Browsing by Issue Date, starting with "2019-02-20"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Efetividade dos programas de reabilitação cardíaca home basedPublication . Carvalho, Rui Miguel Martins; Albuquerque, Carlos Manuel SousaIntrodução: A evidência científica infere que o risco de novos eventos cardiovasculares em doentes com história de doença cardíaca isquémica, que realizam adequados programas de reabilitação cardíaca, é inferior ao risco dos que não usufruem desta resposta em saúde. Por conseguinte, assume-se como relevante a universalidade da implementação de programas de reabilitação cardíaca home based a nível nacional. Neste contexto, o objetivo deste estudo consiste em determinar a efetividade dos programas de reabilitação cardíaca home based na redução da taxa de reinternamento, na redução dos fatores de risco cardiovasculares modificáveis e na melhoria da qualidade de vida relacionada com a saúde em doentes com doença cardíaca isquémica. Métodos: Realizou-se uma revisão sistemática da literatura sobre estudos que avaliavam a efetividade dos programas de reabilitação cardíaca home based em doentes com doença cardíaca isquémica. Fez-se pesquisa na PUBMED, EBSCO, Google Académico e SciELO de estudos publicados entre 2012 a 2018, avaliados de acordo com os critérios de inclusão e exclusão, que posteriormente foram avaliados por dois investigadores de forma independente, respeitando os critérios de inclusão e exclusão previamente estabelecidos. O corpus da revisão ficou constituído por 3 artigos Resultados: A análise dos estudos demonstra que os programas de reabilitação cardíaca home based baseada em exercícios contribuem para a redução da taxa de reinternamento e associam-se à redução dos fatores de risco cardiovasculares modificáveis, incluindo o tabagismo, pressão arterial, peso corporal e perfil lipídico. Ficou demonstrada uma ligeira adesão de doentes para a reabilitação cardíaca home based do que para a reabilitação centre-based (1,04, IC 95% 1,01 a 1,07). O número de fatores de risco modificáveis apresentou correlação significativa com a reabilitação cardíaca home based, com uma redução dos fatores de risco cardiovasculares modificáveis. Houve diferenças significativas na atividade física (F=4,2, p=0,02), vitalidade (F=10,7, p<0,001) e saúde mental (F=15,9, p <0,001). No que respeita ao efeito sobre os índices de qualidade de vida de vida relacionada com a saúde, a reabilitação cardíaca home based oferece benefícios similares à reabilitação cardíaca centre-based. Conclusão: Partindo dos resultados obtidos, poderá inferir-se que os programas de reabilitação cardíaca home based se constituem como um recurso terapêutico com efeitos, transversalmente positivos, na reabilitação de pessoas com doença cardíaca isquémica, o que implica desafios constantes à enfermagem de reabilitação. Apesar dos benefícios clínicos, a oferta de programas de reabilitação cardíaca home-based ainda é uma realidade sub-representada em Portugal, daí a necessidade da sua promoção e implementação
- As práticas de recursos humanos nas organizações sem fins de lucrativos: estudos de casoPublication . Macedo, Susana Maria Bacelar; Guia, AnaAs Organizações Sem Fins Lucrativos (OSFL) assumem um papel preponderante na sociedade e na economia nacional. Esta importância resulta do facto de possuírem uma missão de prestação serviços de cariz social e, também, por serem as maiores entidades empregadoras em algumas regiões. Considerando as especificidades destas organizações, nomeadamente, o facto de os recursos humanos serem fundamentais para a prestação dos serviços oferecidos por estas organizações, esta dissertação tem como objetivo geral estudar as práticas de gestão de recursos humanos (GRH) em três Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), nomeadamente, Centro de Acção Social do Concelho de Ílhavo, Fundação Gaspar e Manuel Cardoso e Centro Social e Paroquial de Chãs. Para a prossecução do objetivo a que nos propusemos foi utilizada uma entrevista semiestruturada para se proceder à análise da eventual aplicação destas práticas nas três instituições, anteriormente referidas, situadas em diferentes regiões do centro do país, recorrendo para tal ao método de estudo de caso. A investigação desenvolvida indiciou que as organizações alvo de estudo utilizam uma gestão administrativa de recursos humanos e que a regulamentação da Segurança Social é um fator importante na tipologia de gestão aplicada. As conclusões baseiam-se na análise destes três estudos de caso, principalmente das respostas às entrevistas efetuadas, pelo que, dada a reduzida dimensão da amostra a generalização das conclusões deverá ser ponderada, dado que as mesmas não podem ser consideradas representativas devido à reduzida dimensão da amostra estudada.
