ESEV - DCL - Teses de doutoramento (após aprovadas pelo júri)
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- Estratégias de leitura funcional no ensino/aprendizagem do PortuguêsPublication . Balula, João PauloEsta tese está relacionada com alguns problemas ligados à integração dos jovens portugueses na sociedade actual, tais como: o baixo nível do desempenho em compreensão na leitura revelados pelos estudos sobre literacia relativos a Portugal; a necessidade de redefinir o estatuto da área curricular disciplinar de Língua Portuguesa no desenvolvimento de competências em compreensão na leitura que contribuam para o sucesso escolar e uma melhor integração sócio-profissional. Com este estudo, pretende-se essencialmente: i) definir linhas directrizes de um processo de ensino da Língua Materna orientado para o desenvolvimento de competências em leitura funcional, associadas à recolha e tratamento de informação numa perspectiva multidisciplinar; ii) implementar actividades, definidas com base nessas linhas directrizes, em aulas de Língua Portuguesa do 3º Ciclo do Ensino Básico; iii) avaliar o impacto dessas actividades no aproveitamento dos alunos em Língua Portuguesa e noutras disciplinas do seu currículo. O estudo levado a cabo está centrado numa experiência pedagógica realizada com alunos do 9º Ano de Escolaridade e conduzida pelo seu professor de Língua Portuguesa. Tendo em vista a implementação da experiência, foi concebido um conjunto de actividades destinadas ao ensino explícito de estratégias de recolha e tratamento de informação escrita e ao desenvolvimento de competências relacionadas com a sua utilização. As estratégias trabalhadas foram o sublinhar informação relevante (SIR) e a tomada de notas (TDN). Na análise dos dados, optámos por uma abordagem metodológica de tipo qualitativo. Na discussão dos resultados, tivemos em conta o sucesso nas áreas curriculares disciplinares de Língua Portuguesa e História e o contributo das competências desenvolvidas pelos alunos para uma melhor integração social. ABSTRACT. This PhD thesis deals with some important issues related with the social integration of Portuguese youth, such as: difficulties in reading literacy revealed by studies concerning Portugal; the need to review the role of teaching and learning Portuguese as a Mother Tongue in the development of competences promoting success both in education and society. Thus, the aims of this research are the following ones: i) to define strategies concerning the teaching of Mother Tongue, in order to develop competences concerning reading for information in several contexts; ii) to design teaching activities based on these strategies and to use them with 12-15 year old pupils in classes of Portuguese as Mother Tongue; iii) to assess the success of these activities in learning Mother Tongue and other subjects. Consequently, our field work consisted mainly of an experiment developed with 14-15 year old pupils by their teacher of Portuguese. Several activities were designed and applied in this context: some of them aimed the explicit teaching of reading for information strategies and others the use of these strategies. The selected strategies were underlining important information and taking notes. While analysing data, we used a qualitative research methodology. While discussing results, we considered the success both in learning Portuguese and History and the influence of the competences thus developed in social integration.
- We'd rather be 'red' than dead: embracing one's diference through selected Native Canadian fiction for children and young adultsPublication . Amante, Susana; Celada, Antonio Rodríguez; Caldeira, Isabel; Tavares, Maria TeresaNative Canadian fiction for children and young adults can be viewed as an important means of cultural transmission and socialisation that contributes, to a great extent, to a community‟s collective identity. Here begins the first problem posed to us: trying to define the concept of culture and to examine in what way(s) oral heritage forms a part of it. Then, some other questions arise because in Canada, the haven of multiple cultures and ethnicities, debates about national identity re-surface repeatedly and continue to haunt the collective imagiNation of the country. Finding out the place of Native peoples and their literatures is even a greater difficulty, due to the legacy of colonialism. Despite the difficulties, new voices are currently being authorised as Canadian, and difference has now turned into the distinctive feature of the national literature. Jeannette Armstrong, an Okanagan writer, artist and educator, is well aware of the strength that stems from this variety of cultures and, in her works, she advocates for a plurality of voices within and outside of her community. Using Armstrong‟s fiction for children and young adults, and looking briefly at some other works by Tomson Highway, George Littlechild, Thomas King and C. J. Taylor, this dissertation examines how literature can be read as a site of resistance and/or of cross-cultural exchange connecting diverse people of different nationalities, generations, languages, religions, genders and social conditions.
