Browsing by Issue Date, starting with "2023-11-23"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Projeto Económico – Financeiro do Serviço de Apoio Domiciliário (SAD): Resposta Social integrada e permanente da Qualidade de Vida dos Idosos na Misericórdia de ResendePublication . Assembleia, Rui Daniel Pereira; Fonseca, Susana Maria Salgueiro Rebelo; Duarte, Filipe Alexandre PereiraConsciente da necessidade de se encontrar uma nova abordagem ao processo de envelhecimento em função da crescente ausência de resposta ao nível da institucionalização, o presente projeto social procura a melhoria e a inovação do Serviço de Apoio Domiciliário, enquanto Resposta Social integrada e permanente, capaz de proporcionar aos idosos na Misericórdia de Resende, a garantia das suas atividades de vida diária com qualidade, como também promover a sua participação social, constituindo um novo paradigma que assegure mais qualidade de vida, dignidade e cidadania. Assente no pressuposto de que o processo de envelhecimento é altamente influenciado pelo suporte social de que o idoso dispõe, este projeto de investimento assenta na diversificação de serviços com soluções de resposta ao nível da saúde, socialização, segurança, comunicação, atividades de vida diária e apoio aos cuidadores informais. Esta diferenciação vai permitir ir ao encontro das exigências identificadas junto dos utentes, que decorrem da necessidade de um maior acompanhamento perante a progressiva perda de autonomia. Com esta área de atuação pluridimensional e sistémica, estão criadas as condições para retardar o processo de institucionalização, dando resposta ao problema central. No âmbito deste trabalho de investigação e no que concerne à metodologia utilizada, recorremos a uma ferramenta de avaliação de projetos disponibilizada pelo IAPMEI e pela avaliação dos diferentes indicadores, fortalece-se a perceção de que este tem um enorme potencial, gerador de valor social para todos os seus stakeholders, e suscetível de apresentação em sede de Programa de Celebração ou Alargamento de Cooperação para o Desenvolvimento de Respostas Sociais, atendendo ao seu caráter inovador.
- Alergias alimentares nas escolas : segur@lergiaPublication . Rodrigues, Ana Margarida Monteiro da Silva; Andrade, Ana Isabel Nunes Pereira de Azevedo eIntrodução: Os enfermeiros têm um papel importante na educação para a saúde, tanto em contexto individual, como comunitário, para melhorar os resultados positivos em matéria de saúde e a eficácia global da promoção da literacia em saúde. No caso concreto, sobre as alergias alimentares, um problema significativo em ambiente escolar. Consequentemente, a capacidade da comunidade educativa para reconhecer e lidar com as reações alérgicas é de importância fundamental para proteger a saúde das crianças. Objetivos: Avaliar qual o nível de conhecimentos em alergias alimentares dos docentes e não docentes de um Agrupamento de Escolas do concelho de Viseu; verificar se existe relação entre o conhecimento sobre alergias alimentares, as funções exercidas e o nível de ensino do estabelecimento escolar. Métodos: Estudo quantitativo, transversal, descritivo-correlacional. Amostra com 197 participantes, maior representatividade de docentes (52,8%). Aplicação de um questionário de caracterização profissional e Questionário Ferramenta de Avaliação de Conhecimentos em Alergia Alimentar nas Escolas (Inês et al., 2020). Resultados: Os docentes revelam um nível de conhecimento sobre alergias alimentares ligeiramente mais elevado (M=9,35±3,11) do que os não docentes (M=9,28±3,37); 37,6% dos participantes possuem elevados conhecimentos (37,6%), 34,5% moderados e 27,9% baixos conhecimentos; os que exercem funções no pré-escolar (OM=116,67) e no 2.º ciclo do ensino básico (OM=102,50) possuem mais conhecimentos (p=0,016). Conclusão: Os resultados indicam a necessidade de ações de formação sobre alergias alimentares nas escolas, em particular a comunicação de informações práticas relativas à gestão de alergias e emergências. É aconselhável, em particular, uma maior comunicação entre o Enfermeiro de Saúde Escolar e a comunidade educativa. Palavras-chave: Alergias alimentares; Conhecimentos; Comunidade educativa; Enfermagem de Saúde Escolar.