- O papel do enfermeiro de reabilitação na capacitação do cuidador informal nos cuidados domiciliários : revisão da literaturaPublication . Santos, Cristina Alexandra da Silva; Martins, Rosa Maria LopesIntrodução: As alterações sociodemográficas atuais e o aumento crescente do número de pessoas dependentes no domicílio a necessitar de cuidados, implicam mudanças nas políticas de saúde, onde os Cuidadores Informais assumem um importante papel como aliados da equipa de saúde. Objetivo: Identificar as intervenções do enfermeiro de reabilitação num programa de reabilitação domiciliária, de forma a capacitar a Pessoa e os Cuidadores Informais no processo de gestão da doença. Metodologia: Considerou-se pertinente realizar uma Revisão Sistemática da Literatura, recorrendo à metodologia PICO (Population, Intervention/Issue Of Interest, Comparison Intervention Or Comparison Group, Outcome), a partir de bases de dados eletrónicas de referência, com o objetivo de promover a reflexão na ação e sobre a ação. Foi elaborada a questão de investigação no seguinte formato: ”O papel do enfermeiro de reabilitação na capacitação do cuidador informal nos cuidados domiciliários”. Resultados: Constatamos que as intervenções do enfermeiro especialista em reabilitação na comunidade e junto dos cuidadores se desenvolvem em vários níveis, nomeadamente: na manutenção de um ambiente seguro, na identificação de barreiras arquitetónicas e nas propostas de eliminação das mesmas, na orientação de alterações estruturais/físicas do domicílio de forma a facilitar a adaptação à nova condição de saúde, na monitorização da condição da pessoa com limitações, através da utilização de instrumentos de medida que permitem a avaliação da dependência/independência e das dificuldades sentidas na realização das atividades da vida diária. Atuam, ainda, na capacitação dos cuidadores na realização de cuidados ao doente dependente, na prevenção do aparecimento de complicações que possam atrasar o processo de reabilitação, no estabelecimento de objetivos reais e atingíveis com o programa de reabilitação, bem como no desenvolvimento de estratégias adaptativas e conhecimento do material de apoio existente Conclusão: Os programas de reabilitação realizados no domicílio, através das intervenções do enfermeiro de reabilitação, contribuem para uma melhor efetividade na capacitação da pessoa/cuidador informal no processo de autogestão da doença, com melhoria da autonomia da pessoa e com evidentes ganhos em saúde.
- A implementação de ferramentas de gestão estratégica nas organizações da economia social: um estudo sobre as organizações sociais do concelho de Castelo de PaivaPublication . Valente, Joana Gabriela Rodrigues; Santos, Paula Marques dosO presente estudo enfatiza a importância da implementação da gestão estratégica nas Organizações da Economia Social (doravante designadas de OES), com vista à sustentabilidade, tendo em conta o panorama atual em Portugal. Para além disto, foca o papel do dirigente/gestor no processo do planeamento estratégico, sendo que, para tal, este deve se instruir de conhecimentos aprofundados e adequados sobre gestão, aplicáveis à área da economia social. Foi sustentado por um enquadramento teórico relacionado com a Gestão Estratégica e a Sustentabilidade da Economia Social, e por dados extraídos a partir de dois instrumentos de recolha de dados, aplicados a todas as OES do concelho de Castelo de Paiva. Estes instrumentos foram, designadamente, um questionário e uma ficha de caracterização que identificam as principais ferramentas de gestão estratégica utilizadas e ainda analisam a forma da sua efetiva organização, implementação e avaliação. Os dados extraídos destes instrumentos permitiram validar e corroborar os resultados apresentados por outros autores citados no enquadramento teórico. Verificou-se que, embora a maioria das OES tenham apresentado a utilização de ferramentas de gestão estratégica, ainda existem várias lacunas na sua implementação, acompanhamento e controlo/avaliação, o que influencia a sustentabilidade das mesmas. Este e outros resultados evidenciaram a necessidade da criação de uma proposta de resposta: a construção de um guião de apoio à gestão estratégica e a criação do Gabinete para a Promoção de Práticas Estratégicas e Sustentáveis das OES de Castelo de Paiva.