- E se eu fosse s/Surda? O processo de categorização do mundo da pessoa s/surda: A perspetiva da linguística cognitivaPublication . Silva, Ana IsabelE se eu fosse s/Surda? é um espaço mental construído no âmbito da Linguística Cognitiva que permite um olhar sobre o que é ser s/Surdo e como se processa a categorização do mundo pelo s/Surdo. A Linguística Cognitiva descreve este matizado de conceitos à luz da teoria da categorização, preferindo um tratamento da linguagem atualizada no uso pragmático da língua. Constituímos quatro capítulos no enquadramento teórico ao longo dos quais revelamos as conceções de surdez e da pessoa s/Surda. Questionamo-las a partir da dicotomia deficiência - diferença. Com base no peso do friso cronológico, apresentamos os paradigmas sócio-antropológico e médico-terapêutico definidores de filosofias de educação de s/Surdos. Propomos uma visita à educação de s/Surdos e descrevemos a urgência de uma educação s/Surda promotora do bilinguismo fundado na mestria de duas línguas: a Língua Gestual Portuguesa (LGP) e a Língua Portuguesa (LP) na modalidade escrita. Esta educação, sustentada em evidências das neurociências, pretende-se que capacite o aluno s/Surdo para a literacia emergente, redimensionando as suas mundividências na plataforma multilingue e multicultural. Propomos a emancipação do s/Surdo pela emancipação da LGP. Neste processo, considerámos os Professores de língua(s) vetores determinantes na promoção da educação para a diversidade. Aplicámos um questionário, a nível nacional, estes Professores com o intuito de diagnosticar que lugar ocupam os s/Surdos e a LGP na escola, descrevendo qual o estatuto da LGP para estes docentes. A maioria destes profissionais não reconhece este idioma, tornando a pessoa s/Surda invisível. O conceito de língua é repensado e reconfigurado pela existência de línguas gestuais formalmente reconhecidas. Construímos três guiões de entrevistas realizadas a 21 profissionais distribuídos por três categorias: Formadores/Docentes de LGP s/Surdos, Professores/Educadores da Educação Especial e Audiologistas. Constituímos um triângulo a partir do qual analisámos a conceptualização do mundo a partir da comunidade s/Surda e a partir da comunidade ouvinte: três formas de conceptualizar a surdez e o ser s/Surdo. A construção e a categorização do mundo pelo s/Surdo já participam de muitas identidades e cosmovisões. Se eu fosse s/Surda seria um ser em construção, um espaço de amálgama, no qual a LGP constrói o mundo de forma diferente da Língua Portuguesa (LP).
- Processamento da Informação em BilinguesPublication . Oliveira, Ana MariaSendo a linguagem uma das formas de expressar ideias e pensamentos, ela é entendida como fazendo parte de um sistema cognitivo, contendo em si os processos de percepção, emoção, categorização, abstracção e raciocínio. A trajectória evolutiva seguida pela linguagem contemplou o desenvolvimento do pensamento lógico com a posterior separação entre cognição e emoção. Tal processo repercute-se no bilinguismo, enquanto forma de comunicação. O processamento da informação e a compreensão da linguagem são um processo activo, obrigando o receptor a usar regras cognitivas para assemelhar cada frase que vai lendo ou ouvindo ao que já leu ou ouviu, numa perspectiva de coesão textual. Desta forma, uma regra cognitiva pode definir-se como um constructo geral, uma proposição lógica ou um facto que advém da experiência.
