Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A Dança e a corporalidade no ensino do desenho na disciplina de Educação Visual

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

O presente Relatório Final de Estágio está estruturado em duas partes principais: uma reflexão crítica sobre as Práticas de Ensino Supervisionadas e um Trabalho de Investigação. A primeira parte aborda as Práticas de Ensino Supervisionadas (PES) I, II e III realizadas nas disciplinas de Educação Visual e de Educação Tecnológica do 2º Ciclo do Ensino Básico. São detalhados o contexto escolar, as turmas e as Unidades de Trabalho desenvolvidas. É, também, desenvolvida uma reflexão acerca da evolução das competências profissionais. Na segunda parte, é apresentado o Trabalho de Investigação, que visa explorar como a prática da dança, através do desenvolvimento da consciência corporal, pode contribuir para a aprendizagem do desenho, em particular do desenho gestual, envolvendo uma turma de alunos do 5.º ano do ensino básico, onde foi realizada a PES. Os resultados revelaram que a integração de movimentos corporais antes do desenho gestual promoveu uma maior fluidez e expressividade no traçado dos alunos. A investigação conclui que a abordagem interdisciplinar entre dança e desenho tem potencial para enriquecer as práticas pedagógicas no ensino das artes.
This Final Internship Report is structured into two main parts: a critical reflection on the Supervised Teaching Practices and a Research Project. The first part addresses Supervised Teaching Practices I, II, and III, carried out in the subjects of Visual Education and Technological Education. The school context, the classes, and the units developed are detailed. A reflection on the evolution of professional skills is also provided.In the second part, the Research Project, wich aims to explore how the practice of dance, through the development of body awareness, can contribute to learning drawing, particularly gestural drawing, involving a class of 5th grade students, where the PES was carried out.The results revealed that the integration of body movements before gestural drawing promoted greater fluency and expressiveness in the students' strokes. The research concludes that the interdisciplinary approach between dance and drawing has the potential to enrich pedagogical practices in the arts.

Description

Keywords

Aprendizagem do Desenho Dança Consciência Corporal Drawing Learning Dance Body Awareness

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue