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- Relatório de EstágioPublication . Flores, Ana Carolina Lima; Fernandes, Rosina; Mendes, FranciscoO Programa CLDS 4G demarca-se como uma ferramenta de combate à exclusão social, atendendo à proximidade de intervenções executadas com parcerias, valorizando o papel das Câmaras Municipais. De acordo com a Portaria n.º229/2018, de 14 de agosto, o financiamento do Programa CLDS visa sobretudo os territórios que apresentem maior fragilidade social, ou seja, territórios afetados por fenómenos como os do desemprego ou os da pobreza, ou pelo facto de terem sido alvo de calamidades. O Programa CLDS 4G Viseu é promovido pelo Município de Viseu, tendo como Entidade Coordenadora Local de Parceria, as Obras Sociais de Viseu. A atuação ao longo do estágio incidiu no âmbito das ações do Eixo II – Intervenção Familiar e Parental, Preventiva da Pobreza Infantil, focando-se na temática da Igualdade de Género. Considerando as componentes de avaliação utilizadas foi possível apurar que o feedback destas sessões foi bastante positivo, os alunos envolveram-se facilmente na dinâmica e os docentes consideraram muito importante a abordagem desta temática. Para além disso, foi possível o trabalho colaborativo com técnicos da área psicossocial, destacando-se a pertinência do trabalho em rede. O estágio permitiu uma reflexão sobre as metodologias de trabalho de um projeto social, bem como sobre o papel de um técnico de intervenção psicossocial.
- A experiência vivida pelo enfermeiro especialista em enfermagem de saúde materna e obstétrica na verticalização da mulher no partoPublication . Amaro, Cláudia Isabel Taborda; Coutinho, Emília de CarvalhoEnquadramento: Composto por duas componentes, a clínica e a de investigação, a realização deste relatório surge no âmbito da disciplina “Estágio com Relatório Final: Enfermagem de Saúde Materna, Obstétrica e Ginecológica”, integrada no plano curricular do 6º Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Materna, Obstetrícia e Ginecologia e 11º Curso de Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica da Escola Superior de Saúde de Viseu. Na componente clínica este relatório é organizado tendo por base as competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, onde será realizada de forma crítica e reflexiva uma descrição das atividades desenvolvidas nos diferentes contextos de estágio, evidenciando-se as competências especializadas adquiridas e as experiências mínimas legalmente exigidas. Na componente de investigação inclui-se a explanação e fundamentação das opções metodológicas e do processo heurístico seguido no estudo de investigação: “A experiência vivida pelo Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica na verticalização da Mulher no parto”. Objetivos: Componente clínica - integrar conhecimento especializado em Enfermagem de Saúde Materna, Obstétrica e Ginecológica, que sustente uma prática crítico-reflexiva; revelar capacidade de investigação na produção de conhecimento transformador para a prática de Enfermagem de Saúde Materna, Obstétrica e Ginecológica; desenvolver competências que permitam a autoaprendizagem ao longo da vida, de forma auto-orientada e autónoma, consultando e mobilizado a evidência científica. Componente de investigação - compreender a experiência vivida pelo Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica em relação à verticalização da Mulher durante o parto. Metodologia: A componente clínica assenta numa reflexão crítica, objetiva e contextualizada das competências adquiridas, das experiências vivenciadas e das atividades desenvolvidas ao longo dos estágios. A componente de investigação é constituída por um estudo qualitativo fenomenológico seguindo os pressupostos de Max Van Manen. Resultados: O desenvolvimento prático de seis áreas de estágio distintas, possibilitou a aquisição de competências comuns e específicas inerentes ao exercício profissional do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, bem como o cumprimento das experiências mínimas legalmente exigidas. O desenvolvimento do estudo de investigação qualitativa permitiu identificar 11 categorias temáticas decorrentes da experiência vivida na prática da verticalização da Mulher durante o parto. Conclusão: Por intermédio da realização da componente clínica e de investigação, desenvolveu-se e adquiriu-se as competências comuns e específicas regulamentadas para o Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, conducentes à atribuição do título profissional de Enfermeiro Especialista e ao grau de Mestre. Na investigação desenvolvida concluiu-se que a verticalização da Mulher no parto é um processo em desenvolvimento na atual prática do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica e que, sendo diversas as estratégias desenvolvidas para a sua implementação, os enfermeiros ainda se deparam com numerosos obstáculos e políticas organizacionais dificultadoras da promoção do parto vertical. Palavras-chave: Competências do Enfermeiro Obstetra; Experiência Vivida; Verticalização do Parto.
