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- Importância da visita pré-operatória de enfermagem ao cliente submetido a cirurgia eletiva : scoping reviewPublication . Lobo, Hugo Miguel Correia; Ribeiro, Olivério de PaivaIntrodução: O desenvolvimento de competências técnicas, científicas e relacionais na prestação de cuidados de enfermagem ao cliente e família a vivenciar processos de doença crítica e falência orgânica é fundamental, sendo importante conjugar a realização de estágios em urgência e cuidados intensivos ao desenvolvimento da investigação sobre a prática, de forma a produzir evidências que suportem as intervenções de enfermagem. Objetivo: Evidenciar as competências especializadas adquiridas. Evidenciar a importância da visita pré-operatória de enfermagem no cliente submetido a cirurgia eletiva. Métodos: A metodologia utilizada para a realização deste documento é descritiva e analítica. A parte I onde se realiza uma reflexão sobre as competências comuns e especificas de enfermagem médico-cirúrgica adquiridas nos estágios supracitados. A parte II apresenta-se em forma de artigo, uma scoping review – importância da visita pré-operatória de enfermagem ao cliente submetido a cirurgia eletiva. Resultados: Trata-se de um documento que pretende sistematizar, organizar e interpretar as aprendizagens adquiridas. A investigação efetuada permitiu desenvolver conhecimentos que pretendo implementar no meu serviço, na medida em que as evidencias encontradas demonstram a importância da sua implementação, traduzindo-se em resultados mais favoráveis para o cliente no intra e pós-operatório. Conclusão: Durante a realização dos estágios foram atingidos os objetivos e as competências na prática especializada na área da EMC. As aprendizagens e reflexões obtida permitiram mudanças de atitude, de comportamentos e capacidade de resposta mais eficaz aos problemas na prática profissional e pessoal. As competências de investigação adquiridas permitiram inferir que o cliente tenha acesso a uma consulta na qual possa expressar as suas inquietações e incertezas, sobre o diagnóstico clínico, os detalhes e a duração do internamento. Neste sentido, é importante que o Enfermeiro Especialistas em Enfermagem Médico-Cirúrgica assuma a gestão de cuidados, para tranquilizar e reduzir as suas preocupações. Palavras Chave: Pré-operatório, Cirurgia eletiva, Enfermagem.
- Literacia em saúde sobre VIH SIDA dos professores do ensino secundário e ensino profissional do concelho de TábuaPublication . Saldanha, Adriana Carvalho; Andrade, Ana Isabel Nunes Pereira de Azevedo eIntrodução: Gestão do conhecimento é um método consciente de definir, estruturar, reter, partilhar o aprendido, vivido e a experiência adquirida. Este relatório resulta do estudo “Literacia em saúde sobre VIH/SIDA dos professores do ensino secundário e ensino profissional do concelho de Tábua”, pois o conhecimento na área é a principal estratégia para a sua prevenção. Objetivos: Avaliar o nível de conhecimentos acerca da prevenção do VIH/SIDA de professores do ensino secundário e profissional; Verificar se houve aumento do nível de conhecimentos acerca da prevenção do VIH/SIDA, após ação formativa. Métodos: Estudo quantitativo, transversal, descritivo-correlacional, com avaliação pré e pós-intervenção formativa de conhecimentos acerca do VIH/SIDA. Amostra de 53 professores (idade média de 49,98±7,70 anos). Utilizado questionário de caracterização sociodemográfica e profissional e Escala sobre Saúde e Relacionamento, traduzida e adaptada (Chaves, 2007). Resultados: Os professores apresentam média de 28,83±4,52, sugestiva de fracos conhecimentos sobre VIH/SIDA. Os professores com mais conhecimentos para a prevenção da SIDA, relevantes para o comportamento preventivo foram os homens, com 46-55 anos de idade, residentes em meio urbano, da Escola Profissional e com curso de mestrado, bem como nas Crenças comuns aos professores. As mulheres, com idade ≤45 anos e residentes em meio urbano destacaram-se na Defesa incorreta de informação sobre SIDA. Aumento significativo de conhecimentos pelos 13 professores que foram avaliados pós-intervenção. Conclusão: É notória a necessidade de uma maior intervenção nas políticas de saúde escolar, envolvendo toda a comunidade educativa para potenciar maior capacitação para a prevenção do VIH/SIDA, visando uma saúde sexual saudável. Palavras-chave: Vírus da Imunodeficiência Humana; Literacia; Professores; Enfermagem Comunitária.
- Literacia em saúde e burnout dos cuidadores formais em contexto institucional : revisão da literaturaPublication . Pires, Alexandre Ramos; Amaral, Maria Odete PereiraIntrodução: O fenómeno do envelhecimento da população coloca grandes desafios, que incluem o aumento de doenças crónicas, que se tornam uma das principais causas de incapacidade, morbilidade e dependência. Esse cenário, somado às mudanças estruturais no interior das famílias, fez com que os cuidados prestados aos idosos pelo sistema informal se tornassem insuficientes. Os cuidados prestados por cuidadores formais passaram a ser uma das alternativas complementares e de grande importância. Objetivo: Mapear evidências científicas sobre a literacia em saúde e o burnout em cuidadores formais em contexto institucional. Metodologia: Scoping Review, seguindo-se a estratégia PCC (população, conceito e contexto). A pesquisa foi realizada nas bases de dados CINAHL Plus with Full Text, MEDLINE with Full Text, MedicLatina, eBook University Press Collection (EBSCOhost), eBook Collection (EBSCOhost), Psychology and Behavioral Sciences Collection, PubMed e Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal. Para a elaboração da mesma, seguiram-se as orientações metodológicas atualizadas para a realização de uma Scoping Review, orientadas pelo Joana Briggs Institute e PRISMA ScR. Resultados: Dos 14 artigos submetidos à leitura do texto completo, resultaram cinco artigos que preencheram os critérios de inclusão definidos e deram resposta à questão de pesquisa. Verificou-se uma percentagem significativa de cuidadores formais a sentir que o seu trabalho é emocionalmente desgastante, traduzindo-se em exaustão emocional, em burnout, ainda que com prevalência de níveis baixos e moderados, baixa despersonalização (e realização pessoal moderada). Os fatores associados ao burnout e ao stresse mais elevados referem-se particularmente à baixa satisfação profissional, menor perceção da adequação pessoal, mau ambiente laboral, sensação de falta de apoio, classificar a liderança da instituição como má e cuidar de residentes com comportamentos agitados. Constatou-se que alguns cuidadores formais revelaram níveis moderadamente altos de exaustão emocional e distanciamento, a vivenciarem sentimentos de vazio emocional, sobrecarga de trabalho, grande necessidade de repouso e exaustão física, acabando igualmente por se distanciarem do trabalho. Ficou também demonstrado que a literacia em saúde se correlacionou diretamente com o apoio social, ou seja, existência de uma correlação entre o apoio social e a capacidade dos cuidadores formais prestarem cuidados. E os estudos demonstram que os cuidadores apresentam baixos níveis de literacia em saúde? Conclusões: A realização desta Scoping Review reforça a importância do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária no planeamento de estratégias de promoção de literacia em saúde em cuidadores formais em contexto institucional, para que possam, reduzir e prevenir o burnout relacionado com a complexidade das suas tarefas na prestação de cuidados. Palavras-chave: Cuidador formal; Idoso; Burnout; Literacia em saúde; Enfermeiro; Enfermagem Comunitária.
