Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O Tríptico de Berg, memória e resistência numa experiência artística virtual

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
O_Triptico_de_Berg_pre-publicacao.pdf4.54 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Propõe-se um estudo de caso sobre um conjunto obras digitais interativas desenvolvidas no contexto de Ambientes Virtuais Colaborativos Criativos — ambientes gerados digitalmente, normalmente tridimensionais, que suportam atividades colaborativas em rede, com possibilidade de criação e distribuição pelos utilizadores. Em análise estarão três a obras, a que nos referiremos como Tríptico de Berg. Estes foram projetos realizados em residência artística num simulador virtual — Berg by Nordan Art, na plataforma Second Life. Uma dupla artística de mãe e filha portuguesas, viram-se, em 2017, perante um possível renascimento fascista e usaram a plataforma à sua disposição para partilhar o seu assombro. Mãe (Sameiro Oliveira Martins) activista anti fascista durante a ditadura, filha (Catarina Carneiro de Sousa) nascida apenas depois da revolução de abril. As três obras — Penumbra, The Swamp e The Dreamers — ocuparam todo o espaço simulado, sucedendo-se ao longo do ano de 2017. Os projetos convidavam o público a um envolvimento imersivo e interativo, a uma participação criativa distribuidora de novas obras na rede. Partiu-se, assim, de um processo criativo partilhado entre duas pessoas com uma experiência diversa do fascismo, para realizar três projetos refletiram sobre a sua possível emergência (Penumbra), sobre o caso português (The Swamp), e sobre resistência poética (The Dreamers). Estes projetos foram abertos à participação de um público global, de origens muito diversas, muitas vezes anónimas, que os levaram para novos territórios expressivos.

Description

Keywords

Ambientes Virtuais Criativos Colaborativos Metaverso Avatar Resistência poética

Citation

Sousa, C. C. (2022). O Tríptico de Berg, memória e resistência numa experiência artística virtual. In M. O. Ana Gabriela Macedo, Mulheres, Artes e Ditadura. Diálogos interartísticos e narrativas da memória (pp. 125-153). V.N. Famalicão: Húmus.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue