Browsing by Issue Date, starting with "2020-01"
Now showing 1 - 10 of 13
Results Per Page
Sort Options
- O contributo do associativismo para a valorização da Educação Física no Estado do Ceará –BrasilPublication . Alencar, Dioniso; Leitão, José; Oliveira, António; Lima, Danilo; Pereira, AntoninoDurante o percurso de criação dos primeiros cursos de Educação Física no Estado do Ceará - Brasil e da expansão da intervenção profissional surge a necessidade dos Professores de Educação Física se organizarem em associações, surgindo o associativismo na Educação Física do Estado do Ceará. O objeto de estudo desta pesquisa foram as Associações de Professores/Profissionais de Educação Física do Estado do Ceará, o Conselho Regional de Educação Física da 5ª Região, bem como os indivíduos que integraram ou ainda integram tais organizações, assim o objetivo deste estudo foi conhecer o percurso evolutivo da Educação Física no Ceará no que tange ao contributo do associativismo para a valorização profissional. Em termos metodológicos recorreu-se à análise qualitativa documental e à realização de 24 entrevistas com componentes dessas organizações. Os resultados apontam que o associativismo da Educação Física no Ceará valorizou a profissão, pois, no que concerne ao desenvolvimento, valorização e prestígio social da profissão, os resultados mostram a “valorização profissional e o reconhecimento por parte da sociedade” como os aspectos mais evidenciados. Em relação aos principais obstáculos e constrangimentos sentidos por esses profissionais, “a falta de reconhecimento da profissão por parte dos profissionais e da sociedade, bem como a desvalorização profissional” foram pontos mais destacados. No que se refere à existência de diálogo nas questões relacionadas a esses aspectos entre essas organizações, a maioria apontou positivamente para essa situação. A “valorização profissional” destacou-se entre as respostas quanto aos objetivos que levaram os profissionais a se organizarem em entidades classistas.
- NormsPublication . Barroso, PauloNorms (from the Greek nómoi and the Latim norma, meaning “carpenter’s square, rule, pattern”) are socially shared rules of behavior or action expressing what one ought and ought not to do under certain circumstances. Norms are authoritative rules or standards (of right and wrong or truth and falsehood) by which someone or something is judged and, on that basis, approved or disapproved. Therefore, norms are rules, precepts, and models that govern and guide the courses of social actions. This entry provides an overview of norms in general and social norms in particular, then explores media as a factor of socialization.
- Learning Performance and School Dropout in Higher EducationPublication . Ferreira, Manuela; Cabral, L.; Campos, Sofia; Duarte, João; Margarida Correia Balula Chaves, Cláudia; Guiné, Raquel
- Do Mathematics, humour and teaching combine?Publication . Menezes, Luís; Costa Lopes, Ana MariaMathematics is a very important school subject, but in many countries, such as Portugal and Spain, it has high levels of failure, together with low levels of student engagement. Therefore, mathematics teachers seek to find the best methods for teaching in order to achieve appropriate learning outcomes. Humour is a social element enjoyed by most people and is increasingly being used. Some of this humour focuses on Mathematics and mathematics classes. Many studies, involving different school subjects, namely mathematics, show the benefits of using humour to teach and learn. Therefore, we intend to respond to the following questions: Do Portuguese and Spanish mathematics teachers appreciate humour? Do they acknowledge its educational value for teaching mathematics? Do they use humour to teach mathematics? To answer this question, we designed a mixed methodology study with a sample of 1088 Iberian mathematics teachers (Portuguese and Spanish), that teach from the early years of education up to higher education. Data collection was done through an online questionnaire. The main results show that most teachers, at all levels of teaching, acknowledge that they have a sense of humour, also acknowledging its educational value and have already used it in their classes, with the goal of creating a positive learning environment (with an emotive function) and making students think and communicate (with a cognitive and communicative functions).
