Browsing by Author "Vallescar-Palanca, Diana"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- 7 Ferramentas para a mentoria: Um roteiro para o sucesso: Referencial pedagógico nº 2Publication . Coutinho, Emília; Vallescar-Palanca, Diana; Margarida Campos, Sofia; Alves, Ana BertaA implementação da mentoria para o desenvolvimento pessoal e profissional requer um conjunto de ferramentas práticas para o desenvolvimento integral e harmónico da pessoa. O projeto "Mentores para a inclusão" pretende fornecer, através de "7 Ferramentas para a mentoria: Um roteiro para o sucesso: Referencial pedagógico nº 2", um conjunto de ferramentas que ajudem a estrutura e direcionar o processo da mentoria, focar metas, facilitar a reflexão, aprendizagem e desenvolvimento de habilidades, acompanhar o progresso e o seu registo. Este referencial é um complemento do referencial pedagógico nº 1: "7 Passos para a mentoria: Um roteiro para o sucesso". Desta forma, o programa de mentoria oferece uma informação compacta dos aspetos teóricos e práticos da mentoria e responde ao compromisso com a agenda da inclusão, equidade e diversidade, no âmbito do ensino superior, assim como contribui para a criação de uma cultura de mentoria, no contexto académico. Palavras chave: ferramentas, mentor, mentora, mentorado, mentorada, mentores para a inclusão, diversidade, interculturalidade, desenvolvimento, competências.
- 7 Passos para a mentoria: Um roteiro para o sucesso: Referencial pedagógico nº 1Publication . Coutinho, Emília; Vallescar-Palanca, Diana; Margarida Campos, Sofia; Alves, Ana BertaA implementação da mentoria representa uma mais valia para o desenvolvimento pessoal e profissional, em todos os aspetos da vida do mentor e do mentorado. Trata-se de uma relação que envolve a troca de conhecimentos, perspetivas, experiências e estratégias, o que requer um enquadramento, planeamento e compromisso de ambas as partes. Quanto melhor se desenvolver essa relação de confiança, cuidado, respeito ... , mais eficaz e produtivo pode ser o processo de mentoria. O projeto "Mentores para a Inclusão" pretende fornecer, através deste referencial pedagógico, um rápido acesso, e de fácil leitura, aos princípios e orientações e facultar alguns recursos básicos para desenvolver as práticas da mentoria. 7 Passos para a mentoria: Um percurso para o sucesso: Referencial pedagógico Nº1 representa uma resposta e compromisso com a agenda da inclusão, equidade e diversidade, no âmbito do ensino superior, assim como contribui para a criação de uma cultura de mentoria, no contexto académico. Palavras chave: mentor, mentora, mentorado, mentorada, mentores para a inclusão, diversidade, interculturalidade, desenvolvimento, ferramentas.
- Mentoria 1, 2, 3, 4: Um olhar sobre recursos chave da mentoria: Referencial pedagógico nº 2Publication . Alves, Ana Berta; Coutinho, Emília; Vallescar-Palanca, Diana; Margarida Campos, SofiaA mentoria tem como objetivo o desenvolvimento pessoal e profissional e pode assumir formas variadas, desde o envolvimento de diferentes estilos de relacionamento e de perfis de mentor/a e mentorado/a, até à variedade de recursos e práticas. O Projeto +Mentorias apresenta o referencial pedagógico nº2, Mentoria 1,2,3,4: Um olhar sobre os recursos chave. Este guia centra-se em três aspetos: 1) A mentoria interpares, na qual se partilham experiências, identidades, esperanças, preocupações e aprendizagens com os colegas que, apesar de se encontrarem em situações semelhantes, possuem um diferencial de conhecimento, ou de práticas, em alguma área. Prevê uma forma específica de ajuda e de apoio para a resolução de problemas e constitui uma poderosa forma de progredir. 2) A Teoria Grow, um recurso de planificação procedente do coaching. 3) Os princípios éticos da mentoria que orientam este modelo de relacionamento. Inclui, ainda, um conjunto de recursos úteis, entre os quais se encontram o mapa de empatia e sugestões para o trabalho de mentoria interpares. Palavras chave: mentoria, mentoria interpares, teoria Grow, ética da mentoria, via dupla, mentor/a, mentorado/a, relacionamento de mentoria, tipologia de mentor/a, tipologia de mentorado/a, inclusão, relacionamento.
- Mentoria 1, 2, 3: Um olhar sobre os princípios básicos: Referencial pedagógico nº 1Publication . Alves, Ana Berta; Coutinho, Emília; Vallescar-Palanca, Diana; Margarida Campos, SofiaA implementação da mentoria é uma prática de relacionamento intencional, de natureza espontânea, informal ou formal, entre duas ou mais pessoas. O seu objetivo é a troca de conhecimentos, perspetivas, orientações, experiências ou estratégias, que ajudam no enriquecimento pessoal e profissional, a melhorar ou adquirir novas competências, ampliar redes, a encurtar os caminhos e a evitar alguns erros. As diferentes pessoas e as suas práticas dão origem a variados estilos de relacionamento na mentoria que têm sido tipificados em diversos estudos sobre o tema. Realizar o emparelhamento (match) adequado entre mentor/a e mentorado/a redunda no sucesso da mentoria. O projeto +Mentoria(s), apresenta o referencial pedagógico nº1, Mentoria 1,2,3: Um olhar sobre os princípios básicos. Um guia geral, de leitura rápida, para conhecer o núcleo fundacional da mentoria: 1) A mentoria como uma via de duplo sentido; 2) Os seus atores, mentor/a e mentorado/a, assim como 3) As fases do relacionamento na mentoria. Palavras chave: mentoria via de duplo sentido, mentor/a, mentorado/a, relacionamento na mentoria, tipologia de mentor/a, tipologia de mentorado/a, inclusão.
- Mentoring 1, 2, 3, 4: A look at the key resources: Training manual nº 2Publication . Alves, Ana Berta; Coutinho, Emília; Vallescar-Palanca, Diana; Margarida Campos, SofiaMentoring is directed to personal and professional development and can take various forms, ranging from the involvement of different relationship styles and mentor-mentee profiles, to the variety of resources and practices. The +Mentoria(s) Project presents the training manual no.2, Mentoring 1,2,3,4: A look at the key resources. This guide focuses on three aspects: 1) Peer mentoring, in which experiences, identities, hopes, concerns and learning are shared with colleagues who, despite being in a similar situations, have a different knowledge or practice in some area. It provides a specific form of help and support for problem solving and constitutes a powerful way to make progress. 2) The Grow Theory, a planning resource emerged from coaching. 3) The ethical principles of mentoring that guide this relationship model. It also includes a set of useful resources, including the Empathy Map and suggestions for peer mentoring work. Keywords: mentoring, peer mentoring, Grow Theory, mentoring ethics, mentor, mentee, mentoring relationship, mentor typology, mentee typology, inclusion.
- Mentoring 1, 2, 3: A look at the basic principles: Training manual nº 1Publication . Alves, Ana Berta; Coutinho, Emília; Vallescar-Palanca, Diana; Margarida Campos, SofiaThe implementation of mentoring is a practice of intended relationship, naturally spontaneous, informal or formal, between two or more individuals. The main goal is to exchange knowledge, perspectives, guidelines, experiences or strategies, which help in personal and professional enrichment, to improve or acquire new skills, to expand networks, to shorten paths and to avoid some mistakes. Carrying out the appropriate pairing (match) between mentor and mentee results in mentoring success. The +Mentoria(s) project presents the training manual no. 1, Mentoring 1,2,3: A look at the basic principles. This quick guide focuses on discovering the fundamental core of mentoring: 1) Mentoring as a two-way street; 2) Its actors, mentor and mentee, and also 3)The stages of the mentoring relationship. Keywords: mentoring two-way street, mentor, mentee, mentoring relationship, mentor typology, mentee typology, inclusion.