ESTGV - DG - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)
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- Uma análise ao incumprimento dos prazos de pagamento: O Impacto na economia Portuguesa de um Estado “mau pagador”Publication . Pinto, Sérgio Dias; Rodrigues, Luís Fernandes; Nunes, João AndradeNeste trabalho, testamos a ligação entre a frágil situação de liquidez das empresas portuguesas e de outras empresas europeias, com a prática de elevados prazos médios de pagamento por parte das autoridades públicas. Providenciamos a evidência empírica desta relação usando dados sobre os prazos médios de pagamento das entidades oficiais e as prestadoras de informação financeira dos vários países europeus, no período 2004-2010. Com este trabalho pretendemos demonstrar que estas práticas de elevados prazos médios de pagamentos das entidades públicas provocam graves disfunções financeiras no resto da economia. Tal pode ser observado analisando o número de incobráveis e insolvências e/ou inquéritos relativos às expectativas dos agentes económicos realizados durante o período em análise.
- Análise de Mercado da sidra Somersby, em PortugalPublication . Correia, Carla Alexandra de Almeida; Seabra, Cláudia; Abrantes, José LuísEsta dissertação caracteriza-se como sendo uma análise de mercado da Sidra Somersby, em Portugal. Tem como missão, a pretensão de ser uma primeira abordagem ao estudo do consumidor português de Sidra, para além de constituir uma análise critica ao lançamento de um produto pertencente a uma empresa cervejeira, Unicer Bebidas, S.A., que no possui um vasto portefólio a nível de bebidas. O tema central é o comportamento de consumidor e a comunicação/ estratégia da marca junto do consumidor. No comportamento do consumidor foram definidas as dimensões de estudo: hábitos, comportamentos e atitudes em relação a sidra Somersby. Já na comunicação pretendeuse perante alguns insights da marca concluir se o consumidor relaciona esses conceitos com a bebida e se os materiais de visibilidades são os mais adequados, para a estratégia que a empresa tem para o produto. Foi realizado um inquérito online a 145 inquiridos, consumidores de Somersby, de todo o país, através de uma base de dados pessoal. Os dados extraídos foram analisados pelo SPSS (Statistical Package for the Social Sciences), por meio de ferramentas descritivas, análises univariantes e fatoriais. No final foram apresentadas as conclusões desses dados e também foram referidas algumas limitações. Conclui-se que o lançamento de Somersby foi uma excelente performance deste produto no mercado português, com atratividade para o consumidor português. As estratégias implementadas pela Unicer para a marca foram bem-sucedidas, a visibilidade da marca foi bem concebida, quer pela criatividade com o word of mouth e o buzz, quer pelo merchandising colocado no ponto de venda.Abstract: This work is characterized as a market analysis of Somersby Cider in Portugal. Its mission is to pretend to be a first approach to the study of Portuguese cider consumers , in addition to constitute a critical analysis of the launch of a product belonging to a brewer, Unicer Beverages, SA, which owns a vast portfolio in the level of beverage. The central theme is the consumer behavior and the communication / brand strategy near the consumer. In consumer behavior have been defined dimensions of study: habits, behaviors and attitudes towards Somersby cider. In the communication was intended to face some insights of the brand, conclude if the consumer related these concepts to the drink and visibility materials and if they are best suited to strategy that the company has for the product. Was carried out an online survey of 145 respondents, Somersby consumers, nationwide, through a personal database. The extracted data were analyzed by SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) through descriptive tools, and factorial analysis. At the end were presented these data and findings, were also reported some limitations. It is concluded that the launch of Somersby was an excellent performance of this product in the Portuguese market, with attractiveness to the consumer Portuguese. The strategy implemented by Unicer for the brand were successful, brand visibility was well designed, both for creativity with the buzz and word of mouth, or placed in the merchandising point of sale.
