Browsing by Issue Date, starting with "2021-12-23"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- As potencialidades de Castro Daire para ser um destino de StorytellingPublication . Gomes, Lurdes Cristina Ferreira; Moreira, Cláudia Patrícia de Almeida Seabra; Fernandes, Carla Maria Alves da SilvaCada vez mais, o Turismo Cultural assume uma maior relevância, sendo um dos segmentos de mercado que teve um maior crescimento nos últimos anos (UNWTO, 2015). O Storytelling é essencial nas experiências vividas no Turismo Cultural e tem assumido um papel determinante nos consumos turísticos (Rodrigues & Corazon, 2011). As histórias, as emoções, a partilha e pertença fazem parte do ser humano. Com o aparecimento de um tipo de procura turística baseada na experiência, com especial ênfase nas visitas guiadas, o Storytelling torna-se parte fundamental desta experiência turística, com o poder de tornar o passado no presente, transformando-se num produto único e catalisador responsável pela ligação entre os residentes e os turistas (Frias, Silva & Seabra, 2017). Neste Projeto de Mestrado realizou-se um estudo numa das freguesias do concelho de Castro Daire, a freguesia de Cabril, com o objetivo de verificar se existiam potencialidades para a implementação do produto Storytelling, aferindo também, a recetividade dos residentes em serem os próprios contadores de lendas e histórias dentro dos seus territórios. A metodologia seguida neste Projeto de Mestrado foi a qualitativa, com a aplicação de 22 entrevistas aos residentes da freguesia de Cabril. Nas respostas verificou-se a unanimidade entre os entrevistados, em relação aos benefícios que o crescimento do Turismo pode trazer para o desenvolvimento económico e social, fixando pessoas e combatendo assimetrias regionais. Todos os entrevistados reconhecem grandes potencialidades para a implementação do Storytelling, demonstrando disponibilidade para contarem lendas e histórias aos visitantes, assumindo assim o papel de guias turísticos.
- Estudo dos impactos do turismo no concelho de Vouzela, integrado na atribuição da certificação "Biosphere Responsible Tourism"Publication . Almeida, Maria Emília Silva; Fernandes, Carla Maria Alves da Silva; Moreira, Cláudia Patrícia de Almeida SeabraO turismo é uma atividade com grande impacto nas regiões e nas comunidades locais. O crescimento desta atividade e os consequentes efeitos, positivos e negativos, tornam-se alvo de diversos e importantes estudos nas várias Ciências Sociais. Na verdade, o turismo gera impactos sociais, cultuais, económicos e ambientais que variam de acordo com o contexto, o destino e a sensibilização dos agentes envolvidos. Para um destino ser bem-sucedido no que concerne à sua atratividade e imagem turística, tem de conhecer os efeitos dessa atividade e desenvolver um conjunto de ações que garantam minimizar os negativos e maximizar os positivos e garantir os recursos para as gerações futuras, envolvendo todos os atores locais nesse processo. Promover o turismo sustentável é otimizar os benefícios das localidades turísticas e fomentar uma maior sensibilização acerca de ações ecologicamente corretas que são esperadas quer da população local, quer dos seus visitantes. Neste contexto, o objetivo principal da presente investigação é analisar a perceção dos residentes em relação aos impactos do turismo no concelho de Vouzela. Simultaneamente também caracterizar o concelho a nível de sustentabilidade com o objetivo de obter a certificação da Biosphere Responsible Tourism. Os resultados da presente investigação contribuem consideravelmente para que as entidades, públicas e privadas, com responsabilidades no desenvolvimento do turismo na região, possam implementar medidas que maximizem os benefícios, minimizem os prejuízos do desenvolvimento do turismo no concelho de Vouzela e com isso contribuir para obtenção da certificação pela Biosphere Responsible Tourism. Do ponto de vista das implicações teóricas, este trabalho dá um contributo à Ciência através do aprofundamento das temáticas dos impactos do turismo e da sustentabilidade, temas de enorme relevância e atualidade tendo em conta a importância da atividade turística para os territórios de baixa densidade. O trabalho apresenta ainda limitações e define algumas linhas para investigação futura.
- Implementação de Sistema de Gestão da Manutenção em Equipamentos e Instalações TécnicasPublication . Figueiredo, Nuno Filipe Carvalho; Paiva, Luís Manuel Gonçalves; Gaspar, Daniel Augusto Estácio Marques MendesA gestão da manutenção assume, cada vez mais, um papel de extrema importância no seio das empresas e serviços, sendo reconhecida pelo seu contributo para o bom desempenho produtivo, a qualidade do produto e serviço, a segurança, as boas relações interpessoais, a rentabilidade económica do processo produtivo e a preservação dos investimentos. No presente trabalho, serão abordados os principais conceitos e definições da gestão da manutenção e aplicados com vista à implementação de um Sistema de Gestão da Manutenção de equipamentos e instalações técnicas, numa Unidade de Cuidados Continuados Integrados, que integram os serviços da Santa Casa da Misericórdia de Vouzela. Em primeiro lugar, foi feito um levantamento e avaliado o modelo de informação da gestão da manutenção existente na Unidade em análise. De seguida, foi projetada a implementação de um Sistema de informação da Gestão da Manutenção, com a recolha e análise dos dados técnicos dos equipamentos e dos dados relativos aos custos de intervenção de cada equipamento. Finalmente, foram estabelecidos diversos indicadores de desempenho que assumirão um elevado nível de importância no apoio à gestão da unidade de saúde. Como conclusão, constatou-se que um sistema de informação na área da gestão da manutenção é uma mais-valia para o desempenho e qualidade da prestação do serviço de manutenção dos equipamentos e infraestruturas na área da saúde.