Browsing by Issue Date, starting with "2013-05-20"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- Bullyng em jovens LGBTPublication . Pimenta, Neuza Santos; Martins, Emíla orient.O bullying homofóbico é uma forma específica de assédio que ocorre quando a vitimização é motivada pelo preconceito homossexual. Os jovens alunos, lésbicas, gays, bissexuais e transsexuais (LGBT), vítimas desta forma de bullying estão mais vulneráveis à exclusão social, isolamento e aquisição de comportamentos de risco. O presente projeto de investigação pretende contribuir para a compreensão de questões relacionadas com os episódios de bullying em jovens LGBT, sempre na perspetiva da vítima e a perceção que esta tem da problemática. Neste sentido, apresentamos como principal objetivo verificar em que medida variam os episódios de bullying, relativamente à frequência, contextos de vitimização, tipos de bullying e estratégias utilizadas como forma de evitar/lidar com as agressões, em função de variáveis sociodemográficas, académicas, pessoais e institucionais. Para responder a estes objetivos foram utilizados dois questionários, sendo um de Suporte Social (SSQ6), que se encontra aferido para a população portuguesa, e outro especialmente construído para a recolha dos dados de caraterização sociodemográfica, caraterização de aspetos relacionados com a orientação sexual, experiencias de bullying e o impacto do bullying homofóbico. Foi realizado um préteste, sendo os resultados obtidos alvo de uma análise descritiva. Pode apurar-se que a principal forma de vitimização é verbal e relacional, o principal contexto de vitimização é o recreio e fora do espaço escolar, enquanto as principais estratégias para evitar/lidar com a vitimização, são a ocultação da identidade sexual e evitar pessoas e locais. O projeto aqui apresentado é para desenvolver num período temporal de 6 meses.
- Intervenção na promoção da saúde mental : um estudo piloto da aplicação do programa MindMatters com alunos do 9º anoPublication . Oliveira, Susana Maria dos Remédios; Martins, Emília orient.; Magalhães, Cátia coorient.Os problemas de saúde mental constituem uma elevada prevalência na infância e na adolescência, podem ser precursores de psicopatologia na idade adulta. A evidência mostra, o valor a longo prazo da promoção da saúde mental dos jovens. O presente projeto pretende determinar se o programa de promoção de saúde mental – Mindmatters, é igualmente eficaz na versão adaptada para uma amostra de adolescentes portugueses que frequentam o 9º ano de escolaridade. Nessa sequência propomo-nos a estudar o tipo de conhecimentos sobre a saúde mental (mental health literacy) dos alunos que frequentam o 9º ano, as crenças e comportamentos discriminatórios (estigma) associadas a problemas de saúde mental, antes da aplicação do programa nos alunos e a eficácia da intervenção piloto – adaptação e implementação do programa MindMatters numa amostra de alunos portugueses que frequentam o 9º ano. Para responder aos objetivos e questões de estudo foram utilizados os seguintes questionários de auto-preenchimento, o QuALiSMental, o Inventário de Saúde Mental (MHI-5) e a versão reduzida do instrumento Kidscreen-10. A amostra será constituída por um grupo experimental com 15 alunos e um grupo de controlo com 10 alunos que frequentam o 9º ano. Este estudo pretenderá contribuir para aumentar o conhecimento sobre a saúde mental e promover mudanças positivas no ajustamento psicológico e comportamental dos adolescentes.
- A vulnerabilidade/risco das crianças com a perturbação do espetro do autismoPublication . Tonico, Andreia Filipa da Silva; Mendes, FranciscoA emergência da Perturbação do Espetro do Autismo induz no seio familiar dificuldades acrescidas para pais e filhos. Este projeto pretende estudar as necessidades de informação dos pais e a vulnerabilidade/risco e suporte social das crianças com esta patologia, em função de variáveis sociodemográficas dos pais e das crianças. Para o efeito prevê-se o recurso a uma amostra de 30 pais de crianças autistas e 30 de crianças ditas normais. Foi utilizada uma adaptação dos instrumentos Family Needs Survey, do instrumento de Análise da Rede Social Pessoal Revisto (IARSP-R) e foi elaborado um questionário denominado situações de vulnerabilidade. A análise dos resultados obtidos na aplicação do pré-teste indica a existência de diferenças significativas (p<.05), quer nas necessidades de informação dos pais, quer nos níveis de risco das crianças autistas comparativamente às crianças normais. Já no domínio do suporte social não se verificaram diferenças significativas entre as crianças autistas e normais. Todavia, os resultados devem ser interpretados com prudência e, necessariamente, as conclusões relativizadas face a pequena dimensão da amostra.
- Perspetivas dos educadores sobre a área da expressão musical nos jardins de infânciaPublication . Ferreira, Liliana Pereira; Gomes, António Ferreira; Aguiar, Maria CristinaO presente relatório insere-se na área de formação de docência do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico; contempla uma reflexão crítica das práticas, nomeadamente do segundo e do terceiro semestres do curso; e também uma investigação que pretende perceber quais as perspetivas dos educadores de infância sobre a área de expressão musical. Para a reflexão crítica, apoiámo-nos em todos os materiais desenvolvidos ao longo dos estágios e também nos documentos normativos dos perfis específicos de desempenho profissional do educador de infância e professor do 1.º ciclo do ensino básico. O trabalho de investigação é de caráter descritivo com recurso a questionários a educadores de infância do concelho de Viseu. O estudo permite concluir que a expressão musical em contexto de jardim de infância é muito importante para o desenvolvimento global das crianças, bem como um recurso imprescindível para a interdisciplinaridade das diferentes áreas de conteúdo.
