ESTGV - DG - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)
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- A auditoria interna em instituições do ensino superior: o caso do Ensino Público PolitécnicoPublication . Saraiva, Elsa Cristina de Sá Martins; Martins, Isabel Maria Loureiro Pais EstevesSumário A prática regular de Auditoria interna e externa na Administração Pública é, cada vez mais, uma realidade para avaliar a correcta aplicação dos recursos públicos. A Auditoria Interna tem sido impulsionada, uma vez que se reconhece produzir valor acrescentado, ajudando a gestão, até no que diz respeito a questões de combate à corrupção. Pelo simples facto de existir, a actividade de Auditoria Interna é dissuasora da potencial prática de actos fraudulentos. Assim, tal como em outros organismos da Administração Pública, nas Instituições de Ensino Superior Público Politécnico, o papel dos gestores é agora de assumpção de maior responsabilidade, devendo gerir os recursos públicos de forma eficiente e eficaz, procurando, na actividade de Auditoria Interna um instrumento de apoio à concretização dos seus objectivos e responsabilidades. O presente projecto surge na sequência do Mestrado em Finanças Empresariais da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu e pretende ser um contributo para realçar a importância da Auditoria Interna para a gestão de uma Instituição de Ensino Superior Público Politécnico. Os instrumentos de trabalho utilizados para desenvolver o projecto foram, para além da consulta bibliográfica, o trabalho de campo constituído por questionário on-line e entrevista, realizados junto dos estabelecimentos de Ensino Superior Público Politécnico, em Portugal. Como forma de aplicação prática do projecto, são apresentados os passos para a implantação da actividade de Auditoria Interna numa Instituição de Ensino Superior Público Politécnico. É definida, como parte integrante do processo de monitorização e controlo do Plano de Gestão de Riscos de Corrupção e Infracções Conexas, a forma de funcionamento da actividade de Auditoria Interna. Por fim, propõe-se um processo de Auditoria Interna (programa e questionário de controlo interno) na área da Gestão de Tesouraria. Abstract The regular practice of internal and external auditing in the public service is increasingly a reality to assess the correct application of public resources. Internal Auditing has been driven, since it recognizes an added value by helping to manage, even with regard to issues of fighting corruption. By simply being there, the Internal Auditing activity is a deterrent to potentials acts of fraud. Thus, as in other public administration entities, in the Public Institutions of Higher Polytechnic Education, the role of managers is now taking on more responsibility, they shall manage public resources efficiently and effectively, looking to the Internal Auditing activity as an important instrument to support the achieve their objectives and responsibilities. This study is an integrated part of a project of graduate studies, a Master´s in Corporate Finance by ESTGV (High School of Management and Technology of Viseu) and intends to contribute to highlight the importance of Internal Auditing for the management of a Public Institution of Higher Polytechnic Education. The tools used to develop the project were literature search and field work, consisting of an on-line questionnaire and an interview conducted in a Public Institution of Higher Polytechnic Education, in Portugal. As a way of practical application of the project, are presented the steps for implementing an Internal Auditing activity in a Public Institution of Higher Polytechnic Education. It´s defined, as part of the process of monitoring and control of the Risk Management Plan of Corruption and Related Offences, an operating method to the Internal Auditing activity. Finally, is proposed an Internal Auditing process (program and questionnaire of internal control) to the area of Treasury Management.
- O impacto das garantias mútuas no financiamento das empresas do sector da construçãoPublication . Duarte, Filipe Alexandre PereiraÉ de reconhecer a falta de capacidade das PME’s portuguesas para obter os fundos de que necessitam das Instituições de Crédito, sem garantias externas à empresa. Com este trabalho, pretende-se mostrar a contribuição do Sistema de Garantias Mútuas para o financiamento das PME’s nacionais. Mais precisamente é objectivo principal deste projecto de investigação averiguar a influência deste tipo de garantias na estrutura de financiamento, proporcionando evidência empírica de que a existência deste sistema permite às empresas beneficiárias aceder a mais financiamento externo e designadamente, pela sua importância no financiamento bancário das empresas a médio e longo prazo. Este tipo de financiamento, além de contribuir para o equilíbrio financeiro das empresas, permite diminuir a crónica carência de fundos externos, nomeadamente de capitais permanentes, que é internacionalmente reconhecida (OCDE, 2006) como entrave ao desenvolvimento das PME’s. Começámos por fazer uma breve abordagem histórica do Sistema de Garantias em Portugal, referindo as suas origens e influência no mercado português. Também a nível de revisão da literatura discutimos a estrutura de capitais das PME’s portuguesas e a existência (ou não) de um Financial Gap, ou seja a discrepância sistémica e continuada entre as necessidades de financiamento de uma empresa e a quantidade de fundos que esta tem ao seu dispor, enquadrando o tema no efeito das restrições ao endividamento no financiamento das Pequenas e Médias Empresas da construção de edifícios (CAE 412). Seguidamente discutimos a evidência empírica proporcionada por uma amostra recolhida junto do Sistema Nacional de Garantias Mútuas e da base de dados SABI. Tal é realizado comparando dois grupos de empresas que beneficiaram ou não do Sistema de Garantias Mútuas, recorrendo à estatística descritiva e testes de médias. Conseguimos demonstrar que existem diferenças das médias entre as empresas que utilizam e as que não utilizam Garantias Mútuas. Por último, propomos um modelo explicativo da estrutura de financiamento que nos permite comprovar a influência das Garantias Mútuas, mesmo quando controlamos pelo auto financiamento acumulado das empresas. Definimos um modelo de regressão linear onde se observa que o MLP varia de acordo com o grau de insolvência das 6 empresas, variando em sentido inverso à razão entre o montante garantido e o activo total. Os resultados permitem-nos demonstrar a relevância que o Sistema de Garantias Mútuas trouxe ao nível de endividamento das PME’s nacionais, que teve como corolário a consagração no Orçamento de Estado para 2011 que para este fim disponibiliza um montante de 215 milhões de euros apenas a favor do Fundo de Contragarantia Mútuo1 para cobertura de responsabilidades por este assumidas a favor de Pequenas e Médias Empresas. Tal demonstra a contribuição para o desenvolvimento de empresas que sem este tipo de recurso estariam fortemente restringidas em termos de financiamento, sobretudo num contexto de turbulência nos mercados mundiais.Este trabalho evidencia a influência das Garantias Mútuas na estrutura de financiamento das PME’s portuguesas e como estas evoluem em termos de Financial Gap. Para atingirmos este objectivo de forma a obter uma evidência empírica, recorremos a testes descritivos com comparação de médias de vários rácios financeiros, e à obtenção de uma regressão com base em variáveis que sofrem influência directa com a existência das Garantias Mútuas. Desta forma conseguiu-se provar, que a obtenção de financiamento de MLP é positivamente influenciada pelo recurso ao Sistema de Garantias Mútuas, existindo uma maior capacidade de endividamento em particular de Médio e Longo Prazo por parte das empresas que recorrem a este tipo de colateral. Os resultados também demonstram, que pelo facto de a SPGM conceder garantias, tal cria uma maior confiança nos intervenientes da operação e no próprio sistema financeiro, permitindo a realização de operações financeiras adequadas aos ciclos de exploração das PME’s e consequentes investimentos necessários ao seu desenvolvimento.
- O justo valor do activo biológico "A vinha" na região demarcada do DãoPublication . Pereira, António Carlos Gomes Marques; Martins, Isabel Maria Loureiro Pais EstevesO presente trabalho vem na sequência da realização do Projecto previsto para terminar o Mestrado em Finanças Empresariais na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu. A aplicação de um novo sistema de normalização contabilística em Portugal, a crescente importância do justo valor como forma de mensuração e a preocupação do legislador em introduzir uma norma contabilística específica para o sector agrícola, leva-nos a equacionar qual a melhor forma de determinar o justo valor no sector vitivinícola. O objectivo deste projecto é sugerir um método para a determinação do justo valor, baseado nos resultados do inquérito efectuado, da vinha no final de cada exercício económico, para que sirva de apoio a quem elabora as demonstrações financeiras. Assim, é abordada a NCRF 17 – Agricultura, no que diz respeito à aplicação do método de mensuração pelo justo valor, do activo biológico “a vinha”, sector vitivinícola. É realizado um questionário direccionado para os enólogos da região, com o intuito de obter as suas percepções acerca do justo valor. Com o trabalho desenvolvido pode-se constatar que o método do justo valor é o que melhor se adequa para mensurar o activo biológico de produção “a vinha”. Este método consegue acompanhar o valor das alterações biológicas, características deste tipo de activos, nas Demonstrações Financeiras.
- O impacto das decisões de marketing no desempenho financeiro das empresas: o caso da evidência física no sector da restauração.Publication . Gouveia, Andreia da Conceição Veiga; Antunes, Joaquim; Rodrigues, Luís FernandesAs estratégias de marketing são constantemente utilizadas por vários sectores da economia a fim de promover serviços e fomentar as vendas. Sabe-se que quanto mais desenvolvido é o país, maior é a importância do sector de serviços na economia. O marketing é um dos impulsores do mercado económico, e ganhou uma ascendência inimaginável, tornando-se o valor supremo dos dias actuais (Kotler, 2001). Desta forma, este estudo descreve o marketing como uma estratégica no sector de restauração e similares, sector este que assume uma importância relevante no contexto nacional. Trata-se de uma realidade económica que gera mais de 289.000 postos de trabalho, repartidos por 85.528 empresas que facturam 9.844 milhões de euros (INE, 2008). O presente estudo tem por objectivo mensurar o impacto das decisões de marketing, especificamente a evidência física, no desempenho financeiro das empresas de restauração. O estudo está dividido em três partes. Na primeira parte faz-se uma revisão da literatura que abrange a importância dos serviços e da evidência física. Na segunda parte apresenta-se a metodologia e os métodos usados para responder às questões que resultaram da revisão da literatura. Na terceira parte são apresentados os resultados da pesquisa de campo, análise de informação e as conclusões.
