Browsing by Issue Date, starting with "1992"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A receptividade dos professores à inovação pedagógica na perspectiva da educação permanentePublication . Cardoso, Ana PaulaFoi examinada uma amostra representativa de professores de três Escolas Superiores de Educação do país (Castelo Branco, Coimbra e Viseu)a respeito das suas atitudes face aos novos papéis preconizados na perspectiva da Educação Permanente. Verificou-se que as variáveis, formação continuada, formação pedagógica-profissional, tempo de serviço no ensino e percepção da liberdade de acção, enquanto docente, conjuntamente consideradas, evidenciavam uma correlação significativa, embora não muito elevada, com as atitudes dos professores à inovação pedagógica.
- Pressupostos epistemológicos da Ciência: Implicações em alguns domínios - Psicologia e PsicopedagogiaPublication . Cardoso, Ana Paula; Ribeiro, Esperança JalesDestacamos dois grandes objectivos que presidiram à elaboração do presente documento de reflexão: 1. Evidenciar a relatividade do conhecimento científico e, consequentemente, de todas as eventuais "teses" dadas como certezas ou verdades absolutas, quer relativamente ao Homem quer relativamente ao Mundo. 2. Reflectir sobre as implicações que a alteração dos pressupostos epistemológicos da ciência trouxe para vários domínios, nomeadamente social, psicológico e psicopedagógico. Esperamos que este contributo possa de alguma forma, ainda que modestamente, suscitar a reflexão e a problematização de algumas das questões decorrentes dos referidos objectivos.
- As atitudes dos professores e a inovação pedagógicaPublication . Cardoso, Ana PaulaNeste artigo delimitamos os conceitos de atitude (professores) e de inovação pedagógica e relacionamo-los.