Browsing by Issue Date, starting with "2019-11-29"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- As Ferramentas de Gestão Estratégica e a Sustentabilidade das Instituições Particulares de Solidariedade Social: um estudo no concelho de Lamego.Publication . Baía, Analiza Magalhães; Marques dos Santos, PaulaEsta dissertação de mestrado tem por objeto a análise da aplicação das ferramentas de gestão estratégica nas IPSS do concelho de Lamego e a contribuição dessa aplicação. Nesse sentido o problema central do estudo é: “Qual o nível de aplicação de ferramentas de gestão estratégica nas IPSS no concelho de Lamego, e de que forma o seu reforço poderá contribuir para o reforço da sua sustentabilidade?”. Desta forma, foram definidos objetivos gerais de estudo, tais como, concetualizar as ferramentas de gestão estratégica, evidenciando as principais correntes de pensamento acerca da temática; perceber o contributo das ferramentas de gestão estratégica nas organizações sociais (IPSS) do concelho de Lamego; perceber de que modo a utilização de ferramentas estratégicas influenciam a sustentabilidade das IPSS e apresentar uma proposta adequada para as realidades organizacionais estudadas. Foi, assim, realizada: uma revisão da literatura com conceitos essenciais, como gestão, estratégia, as ferramentas de gestão estratégica, a sustentabilidade e as especificidades das organizações sociais; um inquérito por questionário aplicado às organizações do concelho de Lamego, que aceitaram participar no estudo e, pela análise de dados efetuada, foi possível verificar a pouca existência de planeamento estratégico e das ferramentas de gestão estratégica, a necessidade de um reforço ao nível de gestão estratégica nas organizações do concelho e a necessidade de aposta na sua sustentabilidade.
- Influência da Avaliação de Desempenho na Motivação dos colaboradoresPublication . Silva, Sílvia Isabel Machado; Ambrósio, Luís Filipe Pinto GomesCom um lugar central na sociedade contemporânea, as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), apresentam um propósito e dever moral de solidariedade e justiça. No entanto, a contemporaneidade tem exigido uma restruturação da gestão destas organizações sociais, de modo a alinhar a missão, visão e valores institucionais com o desempenho dos seus colaboradores. Neste trabalho pretendeu-se analisar se a Santa Casa da Misericórdia de Tabuaço (SCMT) tinha algum Modelo de Avaliação de Desempenho (MAD), e caso não existisse, elaborar um modelo de avaliação para os colaboradores. No caso de a Avaliação de Desempenho (AD) ser implementada, verificar se havia relação entre a motivação e a avaliação efetuada. O estudo ocorreu em parte em contexto real, o que proporcionou um maior rigor na informação recolhida e análise do trabalho e tarefas desenvolvidas na instituição. Proporcionou assim a descrição de forma detalhada das funções dos colaboradores, facilitando o processo de definição dos objetivos e competências. Neste estudo utilizou-se uma abordagem qualitativa, sendo utilizados três inquéritos por questionário: um questionário referente à informação sociodemográfica, o segundo inquérito para verificar a motivação dos colaboradores e, por fim, um inquérito por questionário para saber se existe avaliação de desempenho na instituição, e se os colaboradores são avaliados. Como não se verificou a existência de qualquer método de AD dos colaboradores, elaborou-se um MAD, um Regulamento do Sistema de Avaliação de Desempenho (RSAD) e um Quadro com as funções detalhadas dos colaboradores da SCMT.
- A Satisfação profissional dos colaboradores no quadro da Gestão de Recursos Humanos em Organizações de Economia Social: Um estudo de caso.Publication . Dias, Frederico Pinto; Antunes, Sandra Maria GouveiaNa atualidade, a questão emocional (fator satisfação e motivação) no trabalho é vista como fundamental ao bom desempenho dos colaboradores no exercício das suas funções. Dada a importância que este tema detém, o objeto de estudo da presente dissertação será o da satisfação dos colaboradores e dos seus impactos na atividade profissional em instituições do sector não lucrativo, nomeadamente em IPSS – Instituição Particular de Solidariedade Social. Os principais objetivos que foram traçados para esta dissertação são os seguintes: analisar o conceito de gestão de recursos humanos e refletir sobre a sua importância para a satisfação/motivação dos colaboradores nas ESNL; caracterizar a instituição Fundação Dr. Carneiro de Mesquita; conhecer e avaliar o grau da satisfação e motivação dos colaboradores na relação que estabelecem com as práticas de gestão de recursos humanos, e indagar do seu impacto no trabalho/desempenho. Os eixos teóricos que norteiam esta investigação são a economia social e as IPSS; as políticas e práticas de gestão de recursos humanos e a satisfação profissional. Com a realização deste estudo, destaca-se a importância da satisfação como “motor” para o avanço das IPSS, no sentido em que colaboradores satisfeitos e motivados são, tendencialmente, colaboradores com melhores desempenhos profissionais, fator fundamental para todos, ou seja, para a própria instituição, para os clientes, para os seus stakeholders, entre outros. Os dados foram obtidos através de um inquérito por questionário, por análise documental e administração de uma entrevista. Como principais resultados desta investigação, foi possível determinar, em consonância com as evidências apuradas noutros estudos, que a maioria dos colaboradores encontra na remuneração monetária um dos principais fatores para a sua (in)satisfação laboral. A par da questão financeira, outros fatores impactam a satisfação, designadamente, as instalações existentes no local de trabalho, a relação com os colegas de trabalho, a natureza da função que desempenham, o seu grau de autonomia, o horário de trabalho praticado e o tratamento que recebem por parte dos familiares dos clientes/utentes.
- ERPI Moradias como resposta à necessidade de institucionalização dos “novos idosos”Publication . Mara Carole Oliveira; Marques dos Santos, Paulapresente trabalho refere-se à criação de uma resposta social inovadora na área dos idosos, sendo esta denominada ao longo de todo o projeto “ERPI moradias”. Esta é uma resposta social inovadora no concelho e surge para fazer face ao aumento da população idosa presente no mesmo, criando novas medidas para que os mesmos possam ter a sua autonomia garantida, assim como a satisfação das suas necessidades sem invadir a sua privacidade, ou forçar a integração de regras específicas que lhes façam perder o seu livre-arbítrio. Para o desenvolvimento do projeto foram realizadas entrevistas estruturadas para assim podermos obter um conhecimento sobre a realidade dos idosos na freguesia selecionada, abordando as diferentes áreas da sua vida quotidiana, mas também explorando as suas fontes de rendimento, e condições habitacionais. Após a recolha de dados, foi criado um projeto com a nova resposta social para fazer face às dificuldades que foram verificadas. Apurou-se assim que os idosos, apesar de, na sua maioria, serem bastante autónomos, necessitam de apoio para a realização de atividades da vida diária, como a higienização das roupas e da casa, preparação de refeições, apoio na toma de medicação, ou até para a higienização de alguma parte do corpo. Tudo isto são fatores que podem contribuir para a diminuição da autonomia do mesmo, fazendo com que este esteja dependente de terceiros, perdendo a sua autonomia e a criação das suas próprias rotinas. Foi verificado também que, em alguns casos, as habitações necessitam de reparações, e apesar de serem indivíduos autónomos, as suas habitações não possuem condições para o fornecimento do seu bem-estar. Através de todo o projeto, podemos verificar que na área social é muito importante a criação de novas respostas que possam satisfazer as necessidades dos novos idosos, e também que possam promover a sustentabilidade financeira das IPSS, uma vez que cada vez mais as mesmas caminham para uma subsidiodependência, colocando em risco o fornecimento de serviços aos idosos ou a outras faixas etárias por estarem dependentes apenas de apoios provenientes do Estado.
- Prática de ensino supervisionada e o contributo da literatura de potencial receção infantil para a didática da históriaPublication . Silva, Irene Cristina Izes da; Amante, Susana; Castilho, LilianaO presente relatório final de estágio foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e Ensino de Português e História e Geografia de Portugal, no 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) da Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV), tendo como finalidade a obtenção do grau de mestre. Este trabalho encontra-se dividido em duas partes fulcrais, tendo cada uma delas um objetivo essencial. Na primeira parte, o principal objetivo é fazer uma reflexão crítica sobre a Prática de Ensino Supervisionada realizada durante os dois anos do Mestrado. A segunda parte diz respeito a uma reflexão sobre a interdisciplinaridade entre a literatura de potencial receção infantil e a Didática da História. Nesta, pretendemos analisar a forma como a literatura de potencial receção infantil contribui para a aprendizagem dos conteúdos de História e Geografia de Portugal. Para tal, recorreu-se ao uso, em sala de aula, do livro O 25 de Abril Contado às Crianças… e aos Outros, de José Jorge Letria. Em termos empíricos, realizámos uma investigação de caráter qualitativo e quantitativo. Qualitativo, porque recorremos à análise de conteúdo e, também, quantitativo, devido à utilização de inquéritos por questionário. O instrumento elaborado para o efeito foi aplicado a alunos do 6.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico numa escola do concelho de Viseu. Com os resultados obtidos concluiu-se que a literatura de potencial receção infantil se mostrou uma mais-valia nas aprendizagens significativas dos alunos relativamente a conteúdos históricos, uma vez que os envolve de forma direta e integrada na construção dos seus próprios conhecimentos.
- Knowledge retention through observation of instant messaging systemsPublication . Costa, João; P. Duarte, Rui; Cunha, Carlos; Henriques, JoãoKnowledge is the most valuable asset in today’s organizations. Since it offers an unbeatable competitive advantage, valuable knowledge demands strict management principles to avoid being lost. Instant messengers provide an opportunity to gather knowledge passed through individuals in the organization. By modeling that knowledge using machine learning techniques, it becomes possible to retain and make it ubiquitous throughout the organization. This paper presents a solution for gathering, modeling, and retrieving knowledge associated with the technical support in organizations, using machine learning algorithms. The solution comprises the architecture, data preparation techniques and machine learning algorithms. The experimental evaluation exhibits the algorithms with better performance for this class of problems.