Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Articulando o português e a matemática através da literatura para a infância

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
incte2020_Livro_Resumos_Menezes&Melão.pdf977.39 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Este estudo assenta numa experiência de ensino realizada no âmbito da formação inicial de professores, no 1.º ano do mestrado profissionalizante, na unidade curricular (UC) “Linguagens e Representações em Português e Matemática” (LRPM). Esta UC, da área da docência Português e Matemática, funciona em articulação e está fundada em duas ideias fortes: (i) a análise e conceção de episódios de ensino de natureza problemática constitui uma forma poderosa de conduzir os futuros professores a construir o seu conhecimento pedagógico de conteúdo para ensinar; e (ii) a literatura para a infância constitui um contexto favorável à aprendizagem articulada de Português e de Matemática. Estas ideias levaram-nos a desenhar uma experiência de ensino em que se recorreu a três livros-álbum com potencial didático. Em todos os episódios, foi proposto aos formandos o roteiro seguinte:(1) analise o episódio e explique como daria continuidade à discussão; (2) tendo como base o episódio apresentado, identifique e aprofunde os conceitos envolvidos e repense a sua continuidade; e (3) compare as duas propostas. A partir desta experiência de ensino, procuramos compreender: (i) como os futuros professores desenvolvem o seu conhecimento pedagógico de conteúdo de Matemática e de Português; (ii) como integram e valorizam a literatura para a infância na construção do seu conhecimento. Utilizando uma metodologia qualitativa e interpretativa, recolhemos dados dos trabalhos escritos dos formandos, organizados em pequenos grupos, nos episódios desenvolvidos. Os resultados mostram que os futuros professores desenvolvem o seu conhecimento para ensinar Matemática e Português e valorizam a literatura para a infância como suporte dessa aprendizagem, reencontrando, concomitantemente, modos renovados de fruição na leitura.

Description

Keywords

formação de professores literatura para a infância conhecimento para ensinar

Citation

Menezes, L. & Melão, D. (2020). Articulando o português e a matemática através da literatura para a infância. V Congresso internacional de formação na docência (INCTE). Livro de resumos, p. 83. Bragança: Instituto Politécnico de Bragança

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação

CC License