Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
9.43 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Intitulado de “Criação de um festival de música para a dinamização de Castro Daire: Ecos do
Montemuro”, este projeto visa dilucidar os aspetos a ter em consideração para o planeamento
de um festival de música como ferramenta de marketing territorial.
Com o intuito de contextualizar o objeto de estudo deste trabalho, começa-se por traçar uma
panorâmica sobre a definição do marketing, a vertente territorial deste, a utilização de festivais
como ferramenta do marketing territorial e, por fim, o impacto da pandemia COVID-19 nesta
tipologia de eventos.
Inicialmente, é feita uma revisão de literatura de forma a responder às perguntas “como?” e
“quem?”, de forma a entender a viabilidade do projeto numa primeira fase.
Nas fases seguintes são apresentados os objetivos do projeto, assim como as análises externa e
interna do território em causa. São avaliadas as potencialidades oportunas do território para
levar a cabo designado projeto.
Na realidade do território em causa – Castro Daire – tal projeto torna-se viável de duas formas:
movimento associativo que leve a cabo referida ferramenta ou decisores políticos, neste caso,
CMCD entenda que deva ser promotor principal do evento. Assim sendo, procede-se a uma
pesquisa de mercado composta por duas abordagens: exploratória e descritiva. A exploratória
assenta na entrevista ao Vereador da Cultura, Desporto e Turismo, Dr. Pedro Pontes. Os
resultados obtidos são favoráveis ao projeto e para a sua viabilidade. Os resultados da
abordagem descritiva permitem conhecer os gostos e até alguns comportamentos do públicoalvo.
Por último, apresenta-se uma proposta do projeto, como um protótipo ou maquete do mesmo.
São apresentadas orientações estratégicas para assegurar a viabilidade financeira do projeto,
perfil do gestor de projeto e perfil dos recursos humanos a considerar, merchandising, custos
de operação e local de realização.
O projeto apresentado procura responder às seis perguntas do marketing: “o quê?”, “como?”,
“quem?”, “quando?”, “onde?” e “porquê?”. Este festival de música como ferramenta de
marketing territorial, promovido pela CMCD ou movimento associativo, a ser realizado nas
jornadas da juventude, na Foz de Cabril para que Castro Daire, uma vez mais, se possa
reinventar e diferenciar na região em que se insere. Descubra como no projeto que se segue!
Description
Keywords
Marketing Territorial Festival de Música Turismo Natureza Potencialidades do Território Otimização de Recursos Naturais Gestão de Eventos