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- Inclusão e articulação educativa entre professores e pais de crianças com perturbações do autismoPublication . Felizardo, Sara; Silva, Ana Isabel; Cardoso, Ana PaulaO presente estudo incide sobre a temática da articulação educativa entre professores e pais de crianças com Perturbações do Espectro do Autismo (PEA). Tem como objetivo conhecer as perceções dos professores e pais de crianças com autismo sobre aspetos desenvolvimentais e práticas educativas, perspetivando a articulação entre estes agentes educativos. Relativamente à metodologia, realizou-se uma investigação de caráter qualitativo, exploratório e descritivo. Para a recolha de dados, realizaram-se entrevistas semiestruturadas a 4 pais e a 6 professores/educadores. Para o efeito foram elaborados dois guiões de entrevista, um para professores e outro para os pais; as questões foram organizadas de forma semelhante e contemplavam temáticas sobre aspetos desenvolvimentais da criança, dados sobre as necessidades e recursos das famílias e práticas educativas.
- Parental adjustment to disability, stress indicators and the influence of social support.Publication . Felizardo, Sara; Jales Ribeiro, Esperança; Amante, Maria JoãoProblem Statement: This study intends to understand the differences in parental stress and social support among parents groups of children with different disabilities in the context of parental adjustment to disability. Research Questions: There are significant differences in the results of stress and social support among parents groups of children with different disabilities, in order to improve intervention strategies with families? Purpose of Study: Parental adjustment to disability relates to the effectiveness with which families use the resources of their social network. We intend to analyze stress and social support differences among groups of parents of children with different disabilities and clarify relationships between the variables in order to suit family intervention strategies. Research Methods: A comparative research of descriptive correlational nature was undertaken. The sample of convenience included 152 parents of children with different disabilities (82 with intellectual disability; 37 with motor problems; 33 with autism) supported by institutions the Viseu municipality. The gathering instruments were: Parenting Stress Index - Portuguese version (Abidin & Santos, 2003), Social Support Questionnaire and Parental Questionnaire. Findings: The results revealed significant differences between groups of parents in the partial results of parental stress, specifically in the subscales Hyperactivity, Acceptance and Adaptation Flexibility (Child Domain), as well as subscale Paper Restriction (Parental Domain). With respect to social support, we found differences in the extent and availability of social support network. Conclusions: Knowing the specific dimensions of parental functioning, as well as aspects of social support, allows us to design intervention strategies targeted to the family needs and resources, promoting the quality of the parenting exercise and a better parental adjustment to disability.
- Necessidades Educativas Especiais e funcionamento parental: indicadores de bem-estar e suporte socialPublication . Felizardo, Sara; Jales Ribeiro, EsperançaO presente estudo enquadra-se numa linha de investigação que analisa a influência do suporte social no funcionamento parental em famílias de crianças com Necessidades Educativas Especiais. Foram definidos os objetivos: i) comparar os subgrupos de pais de crianças com NEE quanto ao suporte social e bem-estar; ii) compreender as relações entre as variáveis. Trata-se de uma investigação não experimental e correlacional e a amostra é constituída por 152 pais. Constatámos que existem diferenças significativas entre os subgrupos de pais (os progenitores das crianças com autismo apresentam valores mais elevados no suporte social e bem-estar) e correlações significativas e positivas entre as variáveis.
- Iluminados pelos Livros – Promoção da Leitura através da Animação ArtísticaPublication . Balula, João Paulo; Almeida, Lina; Souto E Melo, Ana LuísaA leitura é uma atividade crítica para o desenvolvimento e para o progresso social. Esta atividade é imprescindível para compreender e interpretar o mundo que nos rodeia. Apesar da diversidade, cada vez maior, dos suportes para a leitura, justifica-se, ainda hoje, realçar a centralidade do livro, que se mantém, na cultura ocidental, há vários séculos. O póster “Iluminados pelos livros” resulta da reflexão, e pretende fazer refletir, sobre a promoção do livro e da leitura através da animação artística. Assim, destaca-se o impacto de uma instalação, parte do projeto “Procissão dos Livros”, implementado no âmbito do Mestrado em Animação Artística, na Escola Superior de Educação de Viseu, como apogeu de uma performance artística que percorreu as ruas da cidade, entre o parque Aquilino Ribeiro e a Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva. Esta instalação voltou a ser apresentada ao público, num segundo momento, como forma de celebrar o dia mundial do livro (23 de abril de 2014). Adereços da “procissão”, manequins, livros e lâmpadas, tendo o ritual como mote inspirador, provocaram milhares de utilizadores da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, uma instituição direcionada para a formação científica, cultural, artística e técnica de profissionais do desporto, da educação, da comunicação e das artes, num átrio coberto por um lanço de escadas suspensas e ladeado por três painéis que integravam texto e imagem. A forma como, no projeto, houve a apropriação do ritual para promover a leitura despertou o interesse de um público diversificado e permitiu-lhe uma forma diferente de fruir uma manifestação artística, ao mesmo tempo que era interpelado para a leitura.