- Análise do setor da construção civil de 2002 a 2012. Uma reflexão sobre o financiamento e crise do setor em PortugalPublication . Rodrigues, Ana Leonor dos Santos; Rodrigues, Luís FernandesO objetivo do estudo é analisar a evolução da fragilidade financeira do setor da Construção Civil durante a década de 2002-2012 e particularmente na consequência da crise do imobiliário e da crise internacional de 2008 e a subsequente crise da dívida soberana do Estado Português, que desde maio de 2011 se viu sujeitado a um programa de ajuda financeira internacional. Particularmente, pretende-se averiguar se a degradação deste setor se deve fundamentalmente às condições criadas pelos acontecimentos mencionados, ou se pelo contrário, a crise do setor é anterior e resultado de uma sobreprodução alavancada pelas instituições bancárias portuguesas. A observação empírica permite verificar que apesar de alguns indicadores só sofrerem um revés após o impacto da crise internacional, outros, como os indicadores produtivos ou o indicador de probabilidade global de insolvência (Pindado, Rodrigues e de la Torre, 2008), demonstram que o setor já se encontrava debilitado desde 2004, apenas sustentado pelos recursos financeiros entretanto captados ou refinanciados.
- Análise económico-financeiro do setor do turismo no período 2018-2022. O caso das empresas portuguesas de alojamento e restauração, no Centro de PortugalPublication . Ferreira, Inês Vicente; Martins, Isabel Maria Loureiro Pais EstevesO Turismo é considerado dos setores mais importantes para o país, sendo que nos últimos anos foi um dos principais responsáveis pelo crescimento económico de Portugal. No ano de 2020, com o aparecimento da pandemia Covid-19, o setor do Turismo, nomeadamente o alojamento e a restauração, foram das áreas mais afetadas. O objetivo principal desta dissertação, é analisar o impacto que a pandemia teve no setor do Turismo, nomeadamente nos restaurantes e estabelecimentos hoteleiros com restaurantes, do Centro de Portugal, a nível económico e financeiro. Na obtenção de informações das empresas recorreu-se à plataforma SABI e foi selecionada e estudada uma amostras com 1034 empresas. Esta foi dividida em dois grupos: um que continha uma média com capitais próprios positivos; e outro que continha uma média os capitais próprios negativos. Esta seleção foi realizada no IMB SPSS Statistics 26. Para a análise dos dados utilizou-se igualmente o SPSS, recorrendo ao teste de comparação de médias de amostras emparelhadas. Foi testada a relação da pandemia Covid-19 com os rácios de liquidez, de estrutura, de rendibilidade e de funcionamento. Verificou-se a existência de relação entre a pandemia Covid-19 e os rácios de liquidez, de rendibilidade e de funcionamento para os restaurantes e estabelecimentos hoteleiros com restaurantes, do Centro de Portugal, que apresentavam capitais próprios positivos. Para os restaurantes e estabelecimentos hoteleiros com restaurantes, do Centro de Portugal, com capitais próprios negativos, verificou-se a existência de relação entre a pandemia Covid-19 e os rácios de estrutura, de rendibilidade e de funcionamento. Verificou-se, ainda que o valor das vendas dos restaurantes e estabelecimentos hoteleiros com restaurante, diminuiu com a pandemia Covid-19. Em suma, os resultados evidenciam que o aparecimento da pandemia Covid-19 influenciou negativamente os restaurantes e os estabelecimentos hoteleiros com restaurante, do Centro de Portugal. Foram afetados, principalmente nas empresas com capitais próprios positivos, a capacidade de cumprirem com as suas obrigações a curto prazo, contudo, estas empresas conseguiram fazer face às suas obrigações. Quanto às empresas com capitais próprios negativos, a pandemia Covid-19 afetou estas nas suas obrigações a médio e longo prazo e na capacidade em gerar lucros através dos ativos e das vendas.
