ESEV - DCEN - Teses de doutoramento (após aprovadas pelo júri)
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- Investigar para ensinar Matemática: Contributos de um projecto de investigação colaborativa para o desenvolvimento profissional de professoresPublication . Menezes, LuísEste estudo incide sobre o desenvolvimento profissional de professores do 1.º ciclo do ensino básico nas dimensões reflexão, práticas e conhecimento didáctico, colaboração e autonomia, no contexto de um projecto de investigação colaborativa que toma como ponto de partida as práticas comunicativas. O enquadramento teórico está organizado em quatro áreas fundamentais: conhecimento e reflexão, autonomia e colaboração, desenvolvimento profissional e formação, e comunicação matemática. Sublinha se a ideia do desenvolvimento profissional de professores como um processo de natureza dinâmica, ao longo da vida, em que intervém uma multiplicidade de elementos. Além disso, encara-se a investigação dos professores sobre as suas práticas, em contextos colaborativos, como uma forte possibilidade deles se desenvolverem profissionalmente. Dada a natureza do objecto de estudo e a concepção de conhecimento adoptada, a metodologia da investigação segue o paradigma qualitativo de cunho interpretativo, apoiada em estudos de caso. Ao longo de quase dois anos, os três professores do estudo participaram num projecto colaborativo, reflectindo e investigando as suas práticas comunicativas de Matemática nas aulas do 1.º ciclo. De forma a compreender o seu desenvolvimento profissional neste contexto, recolheram-se dados através da observação de aulas e sessões do projecto, entrevistas individuais aos professores, diários, notas de campo e documentos escritos. A análise de dados acompanhou a recolha, permitindo durante o decorrer do projecto a identificação de tensões, problemas e questões que se mostraram fundamentais ao progresso do estudo. No final, após a recolha de dados, a análise de conteúdo, permitiu a des-construção e re-construção da informação, tendo em vista responder às questões formuladas. Os resultados deste estudo mostram que os professores, no contexto do projecto de investigação de natureza colaborativa, desenvolveram-se profissionalmente numa variedade de dimensões. Este desenvolvimento assentou em três dimensões fundamentais: práticas comunicativas, conhecimento didáctico e reflexão. O progresso nestas três dimensões ocorreu de forma dinâmica e interactiva, tendo impacto favorável no desenvolvimento das suas capacidades de colaboração e autonomia. Este processo foi significativamente diferente do que poderia ter sido alcançado em ambientes formativos mais estruturados ou através da simples reflexão sobre a sua prática. Assim, os participantes desenvolveram, de forma integrada, o seu conhecimento didáctico da Matemática e as suas práticas comunicativas. Na evolução do conhecimento didáctico dos professores do 1.º ciclo, dois domínios assumiram particular importância: o conhecimento da Matemática e o conhecimento dos processos de aprendizagem e neste, em particular, a comunicação matemática. O conhecimento da Matemática funcionou, nuns casos, como elemento limitador e, noutros, como elemento possibilitador do desenvolvimento profissional dos professores. O conhecimento da Matemática surgiu como condição necessária, mas não suficiente, para o desenvolvimento do conhecimento didáctico dos professores do 1.º ciclo, ganhando com a articulação com os outros domínios, como os processos de aprendizagem, o currículo e a instrução. A evolução da concepção que os professores têm da comunicação matemática desempenhou, igualmente, um papel fundamental no seu conhecimento didáctico referente aos processos de aprendizagem, com grandes potencialidades para influenciar as práticas de sala de aula. No decurso do projecto, as práticas comunicativas dos professores evoluíram de forma significativa, passando estes a pautá-las, primordialmente, por padrões de interacção baseados na discussão, associados à comunicação reflexiva, a partir da resolução de tarefas de natureza problemática. Ao longo do projecto, os professores desenvolveram a sua capacidade de reflexão, evoluindo para formas mais exigentes e sistemáticas, como a pesquisa e a investigação da sua prática, a partir dos problemas por eles identificados. Este estudo indica também que a realização de investigação por professores é facilitada pelo contexto colaborativo e, sobretudo, se estes a integrarem de forma orgânica na sua prática profissional, permitindo a compreensão e a resolução dos problemas profissionais. A colaboração e a autonomia dos professores evoluíram de modo inter-relacionado, não se registando conflito ou antagonismo entre ambas. Estas duas capacidades profissionais relacionam-se de forma dialéctica entre si e com o conhecimento didáctico, as práticas e a reflexão, promovendo um desenvolvimento integrado dos professores.
