Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Estratégias de leitura funcional: uma proposta de abordagem didática

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Balula(2011, 22-26).pdf62.21 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O acesso às fontes da informação e do conhecimento está cada vez mais facilitado devido aos meios colocados à disposição dos cidadãos. A língua escrita é cada vez mais uma fonte privilegiada, assumindo a leitura um papel único no acesso a essa fonte da informação e do conhecimento. Tendo por base um estudo levado a cabo com alunos do ensino básico, no âmbito de um projeto de doutoramento em Didática (Universidade de Aveiro), concluído em 2007, apresenta-se uma proposta de abordagem didática da leitura funcional na unidade curricular de Iniciação à Leitura e à Escrita do Curso de Educação Básica da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. Parte-se da definição das linhas diretrizes de um processo de ensino da Língua Materna, orientado para o desenvolvimento de competências em leitura funcional, associadas à recolha e tratamento de informação numa perspectiva multidisciplinar, para a concepção de atividades a implementar em aulas do Ensino Básico.

Description

Keywords

Leitura funcional Estratégias de leitura Iniciação à leitura e à escrita

Citation

In O. C. Sousa; C. Cardoso & M. Dias (Ed.), Formar professores, investigar práticas. Atas do IV Encontro do CIED, (pp. 22-26). Lisboa: Instituto Politécnico de Lisboa – Escola Superior de Educação.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Otília Costa e Sousa, Carlos Cardoso, Mariana Dias

CC License