextos protetores face aos riscos associados à situação pandémica.
- Perceções dos professores acerca da Educação Física: um estudo de casoPublication . Pereira, Antonino; Silva, Carla; Pinheiro, ClaúdiaApesar do elevado potencial para desenvolvimento dos jovens, a Educação Física tem enfrentado diversos constrangimentos em vários países. Nesse sentido, este estudo pretendeu conhecer as representações de professores acerca do estado atual da EF numa cidade da região centro de Portugal. O campo de estudo foi composto por 10 docentes, a lecionar em escolas públicas do concelho de Viseu, aos quais foram realizadas entrevistas semiestruturadas. Os dados evidenciam que os alunos têm vindo a atribuir uma menor importância à EF enquanto os pais a valorizam mais. Relativamente aos programas, referem que diversas vezes são ignorados os interesses dos alunos, devem ser menos extensos e proporcionar novas modalidades relacionadas com o meio sociocultural. Defendem que a avaliação atualmente é adequada e no futuro deverá evidenciar mais o empenhamento do aluno.