- Formação continuada em professores de educação física da Secretaria Municipal de Educação de Maceió-AlagoasPublication . Lima, Cláudia Rejane Cavalcante; Pereira, Carlos Manuel Figueiredo; Amaral, Maria Odete Pereira; Silva, Amaurí Aluísio daEnquadramento:A formação continuada é entendida como a formação recebida por for-mandos já profissionalizados e com uma vida ativa, tendo como base a adaptação contínua para a mudança de conhecimentos, técnicas e condições de trabalho, melhorando as quali-ficações profissionais e, por conseguinte, a sua promoção profissional e social. Objetivos: O objetivo geral foi avaliar o impacto do programa de formação continuada, oferecido pela Secretaria Municipal de Educação de Maceió-AL aos professores de educa-ção física, no período de 2005 a 2011. Os objetivos específicos foram:caracterizar o perfil do grupo pesquisado, compreender os itinerários formativos e identificar os principais fato-res profissionais e sociais na formação realizada. Métodos: Realizamos um estudo transversal descritivo de natureza quantitativa, com a seleção dos participantes elaborada com base no rol das unidades escolares que atendem a educação básica. A amostra final foi de 48 professores licenciados e concursados na área de educação física, por amostragem baseada em agrupamento e com aplicação de questio-nários de perguntas fechadas e abertas para coleta de dados, revelando: qual a modalidade de formação preferida, a participação do professor no programa de formação, principais motivações para participação, principais efeitos alcançados e qual a satisfação na formação realizada. Resultados: Entre as modalidades de formação analisadas a preferida foi a ‘oficina’com uma percentagem de 42,35%, seguida pelo ‘círculos de estudo’ com 24,71%. Os motivos referidos como muito importante pelos professores para a participação na formação foram os ‘emancipatórios’ com 66,67% e logo após motivos ‘pedagógicos’em 54,17%. Os três principais aspectos positivos na formação, mencionados pelos participantes foram a quali-dade do formador (16,60%), partilhar experiências (15,35%) e conviver/recordar colegas (14,11%). Quanto aos aspectos negativos indicados apontam duração da formação (22,58%), horário da formação (20,43%) e local da formação (15,05%). O grau de satisfa-ção quanto as dimensões exploradas (instrução, gestão/organização, clima relacional e dis-ciplina) na formação os professores encontram-se satisfeitos variando entre 43,75% e 66,67% para os diferentes itens das dimensões. Conclusão: Considerações finais apontam a frequência maior do género feminino, os pro-fessores com experiência profissional de 15 a 29 anos de atuação no magistério, e vincula-ção expressiva com outra instituição de ensino. Quanto aos itinerários formativos elegeram a modalidade formativa oficina como a preferida; quanto aos aspectos positivos valoriza-ram a qualidade do formador e negativo a duração da formação. Principalmente nas dimensões de instrução e gestão/organização da prática docente. A formação continuada da SEMED contribuiu satisfatoriamente para a prática educativa dos professores de educação física ao longo deste período. Palavras-chave: Formação continuada, educação física, professor.