- ST@RT + Sustentável : sustentabilidade nas escolasPublication . Rodrigues, Bruno Daniel da Silva; Andrade, Ana Isabel Nunes Pereira de Azevedo eIntrodução: A importância da transferência de conhecimentos e de competências da teoria para a prática é fundamental. Neste sentido realizou-se um estudo cujo objetivo geral consiste em avaliar os conhecimentos em saúde ambiental dos alunos que frequentam Escolas Profissionais no Concelho de Viseu. Objetivos: Determinar as variáveis sociodemográficas que interferem nos conhecimentos dos alunos sobre saúde ambiental; verificar se existe diferença nos conhecimentos entre os alunos de uma Escola Profissional inserida no Programa Eco-Escolas e os que frequentam uma Escola Profissional não integrante do referido Programa. Métodos: Estudo quantitativo, transversal, descritivo-correlacional. Amostra constituída por 132 alunos, maioritariamente, feminina (55,3%) e com 16 anos de idade (31,1%). O instrumento de recolha de dados é um questionário adaptado de inquéritos usados pelo programa Eco-Escolas em 2022/2023. Resultados: Traçou-se um perfil dos alunos com mais conhecimentos sobre saúde ambiental: em relação à Água ser do sexo masculino, possuir mais idade (19-21 anos) e ser aluno da Escola N; quanto aos Espaços Exteriores ser do sexo masculino, estar na faixa etária dos 15-16 anos, residir numa Zona urbana Eco e numa Zona intermédia Eco; relativamente aos Resíduos, ter 17 anos de idade, residente numa Zona intermédia Eco e ser aluno da Escola N; face à Mobilidade e Ruído, possuir 18 anos de idade, habitar numa Zona intermédia sem Eco e ser aluno da Escola N; quanto à Energia, ter 19-21 anos de idade e habitar numa Zona intermédia sem Eco. Conclusão: As evidências encorajam a continuidade de implementação e coordenação de intervenções que estimulem o desenvolvimento de atividades, visando a melhoria do desempenho ambiental das escolas, contribuindo para a alteração de comportamentos e estarem mais sensíveis para o impacto das preocupações ambientais. Palavras-chave: Alunos; Saúde ambiental; Literacia; Enfermagem Comunitária.
- Instrumentos para a avaliação do sono em adolescentes validados em Portugal : uma revisão scopingPublication . Ferraria, Ana Luísa Maximiano; Bica, Isabel; Ferreira, Maria Regina Sardinheiro do Céu FurtadoEnquadramento: O sono é uma condição fisiológica fundamental para o desenvolvimento e bem-estar do adolescente. Mudanças no padrão do sono são comuns nesta etapa da vida, afetando negativamente o desempenho escolar, a atenção, o comportamento e o controle emocional, predispondo comportamentos de risco, problemas de saúde psicológicos e orgânicos. Objetivos: Mapear os instrumentos de avaliação do sono validados e disponíveis para uso nos adolescentes em Portugal, e identificar os mais adequados para diagnosticar alterações do sono nessa população. Metodologia: Revisão scoping baseada na metodologia do Joanna Briggs Institute. A pesquisa foi efetuada nas bases de dados Pubmed®, B-on, MEDLINE Complete, CINAHL Complete, Cochrane Central Register of Controlled Trials, Nursing & Allied Health Collection: Comprehensive, Academic Search Complete, MedLatina, entre maio e junho de 2023, independentemente do idioma e sem restrição temporal. A seleção dos estudos foi realizada por dois revisores, com recurso a um terceiro como critério de desempate. Resultados: Selecionados seis estudos que revelam as propriedades psicométricas de oito instrumentos de avaliação do sono: Avaliação da Qualidade do Sono na Adolescência (AQSA); Escala de Higiene do Sono para Adolescentes (EHSA); Escala de Crenças Disfuncionais sobre o Sono (ECDS); Cleveland Adolescent Sleepiness Questionnaire (CASQ); Pittsburgh Sleep Quality Index (PSQI); Pediatric Daytime Sleepiness Scale (PDSS); Morningness–Eveningness Questionnaire for adolescents (aMEQ); reduced Morningness– Eveningness Questionnaire for adolescents (aMEQ-R). A maioria demonstra resultados estatísticos semelhantes às versões originais. Apenas a EHSA e a ECDS alcançaram um bom nível de desenvolvimento atendendo à classificação do Índice de GraCol, o que sugere que são os instrumentos mais adequados para a avaliação do sono em adolescentes portugueses. Conclusão: Existe um número reduzido de instrumentos validados. A maioria não cumpre os critérios mínimos de adaptação e validação. É crucial investir nesta área para aumentar a disponibilidade de instrumentos que possam aprimorar a qualidade dos cuidados prestados. Palavras-chave: Avaliar, Instrumentos, questionários, escalas, sono, adolescência, adolescentes, jovens adultos, psicométricos, validade, fiabilidade, Portugal