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- A Censura e a Liberdade de Expressão sobre as perceções dos alunos de uma turma do 6.º ano de escolaridadePublication . Cravo, Alice Manuela Correia; Nunes, JoãoO presente relatório final de estágio apresenta um estudo elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e do 2.º CEB em Português e História e Geografia de Portugal (HGP), mais concretamente numa turma do 6.º ano de escolaridade na disciplina de HGP. Neste sentido, este divide-se em duas seções, a primeira parte, apresenta-se o percurso desenvolvido durante as Prática de Ensino Supervisionada (PES) I e II no 1.º CEB e na PES II no 2.º CEB, em que se descreve os contextos das práticas pedagógicas e se faz uma análise crítica das competências pedagógicas adquiridas ao longo dessas experiências de ensino. A segunda parte do relatório é dedicado ao estudo empírico, onde este se inicia pela definição do objeto de estudo e a sua pertinência, avançando depois para uma revisão de literatura. Posteriormente, indica-se a metodologia utilizada, através da amostra, das técnicas e instrumentos de recolha de dados, dos procedimentos adotados e da análise e tratamento de dados. Seguidamente, a apresentação e discussão dos dados recolhidos, que consistiu na análise e interpretação dos dados obtidos nos dois inquéritos por questionário à turma. Por fim, apresentam-se as conclusões do estudo, bem como uma apreciação global de todo o processo.
- Modelo de previsão de velocidade para rotundasPublication . Sousa, Nicolly Novais; Vasconcelos, António Luís Pimentel; Tabalipa, Ney LysandroO desempenho das redes viárias urbanas é fortemente influenciado pelas interseções, principalmente em termos de demoras, segurança e emissões ambientais. As rotundas, um tipo de interseção caracterizado pela convergência dos fluxos em torno de uma praça central, são particularmente eficientes na capacidade viária e na redução de acidentes graves. No entanto, assim como outras interseções, as rotundas apresentam pontos de conflito, tanto entre veículos quanto entre veículos e peões, tornando a gestão das velocidades um fator crucial. Velocidades elevadas estão associadas a maior risco de acidentes e criam barreiras à circulação de pedestres e ciclistas. Por outro lado, a imposição de velocidades muito baixas, por meio de condicionantes geométricas, pode gerar desconforto aos condutores e reduzir a adequação das rotundas para vias de hierarquia superior. Nesta dissertação, busca-se analisar o perfil de velocidades dos condutores nas fases de aproximação, circulação e saída das rotundas, com o objetivo de desenvolver um modelo matemático capaz de prever essas velocidades com base em variáveis geométricas e operacionais. Para isso, foi utilizada uma base de dados composta por trajetórias reais, coletadas por meio de um drone e de um veículo instrumentado. A análise desses dados permitiu identificar padrões comportamentais dos condutores e destacar a influência crucial de uma conceção geométrica adequada nas trajetórias e velocidades adotadas. O modelo desenvolvido, uma vez devidamente calibrado, apresenta elevada precisão na estimativa das velocidades de qualquer veículo ao longo da sua trajetória, ultrapassando algumas limitações das metodologias existentes. Este modelo tem aplicabilidade prática, permitindo que se avalie, ainda na fase de projeto, o impacto das opções geométricas nos padrões de velocidade e, consequentemente, nos índices de segurança das rotundas.
- O value Stream Mapping no âmbito do Lean Manufacturing e da Melhoria Continua na última décadaPublication . Clemente, Magda Isabel Pereira dos Santos; Neves, Ângela Sofia LealA presente dissertação através da revisão da literatura pretendeu consolidar informação acerca da implementação da ferramenta Value Stream Mapping de modo a validar a sua importância no contexto do Lean e da Melhoria Contínua e promover a sua divulgação junto da comunidade académica, dos engenheiros, gestores e outros usuários. Este trabalho baseou-se na análise detalhada de 87 artigos de revisão da literatura, teóricos e de estudo de caso retirados da base de dados B-on. A versatilidade e abrangência do Value Stream Mapping fazem com que seja uma ferramenta essencial na implementação do Lean Manufacturing e da Melhoria Contínua, na busca incessante pela competitividade no mercado global. Concluiu-se que a implementação da ferramenta Value Stream Mapping torna possível a otimização geral de todos os processos ao longo da cadeia de valor, identificando o que acrescenta valor, o que não acrescenta valor, mas é necessário ao processo e o que não acrescenta valor e nem é necessário ao processo, deve ser eliminado. O ponto de partida será um mapa bem elaborado em todos os sentidos, visualmente e com dados fidedignos, simulando as alterações propostas para se conseguir a melhor proposta de melhoria, se necessário e de preferência recorrendo às novas tecnologias. O envolvimento de todos os intervenientes no processo considerou-se ser de suma importância. O tempo necessário, os recursos humanos envolvidos no processo e a falta de pessoas especializadas na implementação do Value Stream Mapping foram apresentados como desvantagem. De salientar que as desvantagens relatadas também foram contrapostas com a obtenção de resultados que rapidamente as sobrepuseram. O Value Stream Mapping deverá ser o primeiro passo para se implementarem as demais ferramentas e metodologias associadas ao Lean e à Melhoria Contínua, de acordo com o processo a melhorar. Em relação aos objetivos do presente trabalho foi possível recolher informação relativa às barreiras e fatores críticos de sucesso, aos resultados da implementação na manufatura, à integração com outras ferramentas e metodologias Lean e de Melhoria Contínua e também ao uso de novas tecnologias e softwares. A consolidação da informação proposta foi conseguida e espera-se desta forma contribuir para a validação e divulgação do Value Stream Mapping como uma ferramenta Lean e de Melhoria Contínua fundamental na conquista da competitividade.