- Effects of cattle-slurry treatment by acidification and separation on nitrogen dynamics and global warming potential after surface application to an acidic soilPublication . Fangueiro, D.; Pereira, J.; Bichana, A.; Surgy, S.; Cabral, F.; Coutinho, J.Cattle-slurry (liquid manure) application to soil is a common practice to provide nutrients and organic matter for crop growth but it also strongly impacts the environment. The objective of the present study was to assess the efficiency of cattle-slurry treatment by solideliquid separation and/or acidification on nitrogen dynamics and global warming potential (GWP) following application to an acidic soil. An aerobic laboratory incubation was performed over 92 days with a Dystric Cambisol amended with raw cattle-slurry or separated liquid fraction (LF) treated or not by acidification to pH 5.5 by addition of sulphuric acid. Soil mineral N contents and NH3, N2O, CH4 and CO2 emissions were measured. Results obtained suggest that the acidification of raw cattle-slurry reduced significantly NH3 emissions ( 88%) but also the GWP ( 28%) while increased the N availability relative to raw cattle-slurry (15% of organic N applied mineralised against negative mineralisation in raw slurry). However, similar NH3 emissions and GWP were observed in acidified LF and non-acidified LF treatments. On the other hand, soil application of acidified cattle-slurry rather than non-acidified LF should be preferred attending the lower costs associated to acidification compared to solideliquid separation. It can then be concluded that cattle-slurry acidification is a solution to minimise NH3 emissions from amended soil and an efficient strategy to decrease the GWP associated with slurry application to soil. Furthermore, the more intense N mineralisation observed with acidified slurry should lead to a higher amount of plant available N and consequently to higher crop yields.
- Medidas não farmacológicas no alívio da dor no trabalho de partoPublication . Prata, Ana Rita Proença Gomes; Ferreira, Manuela Maria Conceição; Duarte, João CarvalhoEnquadramento: A dor do parto resulta de complexas interações, de caráter inibitório e excitatório e, apesar de os seus mecanismos serem análogos aos da dor aguda, há fatores próprios do trabalho de parto de natureza neurofisiológica, obstétrica, psicológica e sociológica que intervêm no seu limiar. Neste sentido, os métodos não farmacológicas podem auxiliar a parturiente no alívio da dor, reduzir os níveis de stresse e ansiedade e, consequentemente promover uma maior satisfação. Objetivos: Demonstrar evidência científica de se os métodos não farmacológicos usados no alívio da dor no trabalho de parto são mais eficazes quando comparados com a não utilização de nenhum método, placebo ou qualquer outro método; verificar o uso de medidas não farmacológicas no alívio da dor do parto; averiguar quais as variáveis sociodemográficas, variáveis contextuais da gravidez e contextuais do parto que interferem no recurso a medidas não farmacológicas no alívio da dor do parto. Métodos: No estudo empírico I seguiu-se a metodologia de revisão sistemática da literatura. Foi realizada uma pesquisa na EBSCO, PubMed, Scielo e RCAAP, de estudos publicados entre 1 janeiro de 2010 e 2 de janeiro de 2015. Os estudos encontrados foram avaliados de acordo com os critérios de inclusão previamente estabelecidos e, posteriormente, foi feita uma apreciação da qualidade dos estudos, por dois revisores, utilizando a “Grelha para avaliação crítica de um artigo descrevendo um ensaio clínico prospetivo, aleatorizado e controlado” (Bugalho & Carneiro, 2004). No final, foram incluídos no corpus do estudo 4 artigos. O estudo empírico II enquadra-se num estudo quantitativo, transversal, descritivo e retrospetivo, desenvolvido no serviço de Obstetrícia do Centro Hospitalar Cova da Beira, segundo um processo de amostragem não probabilística por conveniência (n = 382). A recolha de dados efetuou-se através da consulta de processos clínicos de mulheres com idade ≥ 18 anos, que tiveram um parto vaginal com feto vivo após as 37 semanas de gestação. Resultados: Os métodos não farmacológicos usados no alívio da dor no trabalho de parto são mais eficazes quando comparados com a não utilização de nenhum método, placebo ou qualquer outro método. Numa amostra constituída por 382 mulheres, com uma idade média de 30,95 anos (±5,451 anos), em 34,6% dos casos foram aplicadas as medidas não farmacológicas no alívio da dor no trabalho de parto, sobressaindo a respiração e o relaxamento (86,3%). Em alguns casos, ainda que em menor número, foi aplicada a hidroterapia isolada (6,9%) ou associada à respiração e ao relaxamento (5,3%), bem como a hipnose (0,8%) e a associação entre respiração e massagem (0,8%). Conclusão: De acordo com os resultados obtidos e com base na evidência científica disponível, importa referir que é essencial que os cuidados não farmacológicos de alívio da dor no parto sejam explorados, por serem mais seguros e acarretarem menos intervenções. Desta feita, os profissionais de saúde que prestam assistência às mulheres durante o trabalho de parto e parto têm de ter acesso ao conhecimento acerca desses métodos e os seus potenciais benefícios, a fim de os poderem aplicar com maior segurança, o que resultará indiscutivelmente numa maior humanização do parto, caminhando-se no sentido de uma maternidade mais segura. Palavras-chave: Trabalho de parto; dor de parto; terapias complementares; terapias alternativas
- Cuidar no parto : prática de episiotomiaPublication . Santos, Maria Onélia Figueira dos; Ferreira, Manuela Maria Conceição; Duarte, João CarvalhoEnquadramento – A episiotomia é uma incisão feita no períneo para aumentar o canal vaginal com o objetivo de evitar outros traumas perineais durante o parto. No entanto, esta prática, por si só, já se considera um trauma perineal pelo corte em estruturas que podem desencadear problemas futuros. A Organização Mundial de Saúde (1996) recomenda a utilização limitada da episiotomia uma vez que não existem evidências credíveis de que a utilização generalizada ou de rotina desta prática tenha um efeito benéfico. Objetivos: Demonstrar evidência científica dos determinantes da prática de episiotomia seletiva em mulheres com parto normal/eutócico; identificar a prevalência de episiotomia; analisar os fatores (variáveis sociodemográficas, variáveis relativas ao recém-nascido, variáveis contextuais da gravidez e contextuais do parto) que influenciam na ocorrência de episiotomia. Métodos: O estudo empírico I seguiu a metodologia de revisão sistemática da literatura. Efetuou-se uma pesquisa na EBSCO, PubMed, SciELO, RCAAP de estudos publicados entre janeiro de 2008 e 23 de dezembro de 2014. Os estudos encontrados foram avaliados tendo em consideração os critérios de inclusão previamente estabelecidos. Dois revisores avaliaram a qualidade dos estudos a incluir utilizando a grelha para avaliação crítica de um estudo descrevendo um ensaio clínico prospetivo, aleatorizado e controlado de Carneiro (2008). Após avaliação crítica da qualidade, foram incluídos no corpus do estudo 4 artigos nos quais se obteve um score entre 87,5% e 95%. O estudo empírico II enquadra-se num estudo quantitativo, transversal, descritivo e retrospetivo, desenvolvido no serviço de Obstetrícia do Centro Hospitalar Cova da Beira, segundo um processo de amostragem não probabilística por conveniência (n = 382). A recolha de dados efetuou-se através da consulta dos processos clínicos das mulheres com idade ≥ 18 anos que tiveram um parto vaginal com feto vivo após as 37 semanas de gestação. Resultados: Evidência de que a episiotomia não deve ser realizada de forma rotineira, cujo uso deve restringir-se a situações clínicas específicas. A episiotomia seletiva, comparada com a episiotomia de rotina, está relacionada com um menor risco de trauma do períneo posterior, a uma menor necessidade de sutura e a menos complicações na cicatrização. Amostra constituída por 382 mulheres, na faixa etária dos 18-46 anos. Apenas, não se procedeu à episiotomia em 41,7% da amostra, apontando para a presença da episiotomia seletiva. Número significativo de mulheres com parto eutócico (80,5%), com sutura (95,0%), laceração de grau I (64,9%), dor perineal (89,1%) sujeitas a episiotomia (58,3%). A maioria dos recém-nascidos nasceram com peso normal (92,3%), com um valor expressivo de mulheres sujeitas a episiotomia (91,4%). Ainda se constatou a existência de casos, apesar de reduzidos, em que o recém-nascido nasceu macrossómico (5,4%), tendo-se recorrido igualmente a esta prática. Não há uma associação direta entre a realização de episiotomia e os scores do APGAR. Conclusão: Face a estes resultados e com base na evidência científica disponível que recomenda, desde há vários anos, que se faça um uso seletivo da episiotomia, sugere-se que os profissionais de saúde estejam mais despertos para esta realidade, de modo a que se possam anular as resistências e as barreiras de mudanças por parte dos mesmos face ao uso seletivo da episiotomia. Para promover essa mudança de comportamentos é importante não só mostrar as evidências científicas, bem como transpô-las para a prática, capacitando os profissionais de saúde, sobretudo os enfermeiros, na sua atuação. Palavras-chave: Parto Normal/eutócico; Episiotomia; Episiotomia seletiva; Episiotomia de rotina.