- Análise qualitativa e quantitativa de menções nas redes sociaisPublication . Tavares, Mariana Moura; Abrantes, José LuísEste projeto, resume o que eu aprendi e desenvolvi durante o estágio que realizei na Markdata. Pretende salientar a importância da presença das marcas na internet, a importância que o social media tem na comunicação das marcas, e o impacto que elas têm nos utilizadores de redes sociais, como o facebook e twitter. O meu estágio debruçou-se principalmente sobre as áreas das grandes superfícies, alimentação, automóveis, bebidas e bancos. Serviu para me enriquecer tanto pessoalmente como profissionalmente, proporcionando-me uma grande aprendizagem principalmente a nível da análise do social media e da grande vantagem que é utilizar as redes sociais para comunicação de marcas.
- Antecedentes e consequências do Brand Hate e a influência dos traços de personalidadePublication . Silva, Rémi Santos da; Amaro, Suzanne Fonseca; Ferreira, Bruno MorgadoA relação entre os consumidores e as marcas é um tema cada vez mais relevante, especialmente no que diz respeito ao impacto das emoções negativas nas avaliações e decisões dos consumidores. O ódio é a emoção mais negativa que um consumidor pode ter para com uma marca, levando a um relacionamento extremamente negativo ao qual vários autores designam de Brand Hate, ou seja, ódio à marca. Dada a importância de aprofundar o estudo das relações entre consumidores e marcas e uma vez que as marcas optam, cada vez mais, por estratégias relacionais, este estudo tem como principal objetivo entender a influência dos traços de personalidade no Brand Hate e nas suas relações com os antecedentes e consequências. Foi utilizada uma metodologia quantitativa, tendo-se recorrido a um questionário como método de pesquisa. O tipo de amostragem utilizado para a recolha de dados foi não probabilística por conveniência, tendo sido recolhidas 225 respostas. A análise dos dados realizou-se utilizando o SPSS, o SmartPLS e o NVivo. Verificou-se que o Brand Hate é influenciado significativamente pelas experiências negativas passadas e, principalmente, pela incompatibilidade ideológica. Apurou-se, ainda, que o Brand Hate, tem relações significativas, principalmente, para com a reclamação privada e a mudança de marca, mas também com a vingança e a retaliação para com a marca. No âmbito da influência dos traços de personalidade, os indivíduos que sentem Brand Hate apresentam níveis de afabilidade mais baixos do que os que não sentem. Além disso, o impacto do Brand Hate na reclamação pública é maior em pessoas com índices mais baixos de extroversão, bem como com índices mais baixos de conscienciosidade. Concluiu-se, ainda, que o impacto do Brand Hate na reclamação privada é maior em pessoas com um baixo índice de sinceridade impulsiva, bem como com um baixo índice de desejo de aceitação social. Por último, verificou-se um maior impacto do Brand Hate na mudança de marca em pessoas com baixo índice de desejo de aceitação social. Por fim, são propostas implicações práticas que podem ser úteis a gestores de marca cujas marcas estejam inseridas em setores com maior propensão ao Brand Hate.
- Ativismo de marcas: a consolidação de marcas como agentes sociaisPublication . Souza, Rinaldo Wilson Oliveira de; Ferreira, Bruno Emanuel MorgadoNesta dissertação, estudou-se o uso de ativismos sociais pelas marcas e empresas como instrumentos de melhoria e de consolidação da sua comunicação e respetivo posicionamento. Para este estudo definiram-se três principais objetivos: 1) Perceber como é que o consumidor se sente em relação às marcas que utilizam as suas campanhas e as suas redes sociais como plataformas de ativismo; 2) Identificar quais são as pautas sociais que os consumidores tendem a aceitar que as marcas sinalizem nas suas campanhas e publicações, assim como quais os temas que apresentam um uso mais arriscado; 3) Analisar o impacto sobre o brand equity e o que isso pode ocasionar sobre o nível de consumo e buzz de uma marca, com o aparecimento, inclusive, de novos consumidores. Numa primeira parte, a revisão da literatura expõe a evolução do marketing até ao surgimento do conceito de brand activism. Percebe-se, assim, como é que esta nova forma de posicionamento tem consolidado a relação das marcas perante os diversos públicos-alvo e como é que é geradora, em si, de mudanças. Para o desenvolvimento deste projeto, foram levadas a cabo várias investigações com o recurso tanto a questionários como a entrevistas online. O propósito da metodologia foi principalmente exploratório e aconteceu entre outubro de 2019 e agosto de 2020. A análise dos resultados permitiu então obter uma maior visão sobre os diversos tipos de ativismo e quais são aqueles em que as marcas podem, ou não, envolver-se em determinados assuntos do ponto de vista do consumidor, além do reconhecimento da importância do ativismo das marcas pelo público no seu geral.
