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- Relatório de Estágio no Núcleo Distrital de Viseu da EAPN PortugalPublication . Gomes, Bruna dos Santos; Fonseca, Susana; Araújo, LiaPerspetivar a infância e adolescência como etapas fundamentais no pleno desenvolvimento dos indivíduos, permite compreender a importância que as relações proximais detêm nas mencionadas fases. O sistema familiar desempenha um importante papel, dado que é a partir da dinâmica relacional e dos valores transmitidos no seu seio que as crianças e jovens percecionam e interagem com o meio envolvente. No entanto, quando este sistema se encontra perante situações comprometedoras do desenvolvimento saudável dos seus elementos, nomeadamente situações de pobreza e exclusão social, prevê-se um impacto negativo no estreitamento de relações entre os seus elementos, bem como no expectável desenvolvimento das crianças e jovens. Compreender que a vivência de situações de pobreza e exclusão social não se referem, meramente, à escassez de recursos monetários mas, antes, a um impacto multifatorial nas várias esferas de desenvolvimento, impossibilitando, deste modo, o exercício de uma cidadania plena e participativa, permite salientar a necessidade de implementar medidas e estratégias capazes de combater e atenuar os seus efeitos. Urge, assim, a necessidade de mobilizar esforços capazes de promover uma sociedade inclusiva e igualitária, o qual se perspetive o indivíduo e, em particular, as crianças e jovens, como seres detentores de direitos e deveres.
- Relatório do Estágio num Agrupamento deEscolasPublication . Rodrigues, Rita Mangana; Xavier, PaulaNo sistema de promoção e proteção português, a Escola é uma das Entidades com Competência em Matéria de Infância e Juventude que está situada numa primeira linha de intervenção. Esta deve estar atenta e identificar os fatores de risco, de forma a facilitar a aplicação das medidas necessárias com o objetivo de os reduzir ou eliminar. O presente Relatório de Estágio sistematiza informação relativa à elaboração, implementação e avaliação do plano de ação/ de estágio desenvolvido num Agrupamento de Escolas durante o ano letivo 2021/2022. Esse plano teve por base a caracterização do contexto e das necessidades dos/as alunos/as. A partir da concretização ou não dos objetivos propostos, também se procurou perceber se atividades que promovam competências socioemocionais e abordem o/a aluno/a de forma ecossistémica, em contexto escolar, podem ou não contribuir para prevenir fatores de risco. Nesse sentido, os dados da avaliação de processo e final foram explorados através da análise quantitativa e de conteúdo. Verificou-se que, dos cinco objetivos gerais do plano de estágio, três foram alcançados. Os/as alunos/as mostraram-se recetivos/as às atividades, bem como os/as Professores/as e os/as Encarregados/as de Educação que preencheram os questionários para recolha de perceções sobre o trabalho implementado. No cômputo geral, os resultados sugerem que foram introduzidas modificações sobretudo em algumas competências individuais que poderão ser importantes na prevenção do aparecimento e/ou atenuação de fatores de risco para o desenvolvimento dos/as alunos/as. Deve haver continuidade do presente plano de ação/ de estágio, para além de ser necessário apostar na implementação, avaliação e validação de projetos de intervenção escolar preventiva.
- Plano estratégico para abertura de um Boutique Hotel: o caso do 1877 Estrela PalacePublication . Almeida, Matilde Erminda; Moreira, Cláudia Patrícia de Almeida SeabraEste Plano Estratégico visa a criação de um Boutique Hotel – 1877 Estrela Palace, localizado no centro da cidade de Aveiro e em processo de restauro desde o ano 2017. Abrirá ao público a 11 de abril de 2022. Este irá distinguir-se pela sua simbiose, que combina o estilo “La Belle Époque” com o seu charme inerente e maximalista, onde cada suite/quarto retrata uma personagem ou figura relevante da história da cidade de Aveiro. É, também, um projeto bastante ambicioso, pois trata-se de um dos edifícios mais emblemáticos em Aveiro, o qual passará a contar a história do edifício desde o século XVII. O meu cargo será de Assistente de Direção. O desenvolvimento do Plano Estratégico para o 1877 Estrela Palace, passará por várias etapas, primeiramente será identificado todo o processo e experiência de abertura do Boutique Hotel. Mais concretamente, analisar todas as necessidades de abertura e descrever a génese do funcionamento do Boutique Hotel. Este projeto visa, também, descrever as características do cliente deste de produto, sendo que o Boutique Hotel oferece um serviço bastante específico, existe uma necessidade redobrada em perceber as suas necessidades e características de forma a definir previamente estratégias de Marketing adequadas. A experiência "on-the-job" será um método para a aquisição de novos conhecimentos e desenvolvimento de competências, complementando os já adquiridos em contexto académico.
- Relatório de estágio: Contributos das organizações não-governamentais para a defesa e promoção dos direitos do menorPublication . Pereira, Inês Filipa Bastos; Fonseca, Susana; Araújo, LiaA pobreza infantil nega o acesso aos recursos necessários para a sobrevivência do menor, impedindo-o de gozar de todos os seus direitos, de concretizar o seu íntegro potencial e, ainda, de participar ativamente na sociedade em que se encontra inserido. Sendo que esta privação, material e/ou social, se constitui como um atentado aos direitos da criança e do jovem, o combate da pobreza infantil deve estar estritamente ligado à defesa do seu pleno desenvolvimento e à salvaguarda dos seus direitos básicos. Disto isto, neste Relatório de Estágio, é descrito o projeto implementado no Núcleo Distrital de Viseu da EAPN Portugal, que teve como principal objetivo contribuir para uma maior sensibilização acerca do fenómeno da pobreza e exclusão social no contexto infantojuvenil. Neste sentido, o projeto fundamentou-se em seis grandes eixos de intervenção, designadamente, a colaboração na elaboração dos PLPPDCJ, no âmbito do Projeto Adélia; o envolvimento na Campanha “Despir os Preconceitos, Vestir a Inclusão”; a participação no “Ciclo Temático sobre as Comunidades Ciganas”; o apoio na iniciativa “Escolas Contra a Pobreza”; a implementação de um projeto photovoice sobre “Família e os seus desafios” e, por fim, a participação em oficinas de prática e conhecimento, ações de formação e reuniões de associados. Posto isto, o presente documento integra todo o processo de intervenção, desde o diagnóstico aos resultados do projeto, identificando as potencialidades e dificuldades sentidas no decorrer do mesmo, bem como a pertinência da intervenção psicossocial com crianças e jovens em risco na área elencada.