Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A Censura e a Liberdade de Expressão sobre as perceções dos alunos de uma turma do 6.º ano de escolaridade

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
532-Dissertacao de mestrado.pdf4.57 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente relatório final de estágio apresenta um estudo elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e do 2.º CEB em Português e História e Geografia de Portugal (HGP), mais concretamente numa turma do 6.º ano de escolaridade na disciplina de HGP. Neste sentido, este divide-se em duas seções, a primeira parte, apresenta-se o percurso desenvolvido durante as Prática de Ensino Supervisionada (PES) I e II no 1.º CEB e na PES II no 2.º CEB, em que se descreve os contextos das práticas pedagógicas e se faz uma análise crítica das competências pedagógicas adquiridas ao longo dessas experiências de ensino. A segunda parte do relatório é dedicado ao estudo empírico, onde este se inicia pela definição do objeto de estudo e a sua pertinência, avançando depois para uma revisão de literatura. Posteriormente, indica-se a metodologia utilizada, através da amostra, das técnicas e instrumentos de recolha de dados, dos procedimentos adotados e da análise e tratamento de dados. Seguidamente, a apresentação e discussão dos dados recolhidos, que consistiu na análise e interpretação dos dados obtidos nos dois inquéritos por questionário à turma. Por fim, apresentam-se as conclusões do estudo, bem como uma apreciação global de todo o processo.
This final internship report presents a study conducted within the scope of the Master's Degree in 1st Cycle of Basic Education (CBE) Teaching and 2nd CBE in Portuguese and History and Geography of Portugal (HGP) Teaching, specifically in a 6th-grade class in the subject of HGP. Thus, it is divided into two sections, in the first one, the path developed during the Supervised Teaching Practice (STP) I and II in the 1st CBE and in the STP II in the 2nd CBE is presented, where the contexts of the pedagogical practices are described and a critical analysis of the acquired pedagogical skills throughout these teaching experiences is done. The second part of the report is dedicated to the empirical study, starting with the definition of the study object and its pertinence, followed by a literature review. Thereafter, the methodology used is indicated through the sample, the techniques and data collection instruments, the adopted procedures, and the data analysis and treatment. Subsequently, the presentation and discussion of the collected data, which consisted of the analysis and interpretation of the data obtained in the two questionnaire surveys to the class. Finally, the study's conclusions are presented, as well as an overall assessment of the entire process.

Description

Keywords

História e Geografia de Portugal 2.º Ciclo do Ensino Básico Censura Liberdade de Expressão History and Geography of Portugal 2nd Cycle of Basic Education Censorship Freedom of Expression

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License

Without CC licence