- Contributos do RSI na proteção das crianças e jovens em risco : a perspetiva de diferentes agentesPublication . Ribeiro, Eugénia Eliete Ferreira; Mendes, FranciscoUm dos principais problemas da sociedade atual é a grande desigualdade e o crescimento da pobreza e exclusão social, com particular enfase nas crianças e jovens. São objetivos deste estudo conhecer a opinião dos diferentes agentes sobre o contributo do RSI na proteção de crianças e jovens em risco, bem como conhecer e contrastar a opinião dos beneficiários sobre o contributo do RSI, em função de características sócio demográficas (género, idade, habilitações e urbanidade). Em última instância pretende-se aprofundar o conhecimento sobre o quotidiano, com vista à alteração das políticas sociais que permitam minimizar ou mesmo inverter esta situação. Para o efeito será utilizada uma amostra de 100 participantes (20 técnicos e 80 beneficiários) com recurso a uma entrevista semiestruturada. Espera-se responder às hipóteses a testar e discutir os resultados por confronto com a literatura.
- Intervenção dos educadores sociais de equipas multidisciplinares de RSI no desenvolvimento de competências em famílias multidesafiadas - perceção dos técnicosPublication . Lopes, Ana Isabel Rodrigues; Amante, Maria João; Fonseca, SusanaCada família é detentora de uma estrutura e funcionamento próprios. No caso específico das famílias multidesafiadas a estrutura e funcionamento é marcada pela instabilidade e indefinição. É frequente associar-se estas famílias à ausência de competências, pois perante situações de crise, tendem a cair em bloqueios, contudo, estas existem, o importante é ajudar a família a identificá-las e a dotá-las de mecanismos que as ajudem a ultrapassar as situações de crise com que se vão deparando no seu quotidiano. Estas famílias são frequentemente associadas a grupos populacionais que vivem em contexto de pobreza e exclusão social, recorrendo, por vezes, aos apoios do Estado para sobreviver. O Rendimento Social de Inserção surge como uma política social que visa dar resposta a esses problemas sociais, associando uma prestação pecuniária a uma filosofia de inserção laboral, social e comunitária. Este projeto pretende compreender de que forma a intervenção do Educador Social contribui para o desenvolvimento de competências em famílias multidesafiadas beneficiárias do Rendimento Social de Inserção, tendo em conta a perspetiva de técnicos de protocolos do Rendimento Social de Inserção. Assim recorreu-se a uma abordagem qualitativa. Os dados serão recolhidos através de uma entrevista e analisados de acordo com a metodologia de análise de conteúdo e recurso ao programa QSR Nvivo 10. Foi realizado um teste piloto do guião da entrevista e da análise de resultados e surgiram categorias e subcategorias, que servirão de orientação para a realização do projeto, tendo sempre salvaguardado que poderão surgir novas categorias e subcategorias na implementação do projeto.
- "O baú das histórias" : idealização, conceção e materialização de um espetáculo multidisciplinar itinerantePublication . Soares, Bruno Martins; Leitão, Madalena orient.; Mendonça, Jorge Fraga de orient.A ideia central do desenvolvimento deste projeto reside na idealização, conceção e materialização de um Espetáculo Multidisciplinar Itinerante. Neste projeto, a arte performativa destaca-se essencialmente através da conjugação da animação teatral e do espetáculo de sombras, estando sempre presente o conceito de itinerância. Trata-se de um espetáculo que procura o seu público. Todo o espetáculo é criado e construído pelo autor deste projeto, pelo que o mesmo assume o papel de autor, criador, gestor e intérprete, aplicando apenas um conceito - artista multidisciplinar. O baú constitui-se como o centro do espetáculo, derivando do mesmo o nome deste projeto: “O Baú das Histórias”. Tudo está dentro do baú, tudo anda à sua volta, como se se tratasse de uma caixa mágica, onde tudo se transforma, ganha vida e através do qual se cria um mundo imaginário. O projeto está inserido no domínio da Animação Artística, seguindo os pressupostos da animação aliada à arte, através de um processo de criação implícito e a materialização de um espetáculo tendo uma preocupação estética ao nível da criação dos elementos/objetos pertencentes ao espetáculo e com a ação do artista como performer – Animação Teatral.
- Práticas supervisionadas em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico com enfoque investigativo na inclusão de crianças com necessidades educativas especiaisPublication . Balseiro, Joana Renata Bastos; Ribeiro, Esperança Jales; Felizardo, SaraO presente relatório final de estágio foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e ensino do 1º CEB. É composto por duas partes que se complementam, abrangendo desta forma uma reflexão crítica sobre as práticas de Ensino Supervisionadas com um enfoque investigativo numa problemática proveniente destas. O trabalho de investigação pretende realizar uma abordagem sobre a inclusão de crianças com necessidades educativas especiais no ensino especial segundo as perspectivas dos professores de educação especial e do ensino regular. Neste sentido estabelecemos como objetivos a avaliar o processo de inclusão, identificar os seus benefícios e os obstáculos, bem como conhecer as medidas a implementar na sua concretização. O estudo enquadra-se numa metodologia de natureza quantitativa, utilizando como instrumento de recolha de dados o inquérito por questionário. Em conclusão e de modo geral podemos referir que os professores de educação especial e do ensino regular apresentam perspetivas distintas face à inclusão das crianças com necessidades educativas especiais. Os resultados obtidos permitiram ainda constatar que as adequações curriculares, os programas individualizados e as alterações da prática pedagógica constituem medidas educativas a implementar no processo de inclusão destas crianças.