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- Stresse dos enfermeiros de urgência emergência em contexto de pandemia por COVID-19Publication . Camilo, João Artur; Dias, António MadureiraEnquadramento: A nova pandemia da doença coronavírus apresenta-se como um desafio sem precedentes para os sistemas de saúde em todo o mundo. Com a pandemia, os enfermeiros enfrentaram uma multiplicidade de condições que ameaçam a sua saúde, bem- estar e capacidade de realizar o seu trabalho. A literatura científica documenta a exaustão extrema, desconforto físico de longas horas de trabalho com máscaras faciais e outros EPI´s, medo do contágio e angústia em profissionais de saúde. Concretamente, os enfermeiros de urgência/emergência em contexto de COVID-19 são suscetíveis de apresentar elevados níveis de stresse. Objetivo: Proceder ao diagnóstico do nível de stresse dos enfermeiros. Planear um programa de intervenção promotor da gestão emocional dos enfermeiros. Métodos: Aplicou-se a metodologia de trabalho de projeto com vista ao diagnóstico do nível de stresse e ao planeamento de um programa de intervenção específico promotor da gestão emocional dos enfermeiros de urgência/emergência em contexto COVID-19. Em articulação com a literatura científica e na procura de evidências atuais, delineou-se um projeto de investigação quantitativa, não experimental, transversal, com foco numa amostra não probabilística por conveniência de enfermeiros de urgência/emergência a exercer em Portugal. A recolha de dados será suportada em questionário de caracterização sociodemográfica e socioprofissional e na Escala de Percepção de Stresse (EPS), adaptada para a população por portuguesa por Pais Ribeiro & Marques (2009). Resultados: As evidências mais recentes documentam a existência de uma problemática que importa avaliar para melhor gerir. Para o efeito, estruturou-se um Projeto de Intervenção e um Projeto de Investigação optando por estratégias de intervenção multidisciplinar com vista ao empoderamento/capacitação dos enfermeiros no desenvolvimento de estratégias de coping facilitadoras duma saúde mental positiva. Na fase de execução pretende-se ainda envolver as entidades empregadoras e os participantes na execução de ações impactantes na minimização dos determinantes e nas implicações do stresse. Conclusão: Prevê-se desenvolver intervenções educativas e de treino de proteção contra os possíveis fatores de risco psicossociais decorrentes da pandemia por COVID-19, tais como: gestão de horários de trabalho e de repouso, gestão de equipamentos EPI’S, gestão do stresse e promoção da saúde mental. Palavras-chave: stresse; enfermeiros; urgência/emergência. pandemia; COVID-19.
- Criação de um festival de música para a dinamização de Castro Daire: Ecos do MontemuroPublication . Gouveia, Paulo José Pereira; Ferreira, Bruno Emanuel MorgadoIntitulado de “Criação de um festival de música para a dinamização de Castro Daire: Ecos do Montemuro”, este projeto visa dilucidar os aspetos a ter em consideração para o planeamento de um festival de música como ferramenta de marketing territorial. Com o intuito de contextualizar o objeto de estudo deste trabalho, começa-se por traçar uma panorâmica sobre a definição do marketing, a vertente territorial deste, a utilização de festivais como ferramenta do marketing territorial e, por fim, o impacto da pandemia COVID-19 nesta tipologia de eventos. Inicialmente, é feita uma revisão de literatura de forma a responder às perguntas “como?” e “quem?”, de forma a entender a viabilidade do projeto numa primeira fase. Nas fases seguintes são apresentados os objetivos do projeto, assim como as análises externa e interna do território em causa. São avaliadas as potencialidades oportunas do território para levar a cabo designado projeto. Na realidade do território em causa – Castro Daire – tal projeto torna-se viável de duas formas: movimento associativo que leve a cabo referida ferramenta ou decisores políticos, neste caso, CMCD entenda que deva ser promotor principal do evento. Assim sendo, procede-se a uma pesquisa de mercado composta por duas abordagens: exploratória e descritiva. A exploratória assenta na entrevista ao Vereador da Cultura, Desporto e Turismo, Dr. Pedro Pontes. Os resultados obtidos são favoráveis ao projeto e para a sua viabilidade. Os resultados da abordagem descritiva permitem conhecer os gostos e até alguns comportamentos do públicoalvo. Por último, apresenta-se uma proposta do projeto, como um protótipo ou maquete do mesmo. São apresentadas orientações estratégicas para assegurar a viabilidade financeira do projeto, perfil do gestor de projeto e perfil dos recursos humanos a considerar, merchandising, custos de operação e local de realização. O projeto apresentado procura responder às seis perguntas do marketing: “o quê?”, “como?”, “quem?”, “quando?”, “onde?” e “porquê?”. Este festival de música como ferramenta de marketing territorial, promovido pela CMCD ou movimento associativo, a ser realizado nas jornadas da juventude, na Foz de Cabril para que Castro Daire, uma vez mais, se possa reinventar e diferenciar na região em que se insere. Descubra como no projeto que se segue!