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Authors
Abstract(s)
This research aims to explore the current dynamics of second-hand clothing (SHC)
consumption among Portuguese consumers, focusing on the motivations behind it, the
barriers to its adoption, and other behavioural and attitudinal dimensions to gain a
deeper understanding of consumer engagement in this market. A comprehensive
literature review was conducted, examining key topics such as consumerism,
sustainability, fast fashion, consumer motivations, and the circular economy. This
review provided a solid theoretical foundation and underscored the importance of
addressing second-hand clothing consumption as a sustainable alternative in the context
of contemporary environmental and social challenges.
To gather data, an online survey was conducted in Portugal during November 2024. A
total of 230 respondents participated, and the survey categorized them as SHC
consumers or non-consumers. The questionnaire aimed to capture motivational and
attitudinal factors, as well as behavioural patterns, providing a multidimensional
perspective on SHC consumption. Factor analysis revealed four motivational factors for
SHC consumption: sustainable, economic, hedonic, and ethical motivations, with
sustainable and economic motivations being the most significant. Gender differences
were observed, with females scoring higher on sustainability and economic motivations.
For non-consumers, three barrier factors were identified: contaminated interaction,
social perception, and availability of local second-hand stores, with the latter being the
most substantial.
By identifying these motivations, barriers, and behavioral patterns, this study
contributes to a better understanding of how to design effective communication
strategies aimed at promoting sustainable consumption practices. Encouraging the reuse
of clothing is not only a step toward fostering a circular economy but also a means to
combat consumerism and ensure a more sustainable future for society as a whole.
Esta investigação procura explorar os padrões atuais do consumo de roupa em segunda mão entre os consumidores portugueses, com foco nas motivações que impulsionam esta prática e nas barreiras que dificultam a sua adoção. Foi efetuada uma revisão da literatura, abordando temas centrais como consumismo, sustentabilidade, fast fashion, motivações do consumidor e economia circular. Esta revisão forneceu uma base teórica sólida e destacou a importância em abordar o consumo de roupa em segunda mão como uma alternativa sustentável no contexto dos desafios ambientais e sociais contemporâneos. Para a recolha de dados, foi realizado um questionário online em Portugal, durante o mês de novembro de 2024. Este questionário, que contou com a participação de 230 participantes, categorizados como consumidores ou não consumidores de roupa em segunda mão, teve como finalidade captar fatores motivacionais e altitudinais, bem como padrões comportamentais, proporcionando uma perspetiva multidimensional sobre o consumo de roupa em segunda mão. A análise fatorial revelou quatro fatores motivacionais para o consumo de roupa em segunda mão: motivações sustentáveis, económicas, hedónicas e éticas, sendo as motivações sustentáveis e económicas as mais relevantes. Observaram-se diferenças de género, com as mulheres a apresentarem pontuações mais elevadas nas motivações relacionadas com a sustentabilidade e económicas. Para os não consumidores, foram identificadas três barreiras: interação contaminada, perceção social e disponibilidade de lojas físicas de roupa em segunda mão, sendo esta última a mais significativa. Ao identificar estas motivações, barreiras e padrões comportamentais, este estudo contribui para uma melhor compreensão de como elaborar estratégias de comunicação eficazes voltadas para a promoção de práticas de consumo sustentável. Incentivar a reutilização de roupas não é apenas um passo para reforçar uma economia circular, mas também um meio de combater o consumismo e assegurar um futuro mais sustentável para a sociedade como um todo.
Esta investigação procura explorar os padrões atuais do consumo de roupa em segunda mão entre os consumidores portugueses, com foco nas motivações que impulsionam esta prática e nas barreiras que dificultam a sua adoção. Foi efetuada uma revisão da literatura, abordando temas centrais como consumismo, sustentabilidade, fast fashion, motivações do consumidor e economia circular. Esta revisão forneceu uma base teórica sólida e destacou a importância em abordar o consumo de roupa em segunda mão como uma alternativa sustentável no contexto dos desafios ambientais e sociais contemporâneos. Para a recolha de dados, foi realizado um questionário online em Portugal, durante o mês de novembro de 2024. Este questionário, que contou com a participação de 230 participantes, categorizados como consumidores ou não consumidores de roupa em segunda mão, teve como finalidade captar fatores motivacionais e altitudinais, bem como padrões comportamentais, proporcionando uma perspetiva multidimensional sobre o consumo de roupa em segunda mão. A análise fatorial revelou quatro fatores motivacionais para o consumo de roupa em segunda mão: motivações sustentáveis, económicas, hedónicas e éticas, sendo as motivações sustentáveis e económicas as mais relevantes. Observaram-se diferenças de género, com as mulheres a apresentarem pontuações mais elevadas nas motivações relacionadas com a sustentabilidade e económicas. Para os não consumidores, foram identificadas três barreiras: interação contaminada, perceção social e disponibilidade de lojas físicas de roupa em segunda mão, sendo esta última a mais significativa. Ao identificar estas motivações, barreiras e padrões comportamentais, este estudo contribui para uma melhor compreensão de como elaborar estratégias de comunicação eficazes voltadas para a promoção de práticas de consumo sustentável. Incentivar a reutilização de roupas não é apenas um passo para reforçar uma economia circular, mas também um meio de combater o consumismo e assegurar um futuro mais sustentável para a sociedade como um todo.
Description
Keywords
Second-hand Clothing (SHC) Motivations Barriers Consumerism Fast Fashion Sustainability Roupa em Segunda Mão (SHC) Motivações Barreiras Consumismo Fast Fashion Sustentabilidade