- Relato da informação financeira por segmentos : IFRS 8 - PSI20Publication . Nunes, Maria de Fátima Dias de OliveiraO objectivo deste estudo é de aferir se a IFRS 8 foi aplicada, pelas empresas nacionais cotadas em bolsa, não financeiras e integrantes do PSI2. O ano escolhido foi 2009, ano de obrigatoriedade de aplicação desta norma. Como metodologia, foi feita a selecção das empresas, não financeiras, que fizeram parte do PSI20 tendo sido analisados os relatórios de gestão e as prestações de contas consolidadas do ano de 2009. No item do relato por segmentos explanado no anexo ao Balanço e às Demonstração de Resultados das contas consolidadas é feita uma análise pormenorizada a todos os pontos que são considerados fulcrais pela IFRS 8. Como resultados essenciais verificamos que, de um modo geral as empresas visadas relatam a informação financeira por segmentos, mas apenas quatro das dezassete empresas, ou seja 23,53%, cumpre a totalidade dos itens requeridos pela IFRS 8. As principais conclusões obtidas neste estudo sobre o relato da informação financeira por segmentos, segundo a IFRS 8, são: - Os itens (resultados financeiros, investimento e interesses em associadas, outros itens materiais e em consequência destes, o IRC e os lucros ou prejuízos), que não são cumpridos, serão itens com maior dificuldade de imputação segmental. - A importância da informação por segmentos é evidente nos relatórios de gestão, pela forma como são usadas informações por segmento, para dar a conhecer a evolução da empresa. - O conhecimento da empresa como um todo torna-se mais claro, revelando assim, a importância significativa da informação por segmentos na tomada de decisão e na escolha da estratégia das empresas.
- A importância da consolidação de contas nas autarquiasPublication . Ribeiro, Ana Cristina dos Santos CarvalhoNos últimos anos, temos vindo a assistir à reforma da Administração Financeira do Estado, marcada pela reforma da contabilidade pública, que se caracteriza pela adopção de três sistemas contabilísticos: orçamental, patrimonial e o analítico, a que se acrescenta a introdução do principio do acréscimo, e ainda a medição da eficiência e eficácia da gestão pública. No âmbito desta reforma, foi publicado o Plano Oficial da Contabilidade Pública, e posteriormente o Plano Oficial de Contabilidade para o Sector da Educação, que definiu normas de consolidação de contas para o Sector de Educação, a alteração ao POCAL ainda se encontra em discussão pública e os trabalhos em curso no seio do Ministério das Finanças. Neste sentido, é propósito desta dissertação apresentar as práticas da consolidação nos municípios e neste contexto verificar se a consolidação de contas será o instrumento que irá permitir a obtenção da informação financeira necessária de forma a traduzir uma imagem verdadeira e apropriada do grupo local.
- Uma análise ao incumprimento dos prazos de pagamento: O Impacto na economia Portuguesa de um Estado “mau pagador”Publication . Pinto, Sérgio Dias; Rodrigues, Luís Fernandes; Nunes, João AndradeNeste trabalho, testamos a ligação entre a frágil situação de liquidez das empresas portuguesas e de outras empresas europeias, com a prática de elevados prazos médios de pagamento por parte das autoridades públicas. Providenciamos a evidência empírica desta relação usando dados sobre os prazos médios de pagamento das entidades oficiais e as prestadoras de informação financeira dos vários países europeus, no período 2004-2010. Com este trabalho pretendemos demonstrar que estas práticas de elevados prazos médios de pagamentos das entidades públicas provocam graves disfunções financeiras no resto da economia. Tal pode ser observado analisando o número de incobráveis e insolvências e/ou inquéritos relativos às expectativas dos agentes económicos realizados durante o período em análise.