- Desafios da parentalidade em famílias de crianças com Perturbação do Espectro do Autismo: Construção e implementação do programa “No “PE” do Autismo"Publication . Loureiro, Sandra Maria Pereira Fernandes Figueiredo; Felizardo, Sara; Xavier, PaulaA Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) é uma das mais graves perturbações do desenvolvimento da criança, que resulta numa incapacidade ao nível da interação social, da aquisição e uso convencional da comunicação e da linguagem, pela restrita variedade de interesses e alterações de comportamento, que perdura durante toda a vida. Com o nascimento de uma criança com PEA, a dinâmica familiar obrigatoriamente é alterada, tornando o exercício da parentalidade difícil (Rodrigues, Fonseca & Silva, 2008). Assim, face ao impacto que a existência de uma criança com PEA pode ter na família e no tipo de relações que nela se estabelecem, torna-se relevante analisar esta temática. O presente estudo tem como propósito compreender em que medida a participação de pais/cuidadores de crianças com PEA num programa de formação/educação parental potencia comportamentos parentais positivos para o desenvolvimento linguístico e comportamental das crianças. A população-alvo foram pais/ cuidadores de crianças com PEA. O número de participantes foi de 19 pais/cuidadores de crianças com PEA, sendo que 8 pais/cuidadores participaram num programa de formação parental e 11 pais/cuidadores não fizeram parte desse programa. É um tipo de estudo misto porquanto envolve uma componente qualitativa e compreensiva das perceções dos pais e uma componente quantitativa, de natureza experimental. Para o efeito, recorreu-se a medidas de pré-teste e pós-teste através da aplicação de um questionário e duas escalas, com um grupo experimental e um grupo de controlo. Após a frequência do programa parental, “No “PE” do Autismo”, os pais foram unanimes ao dizerem ter sido muito importante participarem nesta formação, tendo reportado progressos na linguagem e no comportamento dos seus filhos. Apesar de não se verificarem diferenças estatisticamente significativas, os pais que participaram no programa parental revelaram melhorias nos resultados do sentimento de competência parental e na satisfação com a vida.
- A importância da formação para famílias de crianças com Necessidades Educativas Especiais. A visão de professorese famíliasPublication . Rilho, Ana Cristina Marques; Silva, Ana IsabelA parentalidade é considerada uma das fases mais complicadas do ciclo vital de uma família, uma vez que a chegada de um filho acarreta novos papéis na vida do casal, envolve mudanças e impõe adaptações. O nascimento de uma criança com Necessidades Educativas Especiais (NEE) traz implicações relevantes para todo o seu grupo familiar. A família encara inumeráveis desafios que podem causar um profundo impacto na família e nas interações entre os seus membros. A literatura indica evidências de que uma relação próxima entre a escola e a família pode ser o motor para a construção de práticas de ensino adequadas e para a promoção do desenvolvimento da criança, sobretudo no caso de crianças com NEE. A presente investigação teve como objetivos: (1) perceber a importância da formação para as famílias, direcionada para famílias de crianças com NEE, providenciada pela escola, (2) perceber se a formação para estas familías é potenciadora do sucesso da relação escola-família. Trata-se de um Estudo de Caso, que assenta numa metodologia qualitativa, no âmbito do paradigma construtivista. Foram efetuadas oito entrevistas semiestruturadas, quatro a professores de Educação Especial e quatro a famílias com crianças com Necessidades Educativas Especiais. As entrevistas foram construídas tendo por base de apoio o Questionário de Envolvimento Parental na Escola – versão para professores – QEPVPROF (Pereira, 2002); e o Questionário de Envolvimento Parental na Escola - versão para pais - EPVP (Pereira, 2002). A formação das famílias enquanto forma de intervenção socioeducativa tem sido alvo de um crescente interesse, tanto a nível internacional, como nacional. As mudanças ocorridas na estrutura social, familiar e na escola, são fatores que têm vindo a promover o desenvolvimento de iniciativas de intervenção neste domínio. Nas principais conclusões desta investigação, verifica-se que há necessidade de formação direcionada para as famílias com filhos com NEE, e quando desenvolvida, é considerada de extrema importância, já que: (1) conduziria ao fortalecimento da relação entre os intervenientes(família e escola); (2) potenciaria, por se realizar no e a partir do contexto escolar, imagens positivas do mesmo e dotaria as famílias de confiança no trabalho dos profissionais; (3) promoveria um trabalho de parceria que conduz a um maior sucesso escolar, e logo, a uma relação mais positiva e de bem-estar entre todos os intervenientes. A análise dos resultados possibilitou a proposta de sugestões para futuras investigações, considerando as limitações de natureza metodológica, o aumento do número de sujeitos, e também, o alargamento do estudo a mais figuras parentais e a outros contextos escolares, como por exemplo o ensino privado, assim como perceber se existem diferenças mediante os níveis de ensino em que os alunos se encontram.