- Atratividade setorial. Uma aplicação ao comércio a Retalho de Material Ótico.Publication . Ramos, Amândio Gomes; Antunes, Joaquim; Barros, Samuel FerreiraCom a presente investigação pretende-se dar um contributo no desenvolvimento do setor do comércio a retalho de material ótico, através da aplicação prática da metodologia de análise da atratividade, sobretudo numa época em que a crise financeira faz sentir os seus efeitos e o poder de compra é ténue, a par de uma basta oferta nacional e de um aumento do número de empresas a operar no mercado. O objetivo deste trabalho é analisar o referido setor em Portugal, dando-o a conhecer em mais profundidade aos seus principais intervenientes e ser útil para a avaliação de investimentos futuros nas diferentes oportunidades que possam surgir, podendo assim com esta análise, avaliar quais são os fatores que influenciam a atratividade no setor da ótica em Portugal, numa tomada de decisão. A atratividade terá por base a análise de uma abordagem teórica proposta pelo modelo das cinco forças competitivas de Michael Porter, onde será possível analisar os impactos que cada força implica dentro do negócio, destacando qual destas forças tem maior influência na forma da atratividade do negócio. Irá também ser feita a avaliação da atratividade do setor, através da utilização prática de ferramentas como o VAS, e a matriz GE/Mckinsey. Este setor será analisado, nas várias perspetivas que caracterizam o meio envolvente, com particular incidência na recolha de informação de natureza económica e financeira, das empresas a operar no setor. Abstract: This present investigation intends to make a contribution through the practical application of the attractiveness methodology, especially at a time when the financial crisis has a big effect in the purchasing power, making it reduced and tenuous, together with a high national supply and a high number of companies operating in the market. The main objective of this article is to provide an accurate analysis of the Optical setor in Portugal, examining it in more depth to their stakeholders and be useful for evaluating future investments and numerous opportunities that may appear. With this analysis we pretend to evaluate the assets and factors influence attractiveness in the Portugal Optic filed within a decision making. The attractiveness will be based on the approach of Michael Porter’s competitive five forces analysis, it’s possible to describe the impacts of each force in the business, highlighting which of these parameters has a greater influence on the shape and attractiveness of the business. We will evaluate the setor attractiveness, through the practical use of tools such as VAS, the model of Five Forces of Porter and the matrix GE/Mckinsey. This setor will be analyzed by various perspectives that characterize whit particular emphasis on collecting economic and financial information of the companies that operate in the market.