- O Cabri-Géomètre e a construção de uma nova cultura matemática – um estudo no âmbito da formação inicial de professores do 1º CEBPublication . Ribeiro, AntónioEnquanto elementos culturais que caracterizam uma dada sociedade, nomeadamente as representações dominantes sobre a matemática em geral e a geometria em particular têm contribuído para que, nos últimos anos, esta área da matemática tenha sido indevidamente abordada nas salas de aula, o que parece ter acontecido com maior expressão nos anos iniciais de escolaridade. Recentemente reconheceu-se que pode ser, precisamente, pela via da geometria que a matemática pode vir a ser encarada e abordada, sob um prisma mais consentâneo com o entendimento presente da natureza, epistemologia e ensino e aprendizagem desse domínio. Por outro lado, a Escola não pode mais ignorar que se vive numa época caracterizada pela crescente expansão das tecnologias de informação e da comunicação que podem ser um precioso contributo para a construção do conhecimento duma forma eficaz e inovadora. A conjugação destes aspectos levou à consideração de que, enquanto formadores de professores, nos competia proporcionar formação que pudesse contribuir para uma praxis que favorecesse uma aprendizagem significativa da geometria alicerçada em actividades desafiantes suportadas por ambientes dinâmicos complexos sobre os quais os alunos exercem pleno controlo. Tal contexto é propiciador de interacções com o saber e com os outros, mediadas pelo artefacto, ingredientes nos quais assentam as perspectivas construcionista, sócio-construtivista e construtivista comunal da aprendizagem. Assim, a investigação levada a cabo perseguia como principal objectivo averiguar em que medida a frequência, por futuros professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, de uma disciplina com uma vertente predominante de formação vocacionada para a resolução de problemas/situações problemáticas significativas em geometria, utilizando a ferramenta informática Cabri-Géomètre, contribuía para uma evolução das representações essencialmente acerca da matemática e do seu processo de ensino e de aprendizagem, em especial da geometria e do uso do computador, para uma abordagem mais adequada, significativa e criativa da geometria, por parte desses futuros professores e, em última instância, para a construção de uma nova cultura matemática. A investigação desenvolvida sugere que a) a emergência de representações mais favoráveis acerca da geometria pode ter reflexo nas representações acerca da matemática; b) as relações entre representações e práticas podem ser influenciadas pela envolvente cultural; c) a formação e utilização sistemática de um ambiente de geometria dinâmica pode contribuir, por um lado, para que a matemática seja considerada uma área menos hostil e mais humanizada e, por outro lado, para o reconhecimento de formas mais úteis de utilização do computador em contexto de sala de aula.
- Daniel Augusto da Silva e o Cálculo Actuarial em PortugalPublication . martins, ana patrícia; Saraiva, LuísDaniel Augusto da Silva (1814-1878) é reconhecido como um dos mais importantes matemáticos portugueses do século XIX. O foco desta tese incide no seu contributo na área do Cálculo Actuarial, entre 1863 e 1871, especificamente, os seus estudos sobre a viabilidade de planos de pensões de montepios de sobrevivência. Numa época em que, em Portugal, os planos de pensões dessas sociedades, assim como os programas das companhias de seguros Vida, não obedeciam aos princípios da Ciência Actuarial, as iniciativas de Daniel da Silva constituem novidade. Posicionamos esses contributos no panorama do desenvolvimento do Cálculo Actuarial em Portugal, temática que, não estando investigada, justificou investigação nessa área. Recuamos às décadas de 1830 e 1840, quando são criadas as primeiras seguradoras ramo Vida; estudamos a organização científica do plano de pensões do Montepio Geral, sociedade que Daniel da Silva estudou com maior pormenor; focamos o acompanhamento das orientações do Congresso Internacional de Estatística, especialmente no que respeita à organização de montepios de sobrevivência; e referimo-nos ao início do ensino do Actuariado nos institutos industriais e comerciais, no último quartel do século XIX. Estabelecemos um paralelo com o panorama internacional do estado de desenvolvimento da Ciência Actuarial e de sociedades estrangeiras providenciando pensões de sobrevivência, sublinhando o papel do Reino Unido. Complementarmente, evidenciamos nesta tese a formação proporcionada nas Escolas da Marinha - Academia Real de Marinha, Academia Real dos Guardas Marinhas e Escola Naval - de 1779 a 1864, justificada pela ligação de Daniel da Silva a essas instituições. Damos, ainda, notas biográficas e científicas sobre o matemático, desenvolvendo o que se refere à formação académica, actividade profissional e ligação a sociedades científicas e literárias, das quais se destaca a Academia das Ciências de Lisboa.
- Prevenção e detecção de incêndiosPublication . Carvalheiro, Luís; Manso Orgaz, Maria; Yamazaki, YoshihiroOs fogos florestais, embora possam ser encarados como um fenómeno natural, constituem igualmente uma ameaça com impactos negativos a vários níveis. A alteração dos regimes naturais do fogo por acção antrópica tem vindo a maximizar o potencial catastrófico do fenómeno em diferentes regiões do planeta, destacando-se, em particular, a Região Mediterrânica, onde o fogo constitui uma perturbação recorrente associada, por um lado, às características climáticas desta região e, por outro, às práticas tradicionais decorrentes da presença humana nessa área, numa extensão temporal de milhares de anos. Em Portugal, o problema dos fogos florestais assume uma expressividade de particular relevo, colocando-o entre os países do sul da Europa mais atingidos pelo fogo a cada Verão. Reconhecendo o papel das condições meteorológicas nas interacções envolvidas no processo de deflagração e propagação de incêndios, a identificação de condições meteorológicas propícias à ocorrência de incêndios, expressa sob a forma de índices de risco reveste-se de crucial importância para as operações de prevenção e combate aos incêndios, para além da mais-valia que constituem para os restantes sectores da sociedade. Adicionalmente, a detecção e monitorização de ocorrências de incêndios a partir de satélites tem vindo a assumir um papel preponderante, revelando-se fundamental enquanto fonte de alerta e pelas potencialidades que as bases de dados resultantes da observação contínua da Terra pelos satélites oferecem, no que às mais diversas áreas de investigação diz respeito. O presente trabalho explora, nas vertentes da prevenção de incêndios, a utilização de previsões de tempo de alta resolução espacial obtidas com o modelo WRF para a determinação das componentes do sistema FWI canadiano e sua disponibilização operacional. Os resultados apontam para um impacto positivo, em virtude do incremento da resolução espacial, da representação espacial do risco meteorológico de incêndio no território português. Paralelamente, apresentam-se os resultados do desenvolvimento de produtos de detecção de incêndios activos a partir da infra-estrutura de recepção de dados de satélite implementadas na Universidade de Aveiro, destacando a sua adequabilidade para a monitorização e identificação, em tempo quase-real, da ocorrência de fogos florestais em Portugal Continental.