- Artificial Intelligence Theory in Service ManagementPublication . Reis, João; Santo, Paula Espírito; Melão, NunoArtificial intelligence (AI) is expected to be more promising in the coming years, with, for example, notable gains in productivity, although there may be a significant impact on job reduction, which may jeopardize labor sustainability. Accordingly, there is a need to better understand this phenomenon and to analyze it in the light of a particular theory. However, there is a scarcity of AI theories in the service management literature. In order to obtain a better understanding of the subject, we have conducted a systematic review of the literature to provide a comprehensive analysis of the theories developed regarding AI in service management. The results have showed a wide range of theories, but not all directly related with AI; the latter are smaller in number making it difficult to draw a clear pattern. At current days, researchers are slowly advancing with new AI theories and moving away from those already in use, such as in computer science, ethics, philosophical theories, and so on.
- A importância do espaço, como categoria narrativa, no desenvolvimento das competências interpretativas de alunos do 6º ano de escolaridadePublication . Almeida, Ema Flora Miguel de; Lopes, Fernando Alexandre; Castilho, LilianaO presente Relatório Final de Estágio − desenvolvido no âmbito das unidades curriculares de Práticas do Ensino Supervisionada que incorpora em si o Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico − integra duas vertentes. Assim, abarca os estágios realizados nos primeiros dois semestres do mestrado, atinentes à Prática de Ensino Supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB); e os últimos dois semestres relativos à Prática Supervisionada no 2.º Ciclo do Ensino Básico (2.º CEB) em Português e História e Geografia de Portugal, nomeadamente no 6.º ano de escolaridade. Na primeira parte do relatório, priorizam-se a abordagem e a contextualização dos estágios desenvolvidos, efetuando uma breve caracterização das turmas e das instituições, bem como uma apreciação crítica sobre as competências adquiridas em cada uma delas, a fim de desenvolver um ensino de qualidade, devidamente fundamentada nos documentos oficiais, atualmente em vigor. Por seu turno, a segunda parte do relatório centra-se no processo investigativo a partir da seguinte questão: De que forma o estudo dos espaços representados na obra ficcional Rosa, minha irmã Rosa (1979), de Alice Vieira, pode contribuir para o desenvolvimento de competências interpretativas em alunos do 2.º Ciclo? Neste sentido, a presente investigação procura estabelecer um percurso analítico de leitura da referida obra com o intuito de, através de diretrizes críticas espaciais – com privilégio para a Topoanálise −, em conjunto com as propostas de atividades lúdico-educacionais, praticadas em sala de aula, desenvolver, no referido corpo discente, competências multímodas de leitura. Desta forma, no decorrer do trabalho, optou-se por uma metodologia de investigação qualitativa, através de observações participantes, confeção de fichas de trabalho, construção de atividades pedagógicas, orientadas a partir da constatação de dificuldades apresentadas pelos alunos do 6.º G ao longo do estudo. Pelos resultados obtidos, verifica-se que a posse do material específico e o apoio direcionado à necessária prática, paulatinamente, foi proporcionando, aos alunos uma, desenvoltura compreensiva e o aprimoramento da consciência crítica em relação aos textos abordados, tornando-os, assim, indivíduos mais íntegros e preparados para o exercício de uma cidadania ativa.
