Browsing by Issue Date, starting with "2024-12-19"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Parametrização da Carroçaria de um Automóvel por Modelação 3D: Construção de um ProtótipoPublication . Figueiredo, José Virgílio da Silva; Ferreira, Hugo Heitor Moreira Enes; Lopes, Francisco José Sacadura Martins CoelhoCom este trabalho pretende-se trazer, de novo, à estrada um automóvel da curta, mas muito interessante indústria automóvel portuguesa da década de 50. Este automóvel, composto de chassis/longarinas e carroçaria é anterior à era dos atuais automóveis ligeiros em monobloco. O veículo está mecanicamente completo, mas sem carroçaria, destruída num acidente em competição. Sem acesso aos desenhos técnicos da carroçaria e dispondo apenas do documento para aprovação do modelo na então DGV, desenho sem detalhe e apenas com as cotas principais, tornou-se necessário o recurso a novas técnicas de parametrização e de modelação, técnicas que a empresa de restauro não domina. Neste trabalho de projeto construiu-se o modelo virtual 3D do veículo, no seu todo, a partir do qual se construirão os gabaritos necessários à moldação dos diferentes painéis da carroçaria, recorrendo a uma roda inglesa. Este trabalho permitirá, assim, não só a reconstrução do automóvel, mas também servir de suporte técnico para a aprovação do veículo para circulação junto da entidade competente IMT. Com este estudo dá-se também a conhecer as tentativas para trazer para Portugal a indústria automóvel, as falhadas e as concretizadas, bem como as marcas de automóveis portuguesas. As dificuldades e as lutas daqueles que tiveram a audácia de dar início a uma indústria automóvel em Portugal.
- A Dança e a corporalidade no ensino do desenho na disciplina de Educação VisualPublication . Cordeiro, Beatriz Margarida Moura; Melo, Ana Luísa Pinto De Souto; Cavadas, RicardoO presente Relatório Final de Estágio está estruturado em duas partes principais: uma reflexão crítica sobre as Práticas de Ensino Supervisionadas e um Trabalho de Investigação. A primeira parte aborda as Práticas de Ensino Supervisionadas (PES) I, II e III realizadas nas disciplinas de Educação Visual e de Educação Tecnológica do 2º Ciclo do Ensino Básico. São detalhados o contexto escolar, as turmas e as Unidades de Trabalho desenvolvidas. É, também, desenvolvida uma reflexão acerca da evolução das competências profissionais. Na segunda parte, é apresentado o Trabalho de Investigação, que visa explorar como a prática da dança, através do desenvolvimento da consciência corporal, pode contribuir para a aprendizagem do desenho, em particular do desenho gestual, envolvendo uma turma de alunos do 5.º ano do ensino básico, onde foi realizada a PES. Os resultados revelaram que a integração de movimentos corporais antes do desenho gestual promoveu uma maior fluidez e expressividade no traçado dos alunos. A investigação conclui que a abordagem interdisciplinar entre dança e desenho tem potencial para enriquecer as práticas pedagógicas no ensino das artes.
- Aplicação do BIM ao Património Histórico. Um caso de estudo: Igreja de S. Miguel do Fetal (Viseu)Publication . Polydoro, Francesca Porto Alves Provinciali; Silva, Paulo Alexandre da Silveira Costeira Marques da; Mazer, WellingtonA preservação e reabilitação do Património Cultural continua a ser uma preocupação relevante, exigindo a coleta de todas as informações disponíveis sobre os materiais e processos construtivos utilizados, as transformações sofridas pelo edifício, e as patologias existentes, entre outros aspectos. Normalmente, essas informações são obtidas a partir de documentos históricos, desenhos, fotografias, inspeções visuais, levantamentos geométricos e fotográficos, campanhas de ensaios, etc. A metodologia BIM (Building Information Modeling) tem demonstrado um grande potencial devido à sua capacidade de visualização em modelo tridimensional (3D) e à centralização de toda a informação associada a um único ambiente digital. Este trabalho visa aplicar a metodologia BIM na análise e modelagem da Igreja de S. Miguel do Fetal, em Viseu, com o objetivo de integrar todos os aspectos relevantes para a sua conservação e gestão. Para tanto, foi necessário realizar um levantamento geométrico e fotográfico do edifício, bem como uma inspeção visual que possibilitasse a documentação e localização das patologias e danos existentes. Em seguida, desenvolveu-se um modelo 3D do edifício com recurso ao software Revit (Autodesk, 2023). As informações coletadas foram integradas ao modelo 3D virtual (Digital Twin), permitindo a análise da gravidade das patologias identificadas e a elaboração de um plano preliminar de intervenção. A combinação de inspeções visuais, modelagem digital no Revit e criação de mapas de danos demonstrou ser eficaz na identificação e caracterização das patologias, com informações detalhadas e a possibilidade de futuras atualizações. A priorização das patologias através de parâmetros GUT facilitaram a organização e gestão das informações, contribuindo para planos de manutenção mais eficazes. O trabalho contribui para a aplicação do BIM na preservação de edificações históricas e oferece um modelo prático para a documentação e análise de patologias, com implicações para futuras pesquisas e práticas de conservação.