- A auditoria interna em instituições do ensino superior: o caso do Ensino Público PolitécnicoPublication . Saraiva, Elsa Cristina de Sá Martins; Martins, Isabel Maria Loureiro Pais EstevesSumário A prática regular de Auditoria interna e externa na Administração Pública é, cada vez mais, uma realidade para avaliar a correcta aplicação dos recursos públicos. A Auditoria Interna tem sido impulsionada, uma vez que se reconhece produzir valor acrescentado, ajudando a gestão, até no que diz respeito a questões de combate à corrupção. Pelo simples facto de existir, a actividade de Auditoria Interna é dissuasora da potencial prática de actos fraudulentos. Assim, tal como em outros organismos da Administração Pública, nas Instituições de Ensino Superior Público Politécnico, o papel dos gestores é agora de assumpção de maior responsabilidade, devendo gerir os recursos públicos de forma eficiente e eficaz, procurando, na actividade de Auditoria Interna um instrumento de apoio à concretização dos seus objectivos e responsabilidades. O presente projecto surge na sequência do Mestrado em Finanças Empresariais da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu e pretende ser um contributo para realçar a importância da Auditoria Interna para a gestão de uma Instituição de Ensino Superior Público Politécnico. Os instrumentos de trabalho utilizados para desenvolver o projecto foram, para além da consulta bibliográfica, o trabalho de campo constituído por questionário on-line e entrevista, realizados junto dos estabelecimentos de Ensino Superior Público Politécnico, em Portugal. Como forma de aplicação prática do projecto, são apresentados os passos para a implantação da actividade de Auditoria Interna numa Instituição de Ensino Superior Público Politécnico. É definida, como parte integrante do processo de monitorização e controlo do Plano de Gestão de Riscos de Corrupção e Infracções Conexas, a forma de funcionamento da actividade de Auditoria Interna. Por fim, propõe-se um processo de Auditoria Interna (programa e questionário de controlo interno) na área da Gestão de Tesouraria. Abstract The regular practice of internal and external auditing in the public service is increasingly a reality to assess the correct application of public resources. Internal Auditing has been driven, since it recognizes an added value by helping to manage, even with regard to issues of fighting corruption. By simply being there, the Internal Auditing activity is a deterrent to potentials acts of fraud. Thus, as in other public administration entities, in the Public Institutions of Higher Polytechnic Education, the role of managers is now taking on more responsibility, they shall manage public resources efficiently and effectively, looking to the Internal Auditing activity as an important instrument to support the achieve their objectives and responsibilities. This study is an integrated part of a project of graduate studies, a Master´s in Corporate Finance by ESTGV (High School of Management and Technology of Viseu) and intends to contribute to highlight the importance of Internal Auditing for the management of a Public Institution of Higher Polytechnic Education. The tools used to develop the project were literature search and field work, consisting of an on-line questionnaire and an interview conducted in a Public Institution of Higher Polytechnic Education, in Portugal. As a way of practical application of the project, are presented the steps for implementing an Internal Auditing activity in a Public Institution of Higher Polytechnic Education. It´s defined, as part of the process of monitoring and control of the Risk Management Plan of Corruption and Related Offences, an operating method to the Internal Auditing activity. Finally, is proposed an Internal Auditing process (program and questionnaire of internal control) to the area of Treasury Management.
- Avaliação de desempenho dos fundos de investimento em PortugalPublication . Amaral, Fátima Maria Almeida; Pinto, António Pedro Martins Soares; Reis, Pedro Manuel NogueiraO mercado de fundos de investimento tem suscitado cada vez mais interesse por parte dos investidores como alternativa de investimento, assumindo uma relevância cada vez maior junto de profissionais e académicos. Contudo, tem sido difícil reunir consenso na literatura, em torno dos condicionantes do desempenho dos fundos e da relevância que estes assumem. Nesse sentido, este estudo procura dar um contributo à investigação desenvolvida, identificando os indutores do desempenho dos fundos de investimento geridos em Portugal. A amostra é constituída por 78 fundos, cobrindo o espaço temporal de 2006 a 2016, incorporando fundos de ações, fundos de obrigações, fundos mistos e fundos de tesouraria, analisada com recurso à metodologia de dados em painel. Os resultados obtidos sugerem que os investimentos com maior rendibilidade são alcançados nos fundos de maior dimensão e com comissões mais elevadas. Em contrapartida, os fundos que apresentam uma classe de risco elevada, com mais anos em atividade e com uma maior rotação da carteira (gestão ativa) apresentam menor retorno. Por sua vez a taxa de juro estabelece uma relação inversa com a rendibilidade.