Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
62.21 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O acesso às fontes da informação e do conhecimento está cada vez mais facilitado devido aos meios colocados à disposição dos cidadãos. A língua escrita é cada vez mais uma fonte privilegiada, assumindo a leitura um papel único no acesso a essa fonte da informação e do conhecimento.
Tendo por base um estudo levado a cabo com alunos do ensino básico, no âmbito de um projeto de doutoramento em Didática (Universidade de Aveiro), concluído em 2007, apresenta-se uma proposta de abordagem didática da leitura funcional na unidade curricular de Iniciação à Leitura e à Escrita do Curso de Educação Básica da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu.
Parte-se da definição das linhas diretrizes de um processo de ensino da Língua Materna, orientado para o desenvolvimento de competências em leitura funcional, associadas à recolha e tratamento de informação numa perspectiva multidisciplinar, para a concepção de atividades a implementar em aulas do Ensino Básico.
Description
Keywords
Leitura funcional Estratégias de leitura Iniciação à leitura e à escrita
Citation
In O. C. Sousa; C. Cardoso & M. Dias (Ed.), Formar professores, investigar práticas. Atas do IV Encontro do CIED, (pp. 22-26). Lisboa: Instituto Politécnico de Lisboa – Escola Superior de Educação.
Publisher
Otília Costa e Sousa, Carlos Cardoso, Mariana Dias