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- Plano de Marketing Digital para a empresa AldecoPublication . Lopes, Maria Isabel Oliveira; Pinheiro, Paula Sofia Neta VasconcelosNo âmbito do segundo ciclo de estudos do curso Mestrado em Marketing da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, foi realizado o Estágio Curricular na empresa Aldeco Comércio Internacional S.A. O presente relatório relata todas as atividades desenvolvidas durante os seis meses de estágio e apresenta o plano de Marketing Digital para a empresa Aldeco Comércio Internacional S.A., cujo objetivo consiste na promoção dos produtos e serviços junto dos consumidores, na captação e fidelização de novos clientes, por conseguinte, para o aumento do volume de vendas. Para o desenvolvimento do plano de Marketing Digital, foram tidos como fatores cruciais, os efeitos da atual pandemia originada pela COVID-19, tanto no comportamento do consumidor quanto na organização empresarial. A revisão da literatura, o estudo do mercado, a análise dos concorrentes, a definição do público-alvo e a respetiva persona, serviram de base para a definição das ações desenvolvidas, cujo foco incidiu nas principais estratégias: SEO (Search Engine Optimization), Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing. Também o design gráfico contribuiu para o branding da marca Aldeco Interior Fabrics, na construção da comunicação visual e no desenvolvimento de novos projetos da empresa. Adicionalmente este relatório exibe um conjunto de considerações e aplicações a nível teórico e prático. A nível teórico aborda questões ligadas ao Marketing Digital e a importância do mesmo na atualidade e no desempenho das organizações. Em termos práticos, aponta várias ferramentas de análise online que auxiliam e permitem suportar as decisões de marketing, mais precisamente na fundamentação das estratégias em Marketing Digital.
- Projeto de Touring Cultural e Paisagístico para a Turismo do CentroPublication . Pereira, João Costa Jorge Dias; Moreira, Cláudia Patrícia de Almeida SeabraO Touring Cultural e Paisagístico, vertente do turismo cultural, contribui enquanto forma de conservar e preservar as atrações turísticas e de combater o fenómeno da sazonalidade, por ser um tipo de turismo praticável durante todo o ano. A sua importância, a nível nacional, está realçada no Plano Estratégico Nacional de Turismo, desde 2006. Este projeto tem como objetivo principal a apresentação de propostas de roteiro para a entidade pública Turismo do Centro, no contexto do Touring Cultural e Paisagístico, direcionadas para os mercados de Portugal e Espanha. No capítulo I, é feita uma breve Revisão da Literatura, onde são abordadas as temáticas do Touring Cultural e Paisagístico e do Turismo Cultural, de modo a contextualizar o nosso projeto. O capítulo II será alusivo ao turismo na região Centro, com a apresentação de dados estatísticos que mostram a situação mais recente da sua atividade turística. No capítulo III, faremos uma abordagem à região Centro de Portugal, em termos históricos e geográficos. Ainda neste capítulo, serão apresentados os Pólos Marca Turística, com respetivas estatísticas regionais, oferta hoteleira, oferta gastronómica/restauração e as principais atrações. As propostas de roteiros, que integram o capítulo IV, pretendem ser um estímulo à cooperação inter-regional, o que consideramos ser uma vantagem para todas as partes envolvidas.
- Plano de Marketing Digital para o Museu do BrincarPublication . Jacinto, Fábio Ferreira; Pinheiro, Paula Sofia Neta VasconcelosNo âmbito do 2º ano de Mestrado em Marketing, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, pertencente ao Instituto Politécnico de Viseu, foi realizado um estágio no Museu do Brincar, situado em Vagos. Este teve início a 1 de outubro de 2020 e término a 31 de março de 2021. O estágio foi realizado com o propósito de trabalhar sobre a área de formação, isto é, através da colaboração em situações reais de labor e de uma introdução ao mercado de trabalho, com enfoque sobre o Marketing Digital, colocando em prática todas as competências e valências adquiridas durante o Mestrado em Marketing. A importância deste tema centra-se na crescente utilização da Internet e consequente afluência ao marketing digital por parte das pessoas e das empresas, assim como a necessidade de desenvolver este tipo de marketing no Museu do Brincar. Por conseguinte, o marketing digital torna-se pertinente, tendo por base possibilitar um crescimento da empresa e da marca através da definição de estratégias.
- Definição Comunidades elétricas dotadas de geração fotovoltaicaPublication . Santos, Joilson Oliveira dos; Costa, Paulo Moisés Almeida da; Albuquerque, Daniel FilipeA produção de energia a partir de fontes renováveis, e em particular a energia fotovoltaica, tem vindo a crescer de forma muito significativa ao longo dos últimos anos. Este crescimento tem sido impulsionado pela necessidade de se aplicarem medidas que permitam mitigar as alterações climáticas, que são um dos maiores desafios que a humanidade enfrenta na atualidade. A produção de eletricidade em regime de autoconsumo insere-se neste contexto e é assumida como uma linha de atuação importante. A Diretiva Europeia 2018/2001 do Parlamento Europeu e do Conselho de 11 de dezembro (relativa à promoção da utilização de energia de fontes renováveis), transposta para a ordem jurídica portuguesa através do Decreto-Lei n.º 162/2019 de 25 de outubro veio reforçar a importância da produção em regime autoconsumo, consagrando a definição dos conceitos de autoconsumidor de energia renovável em regime individual ou coletivo, bem como de comunidades de energia renovável. Este trabalho, desenvolvido em colaboração com a empresa TripleWatt, insere-se neste âmbito e apresenta uma proposta de um modelo que permite definir o gerador fotovoltaico economicamente mais adequado (melhor Valor Atualizado Líquido do investimento) para uma determinada situação de autoconsumo, em particular autoconsumo coletivo. Esta definição consiste no estabelecimento da potência de pico a instalar no gerador bem como na definição da orientação e inclinação dos painéis fotovoltaicos. No processo de determinação do gerador mais adequado é utilizada, entre outra, informação sobre históricos de consumos de energia elétrica dos consumidores envolvidos bem como sobre a produção esperada para o gerador a instalar. Esta última é obtida com recurso a informação disponibilizada em bases de dados disponíveis. O modelo desenvolvido foi implementado em ambiente Matlab e testado com dados de cenários realistas, constituindo-se desta forma os casos de estudos deste trabalho.