- Mortalidade fetal e infantil na cidade de Surubim, PernambucoPublication . Guerra, Samir Souza dos Santos; Cunha, Madalena; Silva, Amaurí Aluísio daEnquadramento: Com a redução global da mortalidade infantil no Brasil, o componente perinatal passou a exercer maior influência neste indicador, sendo necessário, portanto, um maior enfoque nas análises dessa componente. Objectivo: Levantar o perfil da mortalidade infantil e fetal e a evitabilidade destes óbitos, no município de Surubim, Pernambuco, no período de Junho de 2011 a Dezembro de 2014. Métodos: Estudo retrospectivo com enfoque descritivo, cuja a amostra foi de 56 óbitos investigados com base em 53 Fichas de Investigação da Secretaria de Saúde de Surubim. Este número corresponde a 66,66% dos casos entre 2011 e 2014 em fetos e menores de um ano, residentes de Surubim, Pernambuco. Utilizados como fontes de dados, os Bancos do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC) do Ministério da Saúde (DATASUS), ambos com boa cobertura e qualidade satisfatória das informações, e Fichas usadas pelo Grupo Técnico de Investigação do Óbito do Município. Resultados: Em 2011, 23 óbitos (11 fetais e 12 infantis), 07 investigados, 1 fetal e 6 infantis; em 2012, 26 óbitos (12 fetais e 14 infantis), 23 investigados, 9 fetais e 14 infantis; em 2013, 17 óbitos (11 fetais e 6 infantis), 14 investigados, 9 fetais e 5 infantis; e em 2014, 19 óbitos (7 fetais e 12 infantis), 12 investigados, 4 fetais e 8 infantis. A Taxa de Mortalidade Infantil e Fetal para o período foi de 13,8/1000nv e 12,6/1000nv(2011), 15/1000nv e 13/1000nv(2012), 7/1000nv e 12,7/1000nv(2013),13/1000nv e 8/1000nv(2014)nv. 60,61% dos óbitos fetais e 91,3% dos óbitos infantis foram por causas evitáveis. Inconclusivos 06, não evitáveis 02 fetais e 07 Infantis. Conclusão:Consideram-se necessárias mudanças no processo de trabalho da equipe de saúde, capacitação da equipe multidisciplinar na perspectiva de trabalho colaborativo de maior equidade e efetividade clínica de forma a dotar a assistência à mulher fértil, à mulher grávida, à puérpera,ao feto e ao recém-nascido,com vistas à redução da mortalidade infantil e neonatal precoce por causas evitáveis. Palavras-chave: mortalidade infantil, mortalidade neonatal precoce, evitabilidade.
- Risco de queda em idosos institucionalizadosPublication . Campos, Daniela Sofia da Cunha; Martins, Rosa Maria LopesOs idosos institucionalizados apresentam risco de queda aumentado, quando comparado com os idosos não institucionalizados. A questão das quedas deve ser encarada como um grave problema de saúde pública, dadas as suas consequências e os custos irreversíveis. Assim, o estudo pretende avaliar o risco de queda em idosos institucionalizados e determinar os fatores que lhe estão associados. Trata-se de um estudo transversal descritivo-correlacional e de natureza quantitativa, que utilizou uma amostra não probabilística por conveniência composta por 136 idosos, com idades que variam entre os 65 anos e os 99 anos de idade, com uma média de idades de 85,98 anos. Os dados foram recolhidos através de um questionário, que procurava obter uma caracterização sociodemográfica, e clínica dos idosos e conhecer a história e circunstâncias das quedas. Foram utilizadas as escalas de Funcionalidade Familiar, Escala de Avaliação da Dependência nos Autocuidados e por último a POMA I (Índice de Tinetti). Os resultados revelam risco de queda bastante considerável, uma vez que se verificou que cerca de 45,6% dos idosos apresenta elevado risco de queda, 16,2% médio risco e 38,2% baixo risco. Verificamos ainda que, ser do sexo feminino e ter um baixo grau de escolaridade são fatores relacionados com o aumento do risco de queda. O mesmo apuramos relativamente ao défice cognitivo, á presença de doenças neurológicas, osteoarticulares, diminuição da acuidade visual e auditiva. Contrariamente, os idosos mais autónomos na deambulação, tomar banho e na toma da medicação são aqueles que apresentam menor risco de queda. Palavras-chave: idosos, risco de queda, institucionalização, capacidade funcional e equilíbrio.
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