- Performance das empresas certificadas do Distrito de ViseuPublication . Guedes, João Paulo de Melo; Rodrigues, Luís Fernandes; Pinto, António Pedro Martins SoaresEste estudo pretende explorar a associação entre as certificações ISO 9000 (qualidade) e 14000 (ambiente) e o desempenho das empresas da indústria transformadora, do Distrito de Viseu, entre 2001 e 2008. Os processos de certificação impõem o cumprimento formal de normas, culminando com uma auditoria externa por Entidade Acreditada. As certificações objecto de estudo dão ênfase aos sistemas de gestão, qualidade produto/serviço, controlo do processo e verificação ambiental. A protecção ambiental e a prevenção da poluição são preocupações actuais para qualquer organização, sendo necessária a implementação de práticas e ferramentas que permitam melhorar o desempenho ambiental, alcançando uma confiança acrescida pelos stakeholders. Os efeitos fazem-se sentir ao nível dos processos produtivos, desempenho comercial e rendibilidade económica e financeira. Optamos por aferir o desempenho empresarial ao nível da eficiência e rendibilidade. Os indicadores seleccionados foram: i) rendibilidade económica do ativo (ROA - return on assets ); ii) rendibilidade dos capitais próprios (ROE - return on equity), iii) valor acrescentado bruto por trabalhador e iv) volume de negócios por trabalhador. Realça-se ainda o facto, de serem as maiores empresas, aquelas que mais adoptam o processo de certificação. Da análise dos nossos resultados podemos concluir que a certificação tem um impacto reduzido ao nível dos resultados contabilísticos, sendo no entanto mais expressivo nos indicadores de produtividade. Contudo, este é particularmente relevante nas empresas de reduzida dimensão, onde se verificam melhorias significativas nos indicadores em estudo.
- Modelos de avaliação de empresas - Análise comparativa: Estudo de casoPublication . Tavares, Ana Patrícia Gomes; Pinto, António Pedro Martins SoaresEste trabalho tem por objetivo determinar o valor de uma empresa, com o recurso a diferentes modelos de avaliação. Como metodologia adotou-se o estudo de caso, com o propósito de avaliar as insuficiências e as limitações inerentes às diferentes abordagens. Os valores obtidos sugerem que não existe um procedimento único ou formulação exata, dada a multiplicidade de elementos que os podem condicionar, nomeadamente os procedimentos contabilísticos (critérios e normas de valorização), valor aleatório, importância relativa de algumas variáveis e subjetividade no ato de valorização. Estas imprecisões dificultam o consenso em torno das estimações efetuadas. Os maiores constrangimentos na implementação das diferentes abordagens de avaliação numa empresa de média dimensão decorrem de uma incorreta aplicação dos critérios contabilísticos, da ausência de uma remuneração explícita dos capitais próprios e da inexistência de estratégias explícitas que permitam determinar os fluxos de rendimento futuros.
- Atratividade setorial. Uma aplicação ao comércio a Retalho de Material Ótico.Publication . Ramos, Amândio Gomes; Antunes, Joaquim; Barros, Samuel FerreiraCom a presente investigação pretende-se dar um contributo no desenvolvimento do setor do comércio a retalho de material ótico, através da aplicação prática da metodologia de análise da atratividade, sobretudo numa época em que a crise financeira faz sentir os seus efeitos e o poder de compra é ténue, a par de uma basta oferta nacional e de um aumento do número de empresas a operar no mercado. O objetivo deste trabalho é analisar o referido setor em Portugal, dando-o a conhecer em mais profundidade aos seus principais intervenientes e ser útil para a avaliação de investimentos futuros nas diferentes oportunidades que possam surgir, podendo assim com esta análise, avaliar quais são os fatores que influenciam a atratividade no setor da ótica em Portugal, numa tomada de decisão. A atratividade terá por base a análise de uma abordagem teórica proposta pelo modelo das cinco forças competitivas de Michael Porter, onde será possível analisar os impactos que cada força implica dentro do negócio, destacando qual destas forças tem maior influência na forma da atratividade do negócio. Irá também ser feita a avaliação da atratividade do setor, através da utilização prática de ferramentas como o VAS, e a matriz GE/Mckinsey. Este setor será analisado, nas várias perspetivas que caracterizam o meio envolvente, com particular incidência na recolha de informação de natureza económica e financeira, das empresas a operar no setor. Abstract: This present investigation intends to make a contribution through the practical application of the attractiveness methodology, especially at a time when the financial crisis has a big effect in the purchasing power, making it reduced and tenuous, together with a high national supply and a high number of companies operating in the market. The main objective of this article is to provide an accurate analysis of the Optical setor in Portugal, examining it in more depth to their stakeholders and be useful for evaluating future investments and numerous opportunities that may appear. With this analysis we pretend to evaluate the assets and factors influence attractiveness in the Portugal Optic filed within a decision making. The attractiveness will be based on the approach of Michael Porter’s competitive five forces analysis, it’s possible to describe the impacts of each force in the business, highlighting which of these parameters has a greater influence on the shape and attractiveness of the business. We will evaluate the setor attractiveness, through the practical use of tools such as VAS, the model of Five Forces of Porter and the matrix GE/Mckinsey. This setor will be analyzed by various perspectives that characterize whit particular emphasis on collecting economic and financial information of the companies that operate in the market.