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Abstract(s)
Da complexificação dos movimentos corporais surgem as habilidades básicas que de forma reiterada estão patentes nas crianças e se manifestam em diferentes contextos (Costa, 2016). Nos períodos de recreio ou em contexto curricular, caminhar, correr, saltar, puxar, empurrar, equilibrar, rolar, pendurar, balançar e girar constituem a base da Ginástica, na sua vertente “Artística”. Estes movimentos, de grande simplicidade, que as crianças executam no seu quotidiano, quando realizados de forma sequenciada, planeada e orientada, reforçam os benefícios que a prática gímnica possui no seu desenvolvimento motor (Nascimento et al., 2022). A Ginástica entra na equação da formação e desenvolvimento das crianças, tanto nas dinâmicas das suas práticas, como nas várias propostas associadas à disciplina de Educação Física do 1.º CEB (Murbach et al., 2021). As atividades gímnicas revelam interesse, confiança e entusiasmo, repercutindo-se na sua performance, persistência, no bem-estar, na autoestima e sua capacidade de concentração. Objetivos: O presente estudo pretende aferir da importância das atividades gímnicas para o desenvolvimento motor e formação das crianças e se as escolas fomentam e criam espaços para o desenvolvimento dessas atividades. Métodos: O grupo de estudo foi constituído por 36 crianças com idades compreendidas entre os 8 e 10 anos, 18 dos quais praticantes de Ginástica e afetos a um clube desportivo da cidade de Viseu, com uma prática semanal mínima de 2 sessões de treino, perfazendo 4 horas de treino. Os restantes, não praticantes da modalidade, pertencem a um agrupamento de escolas do Concelho de Viseu. Recorreu-se ao teste de proficiência motora de BOT2 (2005) e, posteriormente, à análise descritiva e inferencial dos dados com recurso à versão 28 do software estatístico SPSS. Resultados: Evidenciam-se diferenças significativas entre grupos relativamente ao grau de precisão motora fina, integração motora fina e destreza manual. Conclusões: A Ginástica assiste o desenvolvimento transversal das crianças, estando associada a inúmeros benefícios, dos quais conferem exemplo os supracitados. A sua prática colabora com o processo de aquisição de habilidades motoras, contribuindo igualmente no desenvolvimento de capacidades condicionais e coordenativas, entre as quais se destacam a força, velocidade e equilíbrio dinâmico. As atividades gímnicas desenvolvidas na escola, através da EF, permitem a integração social das crianças, tornando-a um cidadão mais ativo e consciente, proporcionando também autonomia corporal e aumento da capacidade de expressão em grupo.
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Keywords
Criança Desenvolvimento motor Formação desportiva Ginástica