Browsing by Issue Date, starting with "2022-03"
Now showing 1 - 10 of 28
Results Per Page
Sort Options
- Digital learning platforms: analysis and trendsPublication . Rito, P. N.; Morais, Nídia Salomé; De Almeida Gouveia, Teresa Sofia; Ferreira, SóniaSocial distancing as a prophylactic measure against COVID-19 inevitably caused several changes in the teaching-learning processes at a global level. Among the different strategies adopted by educational institutions, remote learning was one of the most chosen options to replace physical presence. According to this reality, the demand for and the offer of short online courses, without the need to be in a particular time and place, has also become relevant. In fact, one of the highest priorities at a national level, within the higher education context, was the adoption of non-face-to-face methodologies without hindering the students’ learning activities. This context set the grounds for the “Exploring online methodologies in the development of skills in the audiovisual field” project, which, involves three Portuguese and one Spanish higher education institution, which share the same values, principles and mission and are motivated to promote innovative proposals, both in research and education. In addition, the network it presents training diversity within undergraduate degrees, masters and technological specialization programs, which enables privileged contact with students and facilitates the establishment of priorities and needs. The project aims to implement an online course dedicated to audiovisual content production, from the idea to the final product, in order to respond to the need for online training in this particular area. The project also includes the development of a platform that will support the implementation of the course. This article focuses on this last goal and its main objective is present a detailed analysis of a set of platforms currently used for online courses, at a national and international level, as well as online courses directed linked with the audiovisual field. The aim of this research is to enunciate a set of technical and functional requirements for the construction of the platform and a list of guidelines for the course development.
- O Tríptico de Berg, memória e resistência numa experiência artística virtualPublication . Sousa, Catarina Carneiro dePropõe-se um estudo de caso sobre um conjunto obras digitais interativas desenvolvidas no contexto de Ambientes Virtuais Colaborativos Criativos — ambientes gerados digitalmente, normalmente tridimensionais, que suportam atividades colaborativas em rede, com possibilidade de criação e distribuição pelos utilizadores. Em análise estarão três a obras, a que nos referiremos como Tríptico de Berg. Estes foram projetos realizados em residência artística num simulador virtual — Berg by Nordan Art, na plataforma Second Life. Uma dupla artística de mãe e filha portuguesas, viram-se, em 2017, perante um possível renascimento fascista e usaram a plataforma à sua disposição para partilhar o seu assombro. Mãe (Sameiro Oliveira Martins) activista anti fascista durante a ditadura, filha (Catarina Carneiro de Sousa) nascida apenas depois da revolução de abril. As três obras — Penumbra, The Swamp e The Dreamers — ocuparam todo o espaço simulado, sucedendo-se ao longo do ano de 2017. Os projetos convidavam o público a um envolvimento imersivo e interativo, a uma participação criativa distribuidora de novas obras na rede. Partiu-se, assim, de um processo criativo partilhado entre duas pessoas com uma experiência diversa do fascismo, para realizar três projetos refletiram sobre a sua possível emergência (Penumbra), sobre o caso português (The Swamp), e sobre resistência poética (The Dreamers). Estes projetos foram abertos à participação de um público global, de origens muito diversas, muitas vezes anónimas, que os levaram para novos territórios expressivos.
- Afrofuturismo como alternativa para a construção de outros currículos de lazerPublication . F. Miranda Jr, EdmilsonO presente trabalho representa o cruzamento dos Estudos Culturais com os Estudos do Currículo e do Lazer. Nesse cruzo, discutem-se estratégias de formação curricular e subjetivação no mundo pós-colonial, a partir da relação entre os conceitos de des-locamento e entre-lugares de Stuart Hall e Homi Bhabha. A noção de currículo, segundo Marlucy Paraíso, articulada com a diáspora dos povos africanos, na leitura de Paul Gilroy, pavimentam o estudo que propõe uma aproximação entre experiências pessoais descritas por Hall, Ebony Thomas e o autor deste artigo, para perceber o Afrofuturismo como uma alternativa para a construção de formas de currículo para o Lazer, as quais, ao invés de aprisionar, reativem forças, comprometendo-se com as relações étnico-raciais.
- A internacionalização da educação superior: relações de aproximação entre Brasil e PortugalPublication . BASTOS, J. A.; Lobo, JulianaCom a globalização, a relação entre as universidades se tornaram mais complexas criando novas conexões, consolidando uma agenda de cooperação internacional, com a transferência de conhecimento cada vez maior, o que torna imperativo compreender o entrelaçamento destas diferentes culturas. Este artigo vem compreender e identificar algumas estratégias e ações no âmbito da internacionalização relatados, por alunos de graduação e pós graduação, matriculados em Instituições de Ensino Superior no Brasil e em Portugal. Para além da revisão bibliográfica que demarca o campo das políticas de internacionalização das IES brasileiras, este estudo também contemplou, a realização de entrevistas semi-estruturadas com alunos de graduação e pós-graduação matriculados em universidades brasileiras e estrangeiras no ano de 2020. Entende-se que a realização deste estudo nos permite compreender melhor as contradições que marcam o contexto da internacionalização das IES brasileiras e estrangeiras, desvelando dificuldades e desafios.
- The importance of education and media literacy. A profile of students leaving the first cycle of studies in communication sciencesPublication . Martins, Joana; Midões, Miguel; Morais, Nídia SaloméThe project "Media Literacy in Higher Education: an exploratory study within Media Studies students" aims to assess the degree of media literacy of students in the field of Communication Sciences, considering that they are about to join one of the main areas that face, in a daily basis, the challenge of misinformation. Thus, starting from the case of the Social Communication course taught at the Superior School of Education/ Polytechnic Institute of Viseu, we applied the first phase of a questionnaire survey designed and validated to assess the degree of preparation of future professionals in this area. The first results of the questionnaire, applied at the end of the 2020/2021 school year, show some tendencies in the profile of students attending the final year of the degree (3rd year) and raise some warnings, mainly because it regards young people, about to enter the market, with apparent difficulties in distinguishing information from entertainment and opinion. Regarding journalism as a profession, the significant doubts concern whether entertainment programs include journalists subject to the code of ethics. Students seem to be unaware of the differences between information programs and entertainment programs, probably due to the dilution of barriers and the emergence of new infotainment formats. This difficulty in clearly distinguishing between information and entertainment is also noticeable because many respondents classify a general culture program as an information program. As for the distinction between information and opinion, half of the students misclassify the excerpts presented, which denotes the difficulty of distinguishing texts in which the author makes value judgments from texts in which comments are attributed to sources of information.
- The importance of literacy in the decoding of fake news: a case study with 1st year undergraduate students in social communicationPublication . Midões, Miguel; Martins, Joana; Morais, Nídia SaloméJournalism plays an important role in the construction of reality and is, at the same time, one of the doors of access to the world. Traditional media underwent an inevitable reconversion with the emergence and growth of the internet and, currently, there is a significant change in the information consumption profile, especially among the younger population, who are digital natives and the main users of social networks. Digital has brought, simultaneously, easier access to any information, as well as an overwhelming amount of that information. Among other consequences of this informational “tsunami”, fake news is one of the most expressive faces of the new era. Since social communication professionals are one of the groups in society that has to face the challenge of misinformation on a daily basis, it seemed pertinent to assess the degree of literacy of students when they start the course, particularly in the context of misinformation, brought to the public agenda with the proliferation of fake news. Based on the definition of this concept as forged information, which aims to manipulate and/or deceive the audience (Lazer et al., 2018) and considering that in Portugal, in 2020, a study by Obercom showed that almost half of respondents said they had difficulties in distinguishing false information from news (Obercom, 2020), we wanted to assess the level of media literacy and the impact of misinformation among students in the 1st year of a degree in Social Communication. Seeking to assess the degree of preparation of students in the field of Communication Sciences to deal with this reality, we applied a questionnaire to students in the 1st year of the degree in Social Communication at the High School of Education – Polytechnic Institute of Viseu. The first results from the questionnaires applied in the 2020/2021 academic year, show some trends in the profile of students upon entry into higher education, namely in terms of unpreparedness and difficulties in classifying fake news. Most of the 1st year students agree that the definition of fake news is “false news published by the media”. This answer demonstrates the misunderstanding between news as an informative product conceived within a news media and fake news as manufactured information, reproducing, only in its form, the informative media (Lazer et al., 2018), and aiming at manipulation or deceiving of the audience. Still in the field of misinformation, the difficulty in clearly identifying fake news sites also seems to be one of the main problems faced by students when entering higher education. At the same time and given the excerpts in which students should classify the content, it is worth noting the fact that almost all 1st year students classify the two examples of fake news presented as news. We are talking about excerpts without an identified source of information and where the purpose of appealing to emotions seems clear. The fact that, in the excerpts of these fake news, most students consider that the source does not exist or is not trustworthy and, at the same time, agree with the classification of the content as news should be an object of reflection.