- Transição para a vida adulta em jovens com Plano Individual de Transição: Um estudo de caso múltiploPublication . Sousa, Elisabete Pacheco de; Fernandes, RosinaA transição da escola para a vida aldulta é uma questão importante para todos os jovens e ainda mais para os que apresentam Necessidades de Saúde Especiais (NSE).O projeto desenvolvido neste estudo pretendeu identificar a condição atual de jovens que, durante o seu percurso escolar, se encontravam ao abrigo de um currículo específico individual e, a quem, consequentemente, foi elaborado um Plano Individual de Transição (PIT). Pretende-se conhecer as experiências profissionais vividas no âmbito do Plano Individual de Transição (PIT) de cinco jovens com Necessidades de Saúde Especiais (NSE) e o seu processo de transição para a vida adulta em diferentes contextos (formação, trabalho). Tendo em conta a temática e objetivos em estudo, optou-se por um estudo de natureza qualitativa e de carácter exploratório, do tipo estudo de caso múltiplo. Participaram no estudo cinco jovens com NSE, cinco pais/mães/responsáveis, dois empresários e um formador, que fazem parte do processo de transição destes jovens. Para a recolha de dados, utilizamos a entrevistas semiestruturadas seguindo um guião previamente definido. As entrevistas foram gravadas, transcritas na íntegra, e sujeitas a uma análise de conteúdo. Foi também utilizado o Whodas 2.0 que permitiu caracterizar as suas dificuldades e necessidades.De acordo com os dados obtidos pode concluir-se que o processo de transição para a vida adulta destes jovens, enfrenta algumas dificuldades, na medida em que os entrevistados identificam muitas barreiras e poucos facilitadores. O estudo reforça a complexidade de que se reveste o processo de transição e a importância do papel de cada interveniente no referido processo.
- Conhecimentos, atitudes e práticas dos profissionais de saúde em relação aos métodos modernos de planeamento familiar natural : uma revisão scopingPublication . Machado, Vanessa Anjos da Silva; Nelas, Paula Alexandra de Andrade Batista Nelas; Santos, EduardoA saúde materna e obstétrica é uma área de especialização de enfermagem. Para desenvolver as competências de enfermeiro especialista, o curso prevê uma parte teórica e prática, com requisitos europeus na assistência durante o trabalho de parto e parto. Mas esta especialidade é muito mais do que o parto, abrange toda a idade fértil da mulher e casal. Os estágios ocorreram na Área Metropolitana de Lisboa, em diferentes contextos, desde os cuidados primários aos cuidados hospitalares, em ginecologia, saúde materno-fetal, sala de partos, puerpério, neonatologia. O relatório apresenta os objetivos delineados e a reflexão crítica das competências desenvolvidas. Na componente de investigação, partindo da experiência profissional da estudante enquanto instrutora de um método moderno de planeamento familiar natural, optou-se por realizar uma revisão scoping sobre os conhecimentos, atitudes e práticas dos enfermeiros e médicos na área do planeamento familiar natural. Apesar da reduzida utilização destes métodos pelas mulheres em Portugal, tem havido crescente interesse em métodos sem efeitos secundários e que aumentem o autoconhecimento. A revisão scoping identificou lacunas nos conhecimentos, atitudes e práticas dos profissionais de saúde face aos métodos modernos de planeamento familiar natural. Não é possível concluir se a atitude dos profissionais influencia a baixa utilização das utentes ou se a baixa procura não motiva os profissionais a aprofundar e atualizar os conhecimentos nesta área. Há, no entanto, um desejo dos profissionais em receber formação nesta temática. Palavras-chave: saúde feminina; ciclo menstrual; promoção da saúde; planeamento familiar natural; enfermagem.
- Tarefas de desenvolvimento de Havighurst em quatro casos de Perturbação do Espectro do AutismoPublication . Gomes, Laura Ferreira; Mendes, Francisco; Martins, EmíliaA Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) é uma perturbação do neurodesenvolvimento, definida por défices persistentes na comunicação e interação social, e por padrões restritos e repetitivos de comportamentos, interesses ou atividades. Normalmente, identificada na infância, existem casos de maior funcionalidade em que é diagnosticada muito tardiamente. O modelo teórico de desenvolvimento humano, proposto por Havighurst, identifica tarefas fundamentais ao longo do ciclo de vida. Os estudos sobre o impacto da PEA no desenvolvimento e sucesso destas tarefas são praticamente inexistentes. Nesse sentido, procurou compreender-se, com base nas auto perceções, o processo de desenvolvimento de três adultos e um jovem com diagnóstico de PEA, em diferentes fases de vida, à luz daquele modelo. Pretendeu-se, através da análise de conteúdo de entrevistas, identificar as tarefas com maior e menor sucesso e compreender como é perspetivado o diagnóstico. Apesar dos distintos trajetos de vida, existiu, nos quatro casos, algum sucesso no desenvolvimento. Possivelmente, chegar-se-ia a maior insucesso em casos de PEA de maior gravidade. Os resultados apontam para limitações esperadas (e.g.: relação com os pares), mas também para indicadores positivos menos expectáveis (e.g.: desenvolvimento da consciência). As maiores dificuldades foram auto percecionadas pela participante com diagnóstico já na vida adulta. Apesar do reconhecimento geral da importância da deteção e intervenções, o impacto parece superior em diagnósticos tardios, havendo concordância que deveriam ter ocorrido mais cedo, evitando adversidades escolares e de saúde mental. Poderá ser profícuo desenvolver outros estudos sustentados neste modelo de desenvolvimento e continuar a pesquisa sobre os fatores interferentes no diagnóstico.