- Representações sobre a leitura e sua influência em práticas educativas - um estudo no 1.º Ciclo de BolonhaPublication . Melão, Dulce; Sá, CristinaÉ amplamente reconhecida a relevância crescente da leitura no século XXI, enquanto requisito fundamental para um exercício de cidadania responsável e crítico. Por outro lado, tal como acontece com outros aspetos da vida social, a investigação reconhece a influência exercida pelas representações sociais sobre a nossa compreensão do caráter multifacetado das práticas de leitura. Tal peso assume particular relevo no que diz respeito aos estudantes do Ensino Superior, nomeadamente aos futuros profissionais da Educação, pela sua responsabilidade acrescida na formação de leitores autónomos e críticos, privilegiando a sua motivação para a leitura e o seu desempenho em compreensão na leitura. No entanto, em Portugal, poucos estudos focam as representações sobre a leitura destes estudantes e sua influência em práticas educativas futuras. Nesse sentido, realizámos um estudo cujos objetivos de investigação foram: i) Identificar e caracterizar as representações de estudantes a frequentar um primeiro ciclo de estudos de Bolonha sobre: a sua motivação para a leitura; o seu desempenho em compreensão na leitura; os fatores que os influenciariam; as competências em leitura do seu futuro público; estratégias didáticas orientadas para a motivação para a leitura e o desenvolvimento da compreensão na leitura no seu futuro público; ii) determinar a influência das representações sobre estes aspetos nas suas práticas futuras relacionadas com a motivação para a leitura e o desenvolvimento da compreensão na leitura; iii) conceber, implementar e avaliar um plano de formação em Didática do Português, visando a promoção da competência didática dos estudantes, orientada para a motivação do seu futuro público para a leitura e o desenvolvimento da compreensão na leitura. Neste estudo, participaram 53 estudantes, inscritos na unidade curricular de Iniciação à Leitura e à Escrita, integrada no 3.º ano do plano de estudos da Licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação de Viseu, no 1.º semestre do ano letivo de 2012/2013. Foram objeto de uma intervenção didática, integrada no módulo programático consagrado à leitura, que durou quatro semanas. Face aos objetivos traçados, optámos por uma abordagem de natureza qualitativa, tendo como referencial metodológico o estudo de caso único. Foram utilizados vários instrumentos de recolha de dados: para os relativos às representações, usámos um questionário, uma reflexão escrita individual e duas fichas de trabalho; para os relacionados com o desempenho, recorremos a um relatório escrito de um trabalho prático de planificação e fundamentação de atividades, com uma componente individual e outra realizada em grupo. Todos os dados recolhidos foram objeto de análise de conteúdo, complementada por uma análise estatística descritiva (frequências absolutas e relativas). O nosso estudo permitiu-nos concluir que as representações sobre a leitura destes estudantes podem ser encaradas como um constructo multifacetado e complexo, no qual assume centralidade o conhecimento, associado à valorização da leitura em contexto escolar, sendo relegada para segundo plano uma dimensão mais afetiva da leitura. Tais representações seriam influenciadas por múltiplos fatores. No que respeita à motivação para a leitura, tais fatores incluiriam o género, o estatuto sociocultural, as práticas de literacia familiar e académica, os hábitos de leitura, o gosto pela leitura e preferências de leitura. O desempenho em compreensão na leitura, de caráter multidimensional, seria influenciado pelas estratégias que os estudantes mobilizariam durante a leitura, pela sua atitude de persistência quando confrontados com dificuldades e pela facilidade com que leriam com fins informativos, académicos e recreativos. Concluímos igualmente que tais representações sobre a leitura se repercutiriam nas práticas educativas futuras dos estudantes relacionadas com a motivação para a leitura e com o desenvolvimento da compreensão na leitura. A intervenção didática realizada teria concorrido para os dotar de algumas competências didáticas relacionadas com o ensino explícito da compreensão na leitura e fazer evoluir as representações, contribuindo também para algumas alterações ao seu perfil de leitor, em termos de motivação e de desempenho. Inferimos que tal evolução se repercutiu no modo como encaravam as suas futuras práticas educativas, no que se referia à competência didática para a motivação para a leitura e desenvolvimento de competências em compreensão na leitura no seu futuro público. Da investigação realizada decorrem algumas sugestões pedagógico-didáticas com vista a contribuir para o aprofundamento das representações sobre a leitura dos estudantes futuros profissionais da Educação e sua influência em práticas educativas