- Fatores subjetivos/comportamentais que influenciam o PSI 20 e o IBEX 35Publication . Costa, Stefan Abrantes da; Reis, Pedro Manuel Nogueira; Pinto, António Pedro Martins SoaresO estudo propõe-se analisar se a volatilidade do PSI 20 e do IBEX 35 são afetados pelo sentimento do investidor e pelos impactos das notícias positivas ou negativas do mercado, com o recurso a dados de séries temporais com frequência mensal de janeiro de 1988 a maio de 2019. Consideramos ainda que a insuficiência de estudos no contexto português constitui um impulso determinante na realização desta dissertação. Para este estudo utilizaram-se dados de retorno do índice do PSI 20 e do IBEX 35 e do sentimento do investidor. O sentimento do investidor foi estimado com o recurso à regressão múltipla de um conjunto de variáveis macroeconómicas e ao índice de confiança do consumidor. Posteriormente e com os retornos dos índices em estudo avaliaram-se os comportamentos assimétricos da volatilidade de acordo com as boas ou más notícias e o impacto do sentimento do investidor na volatilidade. As análises foram efetuadas com o STATA 16 e avaliadas com recurso ao modelo TGARCH. Os resultados obtidos indicam um efeito assimétrico das boas notícias em relação às más notícias na volatilidade do IBEX 35, contudo para o PSI 20 este efeito assimétrico não é estatisticamente significativo. Constatou-se ainda que para Portugal e Espanha o sentimento do investidor assume relevância estatística com valor negativo, sugerindo que, a volatilidade do mercado apresenta maior sensibilidade a choques negativos na variância condicionada. Em Portugal, contrariamente ao que se verifica em Espanha o sentimento não tem relevância estatística sobre o retorno dos mercados. O estudo sugere ser possível aos agentes financeiros antecipar possíveis oscilações dos movimentos da volatilidade e adotar medidas preventivas que permitam anular ou aproveitar as alterações da volatilidade. A principal limitação deste estudo decorre de apenas ter analisado o mercado português e espanhol devendo contemplar outros países enriquecendo, desse modo, o estudo comparativo. Como investigação futura sugere-se que se alargue o âmbito de análise a outros países da OCDE e se utilizem indicadores e/ou variáveis macroeconómicas alternativas para aferir o sentimento do consumidor.
- A comunicação digital no envolvimento entre a marca e o cliente: estudo de caso sobre o festival AgiÁguedaPublication . Pimentel, Catarina Sofia Peres; Gouveia, Teresa; Silva, PauloEste projeto parte do conceito de marketing relacional para aprofundar de que forma são implementadas estas estratégias no âmbito digital, tendo em vista a fidelização de clientes, no evento cultural AgitÁgueda. Neste sentido, efetuou-se um estudo de caso realizado em contexto de estágio curricular, do mestrado em Comunicação Aplicada da ESEV, na Critec – Creative Agency, uma Agência de Design e Comunicação localizada em Águeda. Com as redes sociais a (re)configurem o quotidiano societal, emerge a necessidade de compreender como deverá ser o relacionamento entre as marcas e os consumidores. É necessário compreender de que forma as mesmas devem gerir as plataformas digitais para garantir a satisfação dos utilizadores e a sua posterior fidelização à marca. Tendo em conta a ausência de estudos que reflitam a variável emocional do relacionamento entre as marcas e os clientes, este projeto apresenta uma análise com base numa amostra por conveniência à página de Facebook do AgitÁgueda. Desta forma, os resultados sustentam que a interação com os clientes através das redes sociais são fundamentais para entender quais as suas verdadeiras necessidades e motivações. Os utilizadores da página de Facebook do AgitÁgueda encontram-se satisfeitos com a comunicação feita, resultado obtido através de uma semana de análise que corresponde à edição do festival de julho de 2018. Por se tratar de um projeto em contexto de estágio, os contributos do estudo revelam-se interessantes para continuidade de investigação académica, de igual forma, para agências de comunicação que trabalhem marketing digital de marcas ou eventos.