- Reabilitação Energética com Soluções de Custo Ótimo – caso de estudo “Edifício Casa das Andorinhas”Publication . Ferreira, Alex; Almeida, Ricardo Manuel dos Santos Ferreira deNuma época em que as preocupações humanas recaem cada vez mais na compatibilização de aspetos ambientais e económicos, é de suma importância minimizar os impactos gerados por construções não sustentáveis. A construção sustentável tem como objetivo garantir o mínimo impacto ao meio ambiente, sendo na extração da matéria prima, até mesmo no descarte ao fim da vida útil e com isso a diminuição do consumo de recursos, resultando em menos gases lançados a atmosfera. Por outro lado, o foco terá sempre de estar a melhoria na qualidade de vida das populações. Nos países desenvolvidos, o sector dos edifícios é responsável por cerca de 40% no consumo de energia primaria. Buscando atender a um mercado cada vez mais exigente, novas diretrizes europeias têm sido publicadas na tentativa de homogeneizar os métodos e dar maior enfase à otimização dos consumos e do desempenho térmico dos edifícios. Visando maior comodidade e conforto no interior dos edifícios, diversas estratégias de reabilitação energética têm sido utilizadas. Porém em grande parte dos casos, durante a fase de conceção e projeto, não são levados em consideração os valores inerentes não só à implantação, mas também à manutenção e operação de tais projetos. Com base nestes pressupostos, realizouse um estudo detalhado que vai além da reabilitação energética, não pensando somente em melhorar as condições de conforto, mas também analisar os valores investidos e custos de operação e manutenção ao longo da vida útil do projeto. Nesse sentido, utilizou-se o software de simulação EnergyPlus com a extensão DesignBuilder, para a modelação do edifício “Casa das Andorinhas”, localizado na cidade de Coimbra. Tendo por base o modelo criado, foram simulados diversos cenários de reabilitação energética e os resultados foram utilizados como suporte à metodologia de Custo Ótimo e de Análise do Custo de Ciclo de Vida (LCC). Através desta metodologia, foi possível selecionar entre diversas alternativas, procurando uma escolha de reabilitação coerente, que melhor atendesse às necessidades, tanto energéticas quanto económicas. Os resultados mostraram a importância que tem um estudo detalhado sobre a reabilitação térmica de um edifício e como esta pode contribuir para a eficiência do mesmo, visando não somente a economia de energia elétrica, mas também, uma melhor utilização dos recursos como otimizar os consumos com soluções de reabilitação.
- Perceção de jovens com e sem incapacidade sobre si e os outros, enquanto bailarinos de dança inclusivaPublication . Costa, Teresa Maria Ferreira da; Felizardo, Sara; Sargento, JoséEste projeto tem como propósito aferir a perceção de jovens com e sem incapacidade sobre si e os outros, enquanto bailarinos de dança inclusiva. Foi elaborado um estudo com o grupo “Dançando com a Diferença”, de Viseu, que contou com 30 participantes. Utilizou-se uma metodologia mista, quantitativa e qualitativa, que incluiu como instrumentos de recolha de dados as versões portuguesas da Escala Contour Drawing Rating Scale (Thompson & Gray, 1995) e da Escala de Auto-Estima de Rosenberg (Rosenberg, 1965), bem como um inquérito por questionário, construído para o efeito, sobre a temática em estudo. Os dados obtidos foram alvo de análise estatística descritiva e inferencial, bem como de análise de conteúdo dos discursos dos participantes. Em relação aos resultados na pesquisa, apurámos que a amostra apresenta valores de autoestima acima da média M=31.46±3.53 e, na imagem corporal, a média da discrepância entre a aparência ideal e a atual foi de M=1.03±2.2. No que concerne às análises diferenciais nos grupos de participantes, observa-se que os valores de autoestima são mais elevados no género feminino, embora a diferença não seja estatisticamente significativa, t(26)=0.956, p=.348, sendo que as diferenças na imagem corporal, em função do género, não se apresentaram significativas (χ2 (2)=3.117, p =.267). O resultado da autoestima em jovens sem incapacidade apresentou-se mais elevado; contudo, a diferença não se mostrou estatisticamente significativa, t(26)=0.591, p=.560; também no que se refere à imagem corporal, a diferença não é significativa (χ2 (2) = 0.321, p=.784). Relativamente às perceções dos jovens “bailarinos(as)” sobre a participação no grupo de dança inclusiva, ressalta-se a emergência de quatro categorias relevantes, “Determinação”, “Participação”, “Improvisação” e “Propósito”. Em relação às subcategorias, surgiram como mais frequentes, “dançar” e “inclusão”, seguindo-se “pertença” e “arte/ criar”. Este tipo de projetos de dança inclusiva salientam a potencialidade das atividades artísticas, ao nível da dança, propiciadoras da mudança da imagem social das pessoas com incapacidade, como sendo participativas e competentes em contextos promotores da sua autoestima, imagem pessoal e autodeterminação.
- Prototipagem de solução envolvendo aplicação móvel e backofficePublication . Rodrigues, Daniela Maria Gonçalves; Alves, Valter Nelson Noronha
- Fatores determinantes para a excelência no vôlei de praia: representações de atletas de elitePublication . Franca, Francisco Clineu Queiroz; Pereira, Antonino; Leitão, José Carlos Gomes de Carvalho; Costa, Roberto Lopes da; Silva, Maria Ione daO objetivo deste estudo foi conhecer os fatores determinantes na aquisição, desenvolvimento e manutenção da excelência no Vôlei de Praia (VP) a partir da percepção de uma dupla de atletas de elite e seu técnico. Trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa dos resultados que se utilizou da entrevista e análise documental para recolha dos dados. Sobre os fatores determinantes da excelência no VP destacaram-se nos fatores primários, o aspecto psicológico, verificado nos elementos disciplina, força de vontade, motivação e foco, seguido pelo tempo de parceria e da preparação física iniciada (prática deliberada). Enquanto nos fatores secundários, o apoio, técnico, infraestrutura, qualidade de material esportivo e financeiro. Conclui-se que a junção dos fatores primários e secundários descritos acima foi essencial para aquisição, desenvolvimento e manutenção da excelência no VP.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